Pós-doutor em Educação pela UFRGS e Pós-Doutor Sênior CNPq no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. É Professor Titular na Universidade de Passo Fundo onde atua no Programa de PósGraduação em Educação [Conceito 5 Capes] - Mestrado e Doutorado- e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática [Conceito 4 Capes] - Mestrado -, ambos da Universidade de Passo Fundo. Na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai, campus Santo Ângelo, é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico [Conceito 4 CAPES]. Sócio-fundador da EDUCATIVA: Inovações Educacionais e CEO de Pesquisa e Criatividade do B-LAB Learning Space. Já realizou conferências TEDx e na Campus Party Brasil.
Profissional da área financeira que há mais de 25 anos trabalha com auditoria, finanças e controladoria em empresas nacionais e multinacionais de grande porte nos segmentos de educação, infraestrutura, energia, mineração, siderurgia e instituições financeiras. Atualmente exerce liderança das áreas contábil, fiscal, faturamento e ESG na Cruzeiro do Sul Educacional. Contador formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com MBAs em Finanças (IBMEC) e Gestão (Insper) e Mestrado em Controladoria e Finanças Empresariais – Mackenzie. É, também, presidente do Conselheiro Fiscal da Vexty (Fundo de Pensão) onde também desempenhou por 5 anos a função de Chief Compliance Officer.
Gerente de Financiamentos do Semesp, Alexandre Mori possui expertise no assunto.
Trabalha atualmente como consultor universitário em Aprendizagem, Docência e Gestão Universitária, sendo especializado em Design Curricular e Projetos Pedagógicos, Exame Nacional de Desempenho (ENADE) e Treinamento Docente para Aprendizagem e Avaliação por Competências.
Pós-graduanda em Direito Civil-Constitucional (UERJ) . Mestre em Direitos Humanos (PPGD/UVA). Advogada e Consultora da Covac Sociedade de Advogados. Professora Universitária (Direitos Humanos e Inclusão Social).
Diretor e Pesquisador da Inspectral Soluções Inovadoras em Tecnologia da Informação Espacial, coordenador e mentor das Trilhas TIE - Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, no Centro Universitário Toledo de Presidente Prudente, onde é coordenador do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Exponenciais e Inteligência Artificial (GTEXI), e docente atuando nas áreas de estatística e análise de dados, data science, pensamento computacional e tecnologias emergentes. Doutor em Ciências Cartográficas (2019), com bolsa CNPq, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas (PPGCC) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, na área de Aquisição, Análise e Representação de Informações Espaciais com o projeto: Three-dimensional modeling of inland waters optical properties from aerial hyperspectral images. Mestre em Ciências Cartográficas (2015), com bolsa CAPES, também pelo PPGCC/Unesp. Graduado em Ciência da Computação (2012) com bolsa FAPESP em projeto de Iniciação Científica. Atua, principalmente, nos seguintes temas: sensoriamento remoto, visual analytics, inteligência artificial, aprendizagem de máquina, SIG e objetos de aprendizagem.
Cientista da Computação, Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Lisboa, Doutor e Mestre em Educação. Líder do InovaEdu - Laboratório de Ciência e Inovação para a Educação da Fundação IMED, à frente do Letramento em Programação NG do Instituto Ayrton Senna e do Arranjo do Desenvolvimento da Educação Norte Gaúcho. Professor da IMED e Pesquisador da Fundação IMED em Pensamento Computacional na Educação através da Aprendizagem Ativa e Educação Maker. Senador na JCI - Junior Chamber Internacional.
Ana Maria Sousa é Doutora em Educação e Administração da Educação pela Universidade de São Paulo (USP – 1995). Em sua carreira, foi vice-presidente Acadêmica da Anhanguera Educacional/Kroton entre os anos de 2010 e 2015, sendo responsável pela organização, acompanhamento e avaliação dos programas e projetos acadêmicos das Instituições do grupo educacional. Também atuou como reitora na Uniderp, em Campo Grande, entre 2007 e 2009, e no Centro Universitário do Triângulo, em Uberlândia, por nove anos, de 1996 a 2005. Atualmente, é consultora educacional.
Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília. É Coordenadora de Regulação do grupo Cruzeiro do Sul Educacional e Procuradora Institucional de Instituições Privadas. Possui 20 anos de experiência no segmento de Educação Superior, com ênfase em Avaliação, Regulação e Supervisão da Educação Superior.
Advogada com Mestrado em Liderança para a Sustentabilidade e Pós-Graduação em Negócios Sustentáveis e Finanças Éticas, ambos pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Conselheira Certificada pelo IBGC. Professora do Insper durante 6 anos na cadeira de Governança Corporativa e Compliance. Autora e co-autora de livros e publicações. Prêmio “Top Compliance: os 20 mais admirados profissionais de Compliance no Brazil” em 2018 e 2019. Executiva C-Level em instituições financeiras multinacionais nos últimos 25 anos. Mentora de startups na InovAtiva Brasil e Distrito, tendo recebido o destaque Top 5 mentors na Distrito em 2020. Líder de um projeto humanitário (2016-2017) de reinserção de refugiados no mercado de trabalho brasileiro. Especialista em ASG (ambiental, social e governança) e negócios de impacto.
Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté – SP, graduada em Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa e Língua Espanhola. É professora do centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Lorena, e da pós-graduação. Integra a equipe do Laboratório de Metodologias Inovadoras - LMI - do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Lorena. Atua também na formação de professores e realiza experiências práticas na área de metodologias ativas, especialmente, “peer instruction”, “team-based learning”, “wrinting across the curriculum”e “thinking pair share”.
Mestre e Doutor em Ciência da Computação pelo IME-USP e Universitat Politècnica de Catalúnya (Barcelona, Espanha). Trabalhou em diversos projetos envolvendo automação, processamento de sinais e inteligência artificial, hoje é proprietário de algumas plataformas no ramo de pesquisa, ferramentas de digitalização do conhecimento, automação de conteúdo e monitoramento de processos críticos, inteligência artificial e aprendizado de máquina (machine learning). Também foi inventor da linguagem de programação Lawtex destinada a advogados na ocasião em que foi um dos fundadores da empresa Looplex S.A. Atualmente, Anderson é sócio fundador da empresa Lexbee, pesquisador em projetos de inteligência artificial da Stattus4, bem como é titular da microempresa Anderson Fraiha Machado Desenvolvimento, na qual executa projetos que envolvem mapeamento de nexos de causalidade, processamento de linguagem natural, machine learning e sistemas inteligentes para diversos clientes como a Fundação Getulio Vargas, Ambev, bem como diversos clientes do setor jurídico e administração pública.
Diretora Executiva da Gozetto & Associados Consultoria Estratégica. É coordenadora acadêmica do MBA Relações Governamentais e da Formação Executiva Advocacy e Políticas Públicas da FGV/IDE em São Paulo. É fundadora do HUB ConexãoRIG e coordenadora do SubGT Regulamentação do Lobby da RAC (Rede Advocacy Colaborativo). Possui Pós-doutorado em Administração Pública e Governo (FGV/EAESP), Doutorado em Ciências Sociais (UNICAMP), Mestrado em Sociologia Política (Unesp-Araraquara) e Bacharelado em Ciências Sociais (UFSCar).
Doutora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Andreia Labegalini ministra aulas nos cursos de PI e Coordenador de Curso.
Andreia Sousa de Jesus é doutoranda pela Universidade Estadual Paulista - Marília, mestre e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia. Atuou como professora na Educação Infantil, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Superior. Atualmente coordena as atividades do Observatório da População Negra da Universidade Zumbi dos Palmares.
Relações Públicas, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, possui especialização em Marketing pela Universidade Federal do Paraná, além de formações pela Human Capital Institute (HCI) e Disney Institute. Tem mais de quinze anos de atuação em Comunicação Interna e passagem nas áreas de Recursos Humanos, Marketing e Relações Institucionais. Atuou em grandes instituições, como América Latina Logística (ALL), GVT, Vivo e Sistema Fiep. Ainda na bagagem, foi reconhecida pela HR Innovations da francesa Vivendi, conduziu certificações nacionais de GPTW e Top Employer, além de ter feito parte do Comitê de Comunicação com os Empregados da Aberje. Hoje, está à frente da Gerência de Comunicação Interna do Grupo Marista.
CBO no Managic Office e Academy, consultoria de branding e inovação; professor e palestrante de Branding e Inovação no Brasil e exterior; mestre em Branding pela FAU/USP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; coordenador do New Branding Innovation MBA da Faculdade Rio Branco entre os anos de 2002/2020; coordenador da IBW - International Branding Week, missão internacional em parceria com a Brunel University de Londres nos anos 2004, 2005, 2007, 2008; IBW 2010 e 2011 em Lisboa/Londres, IBW, em Copenhagen e Londres 2013, IBW em Munich e Londres 2014 e 2017; coordenador da International Innovation Week realizada no Vale do Silício em 2014 e 2015, facilitador de Design Thinking e Service Design; professor de pós-graduação de em universidades no Brasil e exterior; revisor técnico de livros de design, design Thinking e branding; autor de artigos em Experience Design, Branding e Inovação. Possui certificação internacional em The Art & Craft of Designing & Facilitating Learning Spaces Master Class pela Kaospilot, Dinamarca; especialização em Coaching and Team learning pela Proakatemia – Tampere Univeristy. Finlândia.
Diretor Financeiro na Associação Santa Marcelina. Bacharel em Língua e Literatura Inglesa, licenciatura em Língua e Literatura Inglesa pelo PUC-Pontifícia Universidade Católica. Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Unicesumar. Especialização em Direito Tributário e Mestrado em Direito Político e Econômico, com a dissertação sobre Retenção ou Permanência de alunos, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduação em Administração de Empresas pela FGV-Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Gestão de Inadimplência e Gestão da Retenção/Permanência de alunos. Autor do livro: Evitando a Evasão: Estratégias de Retenção e Permanência.
Tem uma carreira de mais de 25 anos como executiva e CEO de empresas nacionais e internacionais. Atualmente divide sua experiência e expertise com empresários e executivos para ajudá-los a superar as mesmas questões e desafios que já viveu.
Reitora da UVA - Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro | Designer Educacional | Speaker | Conselheira na Unifeob e no segmento educacional | Mãe da Pri.
Graduada em Comunicação Social pela ESPM, Pós em Gestão Negócios com ênfase em Marketing pela ESPM. Especialista em Psicologia Positiva - PUC RS. Condução de Palestras, treinamentos e workshops focados em liderança e desenvolvimento de performance profissional e pessoal, para públicos de nível executivo. Atendimento de mais de 500h de coaching individual e em grupo com gerentes e diretores. Coach com Certificação Internacional pelo ICC, Coach pela Crescimentum e Especialista em Imagem Corporativa. Certificada Internacional em Practitioner. em PPA - Behavioral Analyst pela Thomas International (Perfil Comportamental/DISC). Certificada em Gestão de Cultura Organizacional pelo Barrett Values Centre.
Especialista em internacionalização da educação, atuando há mais de 20 anos na área de educação internacional e gestão educacional. É Doutora em Educação pela PUCRS, com estágio doutoral na Curtin University (Austrália), Mestra em Gestão e Negócios pela Unisinos e pela Université de Poitiers (França), possui MBA em Negócios Internacionais pela Unisinos, Especialização em Ensino e Aprendizagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Licenciatura Plena em Letras Português/Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Atua como pesquisadora no Centro de Estudos em Educação Superior (CEES) e no Centro de Internacionalização da Educação Brasil-Austrália (CIEBRAUS) da PUCRS. Seu foco de atuação é a internacionalização da educação nas perspectivas estratégica e de gestão, bem como de sua incorporação no processo de ensino e aprendizagem. Palestrante e professora convidada em IES de diversos países, também atua como revisora de periódicos internacionais e conselhos editoriais da área.
Doutorando em Administração (Finanças) pela FEA/USP. Mestre em Ciências Contábeis pela PUC-SP. Graduado em Administração de Empresas pela EAESP/FGV. É diretor de cursos do Laboratório de Finanças (LABFIN) e do Programa de Administração do Varejo (PROVAR) da Fundação Instituto de Administração (FIA). É professor de Finanças da FIA e dos cursos oferecidos pela Universidade Corporativa do SEMESP. Foi diretor de empresas do setor de Telecomunicações (Lucent Technologies e Alcatel).
Especialista em inovação, educação online e novas tecnologias | Head Comercial na Insignia Edtech | Consultor educacional | Pai da Mari.
Carlos Renato Vasconcellos Caldeira, administrador, Youtuber, 30 anos de experiência em tecnologias de informação, especialista em Gestão de Projetos, pela PUC Minas, especialista em Finanças, Controladoria e Auditoria, pela FGV. É Diretor de TI de um Centro Universitário e fundador do canal do Youtube Aprender Net, focado em tecnologia para ajudar os professores no processo de transformação digital da Educação.
Diretora de Relações Institucionais e Governamentais do Grupo Marista. Especialista em Comunicação Corporativa e mestre em Marketing Internacional pela Universidade de Ciências Econômicas de La Plata (Argentina). Graduada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-graduada em Filosofia Política (UFPR) e MBA em Gestão Estratégica de Negócios (Universidade Positivo), em Gestão Executiva pela Dom Cabral e em Gestão para Lideranças (Iesde). Já atuou como professora convidada para cursos de pós-graduação e MBA em Comunicação Corporativa para universidades paranaenses (Positivo, Uninter, Opet e Facinter). Foi jornalista na Rádio CBN, jornal Folha de Londrina, Jornal do Estado e TV Exclusiva. Desde 2002, atua na gestão de Comunicação e de Relações Institucionais na iniciativa privada, tendo atuado nas empresas TIM, GRPCOM e, desde 2017, no Grupo Marista.
Especialista em Projetos no Nubank | Especialista em Cultura, Pessoas e Inovação | Conselheira na Unifeob.
Doutora em Ciência Política (UFMG, 2015), Mestre em Psicologia Social (PUC-SP, 2005), Psicóloga (UFMG, 2000), Conselheira Consultiva no Ensino Superior (2023-atual), Consultora em Gestão de Gente e Cultura no Ensino Superior (2022-atual), Vice-presidente Acadêmica (2017-2019) e Gestão de Pessoas (2019-2022), Head de Operações Acadêmicas (2013-2017), Gestora Acadêmica: coordenadora de curso e diretora de faculdade (2010-2013), Consultora em Gênero, Diversidade e Violência contra a Mulher (2008-2012), Docente em cursos de graduação e pós graduação desde 2001. Formação Complementar: Digital on Board: formação de Conselheiros e Conselheiras com fluência digital HSM (2022); Programa de Desenvolvimento de Conselheiros (PDC -Fundação Dom Cabral, 2021); Curso RH ÁGIL (HSM e GPTW, 2019).
Professora, palestrante e consultora nas áreas de gestão e educação que envolvem questões de raça, gênero, classe, interseccionalidades e responsabilidade social. Atua como palestrante em empresas, faculdades e grupos de pesquisas em áreas relacionadas. Trabalha com letramento racial e de gênero. Pesquisadora na área de Estudos Organizacionais na Fundação Getúlio Vargas – EAESP. Fundadora do Núcleo de Estudos Amefricanidades (NEA) que busca o diálogo dos temas raciais, de gênero, sexualidades, geopolíticos entre a sociedade acadêmica mercado e sociedade. Protagonista da COMPA – Comunidade de mulheres pesquisadoras em Administração - comprometidas com a construção de uma sociedade e academia mais justa e igualitária. Foi pesquisadora do NEOP FGV – Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas. Editora da chamada especial da revista internacional Gender, Work & Organization“: Sexism in business schools: Structural inequalities, systemic failures, and individual experiences of sexism”.
Jornalista com mais de 25 anos de experiência na construção de imagem e reputação de marcas e organizações. Sólida experiência na liderança de áreas de Comunicação Institucional, Relações Públicas e Gestão de Crise e Sustentabilidade e ESG. Experiência de 10 anos em redações jornalísticas de revistas, TV e rádio. MBAs em Marketing e ESG
Cientista política, especializada em relações governamentais e institucionais. Orientada para o alcance de resultados, tem habilidade para gerenciar situações complexas e manter a discrição na condução de pautas políticas. Com 20 anos de experiência em análise política, foi responsável por coordenar assessorias de alto nível e participar do planejamento estratégico de projetos nacionais e internacionais voltados para o desenvolvimento de políticas públicas inovadoras. Ao longo de sua trajetória, adquiriu responsabilidades progressivas na negociação de parcerias público-privadas, fundraising para programas piloto, bem como monitoramento e gestão de projetos internacionais. Trabalhou para organizações do Brasil, Austrália e Alemanha, como também da Organização das Nações Unidas, em estreita cooperação com instituições dos EUA, Dinamarca, Honduras, Peru, Moçambique e Índia, o que lhe permitiu desenvolver habilidades para comunicação e networking em contextos interculturais, comedimento na negociação internacional, resolução de conflitos e maturidade para trabalhar com equipes de diferentes backgrounds.
Economista, pós-graduado em Finanças, especialista em Ensino Superior, mestre em Administração pelo Mackenzie, especialista em Gestão Universitária e Doutor pela USP com distinção e louvor. Possui cursos de Extensão em Universidades nos EUA e Europa. Foi Presidente no Mackenzie, CEO da Gotaverken -multinacional sueca, Controller na A.Araujo SA de engenharia em Plataformas marítimas e plantas de recuperação, Gerente Geral de Bancos, Diretor Geral das Faculdades Integradas Rio Branco da Fundaçao de Rotarianos e CEO da Associaçao Santa Marcelina. Mais de 20 anos como Conselheiro Independente, Consultivo e Fiscal. Consultor nas áreas de Governança Corporativa, Recuperação e estruturação ou reestruturação de Organizações. Primeiro Professor de Fundraising no Brasil, credenciado pela AFP-Association of Fundraising Professionals, autor dos livros "Captação de Recursos (Fundraising), conhecendo melhor porque as pessoas contribuem" e "Sustentabilidade e Captaçao de recursos pela Ed Mackenzie e Saraiva”. Presidente fundador da ABCR-Associaçao de Captadores de Recursos e do FONIF Forum Nacional de Instituições Filantrópicas.
Pós-Doutora em Engenharia. Especialista em Geoestatística pela École des Mines de Paris (Fontainebleau - França) e Especialista em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente pela PUC-RS. Diretora Acadêmica e Coordenadora Geral de Pós-graduação Stricto Sensu e Pesquisa por 10 anos. Foi coordenadora do Mestrado na área de Engenharia Civil (Engenharias I). Realizou Doutorado Sanduíche na Università La Sapienza di Roma (Roma - Itália). É vice-presidente do Consórcio STHEM BRASIL – Laspau Harvard que trouxe para o Brasil a formação de docentes em metodologias ativas. Atua com foco em metodologias e tecnologias inovadoras para o processo de inovação acadêmica e gestão inovadora de instituições de ensino superior. Sócia-fundadora e consultora da EDUCATIVA: inovações educacionais. CEO de relacionamento e expansão do B-LAB – Learning Space. É consultora associada da Plataforma A Educação.
Formado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, é mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e tem MBA em Direito e Política Tributária pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Acumula experiências nas áreas de Direito Tributário e Educacional, com ênfase em advocacia empresarial. Membro da Associação Internacional de Jovens Advogados, membro da Comissão do Terceiro Setor da OAB/DF, e do Grupo de Estudos e Pesquisas de Finanças Públicas no Estado Contemporâneo (GRUFIC), vinculado ao CNPq. É professor de Direito Tributário e Direito Educacional e recebeu prêmios diversos como Prêmio de melhor artigo no 50º Congresso Internacional dos Advogados, UnionmInternationale des Avocats – UIA (2008) e I Prêmio CARF de Monografias em Direito Tributário (2010), pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) e Escola de Administração Fazendária. Foi o primeiro advogado da América Latina a participar do 14º Concurso Internacional de Oradores em Defesa dos Direitos Humanos na França e indicado como um dos “dez advogados mais admirados no setor de educação”, pela Revista Análise Advocacia 500, em 2012 e 2015. É criador da startup jurídica FACILEX (2016). Dr. Daniel tem artigos publicados no país e no exterior. É também autor do Livro “O Direito do Advogado em 3D”; coautor de “Competitividade na Gestão Jurídico-Regulatória das Entidades Privadas de Ensino”; e autor de “Compliance como Boa Prática de Gestão do Ensino Superior Privado, pela Editora Saraiva (2015)”.
Possui doutorado em Comunicação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo (2000) e Pós Doutorado pela faculdade de Comunicação e Ciências da Informação da Universidade Complutense de Madrid. Atualmente é professor titular da Universidade Metodista de São Paulo e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Publicitário e Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Fez parte do Conselho Nacional de Juventude, do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta - Rádio e TV Cultura, e da Secretaria-Executiva da Seção Brasileira de Participação Social na UNASUL e MERCOSUL. Foi Vice-Presidente da AUALCPI (Associação de Universidades da América Latina e Caribe para a Integração) entre 2014 e março de 2020. Desde 2018 lidera o Núcleo Brasil do CRECES (Centro Regional para Cooperação em Educação Superior), órgão criado por iniciativa da UNESCO-IESALC (Instituto para a Educação Superior na América Latina e Caribe). Assessor em temas de cooperação universitária para o desenvolvimento sustentável da Corporación Tecnológica Industrial Colombiana (TEINCO). Membro do Observatório de Políticas Públicas, Empreendedorismo e Conjuntura da USCS (Universidade de São Caetano do Sul).
Sócia do Machado Nunes - Pós-Graduada em Direito do Trabalho pela PUC/SP e em Direito Empresarial do Trabalho pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP). Embaixadora das Normas Internacionais do Trabalho pela OIT (Organização Internacional do Trabalho). Atua na área contenciosa e preventiva, possuindo larga experiência em negociações coletivas, gestão de riscos e reestruturações legal-trabalhistas com enfoque na modernização das relações de trabalho.
Estrategista em Governança, Cultura, Futuros e Felicidade no Trabalho | Designer Organizacional | Designer de Carreira | Escritora | Voluntária no Instituto ELA, Educadoras do Brasil | Vice-Reitora na Unifeob.
Mestre em Administração pela FEARP USP (2007), Graduado em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (2001). Foi Pró-reitor de Pós-Graduação e Educação e Educação Continuada do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Atuou como Diretor de Relacionamento com o Mercado e de Pós-Graduação na Universidade Positivo entre 2018 e 2020. Foi Superintendente de Mercado do Grupo Educacional UNIS (2018-2019). Gerenciou a área de Educação do INEPAD - Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração, do qual foi membro instituidor (2003-2017). Elaborou e gerenciou programas de educação presencial e a distância por meio dos quais se formaram mais 20.000 profissionais em instituições como Banco do Brasil, Santander, Ministério da Justiça e diversas Cooperativas de Crédito. Atua em pesquisas e docência nos temas de resultados de treinamento executivo, gestão de carreiras, liderança, comunicação e desenvolvimento organizacional. Desenvolveu a metodologia online de realização dos MBAs da FEARP USP que ancoram até hoje a realização de cursos online da USP. Em 2015 coordenou a implantação da modalidade online de um programa de Mestrado Internacional realizado em parceria do INEPAD com a Rotterdam Business School da Holanda. É sócio da Colab-On consultoria especializada no planejamento e oferta de cursos de Pós-Graduação online e presenciais. Desde 2008 atua como professor convidado do MBA de Administração de Organizações da FEARP USP. Desde 2017 é colunista da Rádio CBN Ribeirão Preto com a Coluna Liderança e Carreiras.
Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (FDSBC, 2001). Foi vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), atuando consistentemente como conselheiro em diversas Organizações Não Governamentais, entre elas, a Rede Nacional da Juventude pela Sustentabilidade. Foi Diretor de Trabalho Emprego e Renda do Governo do Estado de Santa Catarina e atuou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e na Câmara dos Deputados. Atualmente é assessor parlamentar na Assembleia Legislativa no Estado de São Paulo.
Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciado em História pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Atualmente é Coordenador do Curso de História do UNISAL - Lorena. Professor dos Cursos de Direito, Ciências Contábeis, Educação Física, História, Pedagogia e Psicologia do UNISAL - Lorena. Pesquisador do CESAPER - Centro Salesiano de Pesquisas Regionais (Prof.José Luiz Pasin). Consultor da Expertise Educação. Presidente do IEV (Instituto de Estudos Valeparaibanos) e Ex-Presidente da Academia de Letras de Lorena. Especialista em metodologias ativas. Atuou como Especialista em Tecnologias Educacionais do SEMESP. Durante 5 anos foi do Laboratório de Inovação Acadêmica do UNISAL. Aplica workshops de metodologias ativas em diversas IES do Brasil.
Graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (FEC, 1972) e obteve seu título de Doutor em Engenharia pela Universitaet Stuttgart, Alemanha (1981). Realizou pós-doutorado na Fachhochschule Regensburg, Alemanha (1992) e na Technische Universitaet Darmstadt, Alemanha (2003). Foi docente em tempo integral da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp de 1973 a 2003. Desde 2004 é professor colaborador voluntário da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp. Foi diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp(1994-1998) e diretor-executivo do Escritório de Difusão e Inovação Tecnológica da Unicamp (1998-2002). Fez parte da Coordenação das Engenharias III da Capes (1989-1999) e da Coordenação das Engenharias da FAPESP (1984-1988). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: Mecatrônica e Robótica, Vibrações e Controle, Dinâmica Veicular, Navegação Autônoma baseada em Monovisão. Atual Coordenador Adjunto de Pesquisa para Inovação – FAPESP.
Edson Barbdero é Doutor e Mestre em Administração pela FEA-USP. Graduação em Engenharia de Produção USP. É professor nos programas de MBA e Pós-graduação da Fundação Instituto de Administração (FIA). É professor do Mestrado Profissional da FECAP. Atuou também como “guest speaker” da University of La Verne (EUA). Áreas de especialidade: Estratégia Competitiva, Inteligência de Negócios e Marketing Estratégico. Foi diretor da Associação Nacional de MBAs e possui cursos de curta duração na University of La Verne, HSM e Havard Business School.
Eleno Paes Gonçalves Jr. é formado em administração de empresas pela EAESP/FGV (1999) e tem MBA em Gestão de Iniciativas Sociais pela COPPE/UFRJ (2002). Atuou como executivo em diversas organizações: Museu de Arte Moderna de São Paulo, Cidade Escola Aprendiz, Instituto Promundo, GIFE, IBGC, Grupo UV, Instituto Toca e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Coordenou a 1a edição do "Guia das Melhores Práticas de Governança para Fundações e Institutos Empresariais" (IBGC e GIFE, 2009) e participou da elaboração do "Investment Management Code of Conduct for Endowments, Foundations, and Charitable Organizations" (CFA Institute, 2010). Atua como professor, consultor, conselheiro para organizações e famílias.
Desenvolveu-se como executiva e consultora em gestão de pessoas com forte atuação na reestruturação organizacional, governança, liderança de processos de transformação cultural e formulação de planos estratégicos em diferentes segmentos. Liderou áreas de gestão de pessoas na Associação Congregação de Santa Catarina (saúde, educação e obras sociais), Pro-Saúde (gestora de hospitais privados e públicos), Clínica Fares (clínicas populares), NET Serviços (telecom); Moore Formulários, (impressos de segurança) e FNAC (varejo). Foi responsável pela gestão de todos os subsistemas de recursos humanos, gestão da mudança, redesenho de processos, , comunicação interna e externa. suporte à estruturação de planejamento estratégico. Na NET foi responsável pela criação e implantação da Escola de Líderes e Escola Técnica, consolidando essas práticas às atividades do negócio. Atua como Coordenadora de Comitê de Pessoas. Pós-graduada em administração de RH pela FAAP e graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de SP, docente para os cursos de administração, gestão estratégica na saúde e recursos humanos.
Psicóloga, Psicopedagoga – Mestre em Ensino em Saúde (Famema)/ Doutoranda em Educação (Unicamp). Psicóloga clínica desde 1988 e docente do curso de Psicologia na Universidade Paulista – Unip. Depois de 6 anos na docência iniciou o mestrado em Metodologias Ativas de Ensino em saúde, especializando-se nessa perspectiva educacional com foco na formação em saúde. Em 2013 iniciou o trabalho no Hospital Sírio Libanês, ligado ao Instituto de Ensino e Pesquisa no projeto PROADI SUS, capacitando docentes para o ensino inovador, principalmente em cursos de Pós Graduação da Saúde, bem como construindo currículos de escolas médicas na nova perspectiva do trabalho em educação, DCN 2014. Atualmente coordenadora da primeira série do curso de medicina UNIMAX em Indaiatuba (SP).
Doutora em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - FD-USP. Mestre em Direito, com ênfase em Constitucionalismo e Democracia, pela Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM. Professora e pesquisadora no Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS. Pesquisadora no portal Direito Internacional sem Fronteiras - DIsF. Intérprete humanitária voluntária no Comitê Nacional para os Refugiados, vinculado ao Ministério da Justiça - CONARE/MJSP
Licenciada por HappyMelly para facilitação de treinamentos em Management 3.0. Graduada em Processamento de Dados pela FATEC com MBA pela FGV& Ohio University, mestre pelo IPT – USP, pós MBA em Empreendedorismo e Inovação por BI International & Stanford University. Possui mais de 15 anos de experiência em gestão de equipes multidisciplinares. Entusiasta do desenvolvimento de ambientes de gestão mais humanizados como caminho para obtenção de resultados sustentáveis.
Autor de diferentes livros, Fábio Reis possui vivência internacional e dedica-se ao estudo das tendências no ensino superior e em gestão universitária.
Sua atuação vai além da criação, construindo um relacionamento de longo prazo, buscando meios de potencializar a estratégia do negócio com a comunicação e marketing. Com mais de 20 anos de experiência trabalhou em importantes projetos criativos no Brasil e exterior.
Head de Data Science e B.I | Conselheiro na Unifeob | Pai do Thico.
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Campinas/UNICAMP, Especialista em Análise de Sistemas pela Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP, Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas/FGV, Especialista em Gestão e Estratégia Universitária pelo Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto/FHO. Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, doutorando em Administração pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Atua profissionalmente na Fundação Hermínio Ometto desde 2003, onde exerce, desde 2008, o cargo de Diretor Administrativo-financeiro.
Sócia Fundadora da Warana Especialista em desenvolvimento de lideranças para diversos níveis hierárquicos, como presidentes, diretores, gerentes e jovens talentos. Autoridade quando se fala no tema Diversidade e Equidade de Gênero, no qual atua há mais de 15 anos. Já presidiu e atualmente é VP da YWCA no Brasil, presente em mais de 100 países. Formada em Coach de Liderança e Trainer Master pela Crescimentum University. Especialista em Facilitação de Workshops e Treinamentos pela World YWCA. Expertise em criação, mentoria e supervisão técnica de projetos para Nike Foundation, Unilever, Sebrae, Banco do Brasil, Thales/Gemalto, Grupo Scheffer, entre outros. Dirigiu e facilitou o Programa DSEP da Dove, teve sólida experiência no Ministério Público, na Magistratura e como Consultora da ONU. Colunista do Jornal O Globo. Graduada em Direito na UBC e especialista em direito do Terceiro Setor pela OAB e em Gestão do Terceiro Setor pela FGV/SP, Georgia Bartolo também é Business Academy pela TGI Today, SIYS pelo Google e Liderança pela World YWCA.pela TGI Today, SIYS pelo Google e Liderança pela World YWCA.
Doutora em Administração pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC - SP). Graduada em Administração pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Coordenadora Adjunta de Graduação e Extensão do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) e Coordenadora da Regional Norte do Fórum de Extensão das IES Particulares (FOREXP) da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (Funadesp).
Contador formado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – FEA USP e Administrador de Empresas formado pela Universidade Mackenzie. Possui mais de 40 anos de experiência em auditoria, contabilidade, sistemas de controles internos, sistemas de custeio, avaliação de empresas, impostos e governança corporativa, com treinamento em auditoria em Toronto, Canadá, na firma Dunwoody & Co. – 1984. É presidente da Magalhães Andrade S/S Auditores Independentes. É membro de Conselhos de Administração, Comitês de Auditoria e Conselho Fiscal de companhias de capital aberto e fechado. Foi membro de órgãos de administração e de governança de entidades da profissão, no Brasil e no exterior. Agraciado pelo Instituto dos Auditores Independentes do Brasil – IBRACON com o título Destaque Profissional de 2014. Agraciado pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo com o título de Contabilista Emérito de 2007. Agraciado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo com a Medalha de Mérito Profissional Joaquim Monteiro de Carvalho. Autor de artigos sobre auditoria, contabilidade, controles, finanças e governança corporativa. É, ainda, autor e coautor de trabalhos em diversos certames da profissão, tendo apresentado diversas palestras técnicas em eventos profissionais e culturais, no Brasil e no exterior.
Graduada e Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Iara Fernandes tem vasta experiência na área acadêmica, tendo atuado na coordenação de Cursos, CPA, Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação. Atualmente é Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade São Francisco (USF).
Inês Confuorto é graduada em Letras e Pedagogia; Mestre (2003) e Doutora (2016) em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, pela Universidade de São Paulo. É também professora adjunta e diretora de regulação do grupo Cruzeiro do Sul. Atua, principalmente, nas seguintes áreas: língua inglesa, planejamento, educação, análise do discurso e currículo. Também coordena a Assessoria de Planejamento e Acompanhamento Acadêmico da Pró-reitoria de Graduação e Pesquisadora Institucional, na Universidade Cruzeiro do Sul (desde o ano de 2001).
Sócia-advogada na Covac Sociedade de Advogados, atuando na área do Terceiro Setor. Mestrando em Políticas Educacionais na Faculdade de Educação – UNB. Mestre em Democracia e Bom Governo pela Universidade de Salamanca (Espanha), como bolsista da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), posgraduada em Organizações da Sociedade Civil (Flacso Argentina virtual), graduada pelo Centro Universitário FIEO (São Paulo). Coordenadora do Núcleo de Certificações e Desburocratização da CDTS OABSP. Experiência na administração pública federal e municipal.
Doutor em Administração de Empresas pela PUC-SP com estágio doutoral na Leuphana University (Alemanha), Mestre em Administração de Empresas pela PUC-MG / FDC , MBA em Gestão Empresarial pela FGV, Especialista em Controladoria e Finanças Empresariais pela UFLA e Administrador de Empresas pela UFMG. Cursou Liderança Universitária pela Harvard University, EUA - sua experiência internacional inclui ainda passagens por outras Universidades dos EUA, Portugal, Alemanha, Inglaterra, Irlanda e China. Consultor Financeiro, Vice-Reitor do Centro Universitário do Sul de Minas-UNIS, Professor de Graduação e Pós-Graduação da área de Finanças Corporativas (FIA-SP; UNIS-MG, Toledo Prudente-SP), além de passagens pela empresa multinacional Abn Amro Bank S.A. e a estatal Caixa Econômica Federal.
Mestre em Comunicação pela ESPM-SP, com especialização em Marketing e bacharelado em Jornalismo. Certificada em "Digital Marketing: Customer Engagement, Social Media, Planning & Analytics" pela Columbia Business School e em "Content Marketing" pelo Digital Marketing Institute. Mais de dez anos de experiência em Comunicação e Marketing em instituições educacionais filantrópicas e sem fins lucrativos, com passagens por Faculdade Santa Marcelina, Insper, Associação Santa Marcelina e Rede de Educação Santa Catarina. Atualmente lidera projetos de comunicação para entidades de terceiro setor, além de participar ativamente de grupos de pesquisa sobre educação e tecnologias digitais na ESPM-SP e na PUC-SP.
João Baptista Brandão é Doutor pela UMESP, MSc in Management – Organizational Behavior, psicólogo e professor na Fundação Getúlio Vargas. Atuou e/ou tem atuado em empresas como General Motors, Odebrecht, Delloite, Mercedes-Benz, Volkswagen, Telefônica, Bradesco, Itaú, Santander, Cia. Suzano, Mahle, Whirlpool, Fundação Vanzolini, Nissin-Ajinomoto, General Shopping, entre outras. Atua nos Conselhos do Grupo Ikesaki e da HRP Participações, grupo empresarial com negócios no Brasil e em Angola. Tem trabalhado também em atividades de coaching para empresários e executivos. É coordenador do Master em Liderança e Gestão de Pessoas da EAESP-FGV e coordenador do módulo Liderança e Alto Desempenho do programa CEO-FGV. Foi co-responsável pelo programa Cooperar para Competir do Arranjo Produtivo Local do Sindicato da Indústria de Calçados de Birigui, que originou uma pesquisa patrocinada pela EAESP-FGV sobre Construção de Vínculos de Confiança. Autor do livro Gestão Estratégica de Recursos Humanos, editora FGV Online.
Conselheiro no Segmento Educacional | Investidor em Startups | Foodtech | Board Advisory na Unifeob | Diretor no Semesp | Empreendedor Agro | Casado com a Lu, Pai da Manu, Carol e Gabi.
Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. É graduada em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense e em Processos Gerenciais com ênfase no empreendedorismo. Possui certificação em mensuração de impacto social e em GRI Sustainability Reporting Standarts. Ao longo da carreira tem desenvolvido projetos na área de sustentabilidade e no relacionamento com stakeholders para o engajamento dos temas em direitos humanos, cultura de sustentabilidade e diversidade e é integrante de grupos de trabalho do Pacto Global coordenado pelas Nações Unidas (UN Global Compact) e também do Instituto Ethos.
Desenvolveu sua carreira como executivo e como consultor em empresas brasileiras e internacionais. Foi Superintendente/CEO da Associação Congregação de Santa Catarina (saúde e educação); VP Desenvolvimento de Negócios América Latina para o grupo inglês Compass (alimentação); Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Antares Acoplamentos (equipamentos industriais), Diretor Geral da consultoria Arthur D. Little no Brasil e na Argentina, CEO do Grupo Interclínicas (saúde), da Sodexo do Brasil (alimentação), da Coel Controles Elétricos (automação industrial), e Principal da consultoria Booz, Allen & Hamilton. Viveu e trabalhou nos Estados Unidos, Itália, França, Argentina e Mexico. Atua como presidente e membro de conselhos de administração e consultivos. É instrutor nos cursos de governança, estratégia e liderança para o IBGC, FGV Saúde, FONIF e Legado e Família. Autor dos livros “Governança, Gestão e Sucessão – passo a passo”, e “Gestão de pessoas não é com o RH”. Engenheiro Eletrônico pelo ITA, MBA pela University of Hartford nos Estados Unidos, e cursou o OPM-Owners/Presidents Management Program da Harvard Business School, tendo sido membro de seu conselho consultivo.
Professor e pesquisador do Departamento de Tecnologia e Data Science da FGV EAESP, onde coordena e ministra disciplinas de Data Science em diversos programas (MBM, MPGC, MPGI, OneMBA e MBA). Idealizador e coordenador do MBA Business Analytics & Big Data da FGV. Dedica-se a estudos e projetos em business analytics, cyberanalytics, modelagem informacional e gestão baseada em evidências. Conduziu projetos no Brasil, Estados Unidos, África do Sul, Argentina, Cingapura, Chile, Colômbia, Holanda e Venezuela. É membro do Conselho Curador da Fundação SEADE – Sistema de Análise de Dados do Governo do Estado de São Paulo; e partner na EBS, boutique de investimentos e análise de valor no setor de tecnologia e inovação digital. Foi Diretor Executivo da CTIS Tecnologia S/A; Diretor Presidente da Optimize Tecnologia Ltda; Latin America Director, Informix Software Corp. (Miami); Diretor Executivo da CPM Sistemas (São Paulo); Director of Professional Services, CPM Systems (Fort Lauderdale); e General Manager, Morgen Trading Company (New York), entre outros. Foi assessor de diversas instituições governamentais (BACEN, CEF, Ministério do Trabalho e Emprego, entre outros). Foi professor na University of Pittsburgh (Pennsylvania) e Fordham University (New York). É autor de 3 livros e vários artigos publicados no Brasil e no exterior. Foi um dos organizadores da edição especial sobre Big Data da Revista de Administração de Empresas da FGV EAESP.
Advogado e consultor jurídico do Semesp, é especialista em legislação no ensino superior brasileiro.
José Roberto Securato possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), graduação em Bacharelado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974), graduação em Engenharia de Operação Modalidade Mecânica pelo Centro Universitário da FEI (1969), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor Titular da Universidade de São Paulo, professor, consultor e Coordenador da Fundação Instituto de Administração, membro da Sociedade Brasileira de Finanças, membro do IBEF do Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros, da Associação Brasileira dos Analistas do Mercado de Capitais e professor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: valor em risco; controle de estoque; otimização, controladoria e contabilidade estratégica aplicada e finanças.
Dr. José Vicente é advogado, doutor em Educação pela UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba- SP. Mestre em Administração pela Metodísta de Piracicaba), mestre em Direito pela Escola Paulista de Direito. É fundador e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, fundador presidente da Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural - Afrobras, fundador e titular do Movimento Todos Pela Educação, fundador da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, fundador da Virada da Consciência, fundador do Movimento Ar – Vidas Negras Importam. Membro do Conselho Pesquisas Judiciárias do CNJ - Conselho Nacional de Justiça, Membro da Comissão de Acompanhamento da Política de Inclusão da USP, Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da Republica, Presidente Conselho de Gestão da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Membro do Conselho Curador da Fundação Memorial da América Latina, Membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da FIESP, Membro Fundador e Titular do Movimento Todos Pela Educação, Membro do LIDE – Líderes Empresariais, Vice-Presidente Comissão Verdade Sobre Escravidão da Ordem dos Advogados do Brasil, ex-membro do Conselho Curador da Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura, ex-membro do Conselho Gestor do Conselho da Cidade de São Paulo, ex-membro do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos de Responsabilidade Empresarial, ex-membro do Conselho da FEBRABAN- Federação Brasileira de Bancos, ex-membro do Conselho Consultivo do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE, membro da Comissão de Juristas Negros da Câmara dos Deputados e Autor do livro: Discursos Afirmativos (Editora Unipalmares, 2018).
CEO e fundadora da Linguagem Direta, é Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Mestre em Distúrbios da Comunicação e Fonoaudióloga – todos pela PUC/SP. Coach e especialista em Coaching Evolutivo pela Crescimentum University. Certificada para o Método Quantum, Process Communication Model. Considerada uma das maiores especialistas em Comunicação Corporativa do país, acumula mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de projetos que buscam aprimorar a interlocução no ambiente empresarial - tendo entre seus clientes grandes companhias, como Novartis, Pfizer, Aché, Itaú, Citibank, Unimed, Samsung, Souza Cruz, dentre outras. Vem dedicando os últimos anos ao desenvolvimento de estratégias de comunicação para mulheres, sendo que é uma das líderes do Grupo Mulheres do Brasil, onde é voluntária.
Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), possui MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios (FGV) e Bacharelado em Ciências Sociais (UFPR). É Sócio e Diretor de Relações Institucionais e de Sustentabilidade da Cogna Educação, Vice-presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (ANUP) e Conselheiro Curador da Fundação Pitágoras
Júlio César Fatureto de Brito é contador e advogado, pós-graduado em Auditoria e Perícia Contábil (UnB). É sócio da Econ Contadores e Auditores Associados e consultor contábil de IES há mais de 10 anos. Foi professor na UnB e na FGV. É perito contábil judicial.
Diretor de Digital Learning da FIAP. Doutor em Engenharia Biomédica (UMC). Mestre em Informática em Sistemas Inteligentes (UNISANTOS). Mais de 20 anos de experiência no mercado de TI. Mais de 14 anos de experiência acadêmica em graduação e MBA de TI. Especialização em Negócios pela Babson College. Coautor do livro “Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação”.
Luciana Pena Morgado é socióloga, doutoranda na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora na Universidade Zumbi dos Palmares, no Observatório da População Negra.
Formou-se em Línguas Estrangeiras pela Universidade de Caxias do Sul, Brasil. Ela possui mestrado em Cooperação Internacional pela Universidade de São Marcos, São Paulo, Brasil e doutorado em Línguas Modernas pela Universidad del Salvador, Buenos Aires, Argentina. É especialista em Gestão Universitária pela Inter-American University Organization (IOHE) do Canadá. Bolsista Santander W30 da Anderson School of Management da University of California, Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos. Professora visitante do AFS Intercultural Program, Chicago, Estados Unidos. Recentemente concluiu seu estágio de pós-doutorado em Internacionalização e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Foi Presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina, onde leciona a disciplina de Internacionalização do Ensino Superior e Gestão da Cooperação Internacional. É pesquisadora do Instituto de Estudos e Pesquisas em Administração Universitária (INPEAU) da Universidade Federal de Santa Catarina. Consultora da Global Ed Colombia - Plataforma para a Internacionalização da Educação Superior na Colômbia, patrocinada pelo DAAD, Alemanha. É membro do Comitê Editorial do Center for Internationalization of Higher Education - Brasil-Australia (CIEBRAUS) e membro do International Advisory Committee da Association for Institutional Internationalization (USMEXFUSION), sediada no México, que apoia instituições de ensino superior na internacionalização de seus campi e na formação de cidadãos globais. É convidada para ministrar palestras em mais de trinta países, incluindo Estados Unidos, Argentina, México, Brasil, Cuba, Colômbia e China. Com mais de 20 anos em educação internacional, suas especialidades incluem a gestão da cooperação internacional e a internacionalização do ensino superior com base na abordagem de gestão do conhecimento. Este trabalho resultou no desenvolvimento de um quadro conceptual de paradigmas básicos da Internacionalização Responsável. É revisora de mais de vinte periódicos científicos nacionais e internacionais e membro de conselhos editoriais. Ela também trabalhou como consultora de educação superior para o Ministério da Educação do Brasil, a Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), o Consórcio U-Experience e várias universidades. Co-fundadora do Internationalization Hub (IHub), uma consultoria especializada que visa auxiliar instituições de ensino superior no processo de internacionalização.
Luciano Gamez é professor adjunto e docente do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional ofertado pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Graduou-se em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, concluiu o mestrado em Engenharia Humana pela Universidade do Minho e o doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, com realização de estágio doutoral na École Polytecnique de Montréal. Gamez concluiu recentemente o Programa de Pós-Doutorado em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e o Programa de Pós-Doutorado em Educação a Distância e E-learning da Universidade Aberta de Portugal, em Lisboa. Como pesquisador, interessa-se pelo estudo dos processos de ensino e aprendizagem, particularmente no contexto da Educação aberta e em rede e do uso de recursos educacionais abertos na Educação online no ensino superior.
Sócio e presidente da Mesa Corporate Governance. Administrador de empresas com especialização em comércio exterior, marketing, certificado em mediação pelo Instituto Familiae – SP e formação de Conselheiro de Administração pelo IBGC. Há 25 anos atua como consultor em projetos de Gestão e Governança Corporativa. Membro independente de Conselhos de Administração. Coautor do livro “Nos Bastidores da Educação Brasileira”.
Mestre e Doutor em Administração de Empresas pela FGV-EAESP. Professor de estratégia empresarial e empreendedorismo da FGV-EAESP. Coordenador adjunto do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV (FGVCenn). Coordenador do Programa de Intercâmbio com a Babson College (Summer Program), Boston-EUA, para os alunos do Curso de Graduação (2010-2011). Vice-Coordenador do Curso de Graduação em Administração da FGV-EAESP (2012 – 2013). Autor dos livros Qualidade Humana (Ed. Maltese), Empreendedorismo (Ed. Cengage), Planejamento Estratégico e Competitividade na Saúde (Ed. Saraiva) e Co-autor de Mudança Organizacional (Ed. Atlas).
Advogada da Covac Sociedade de Advogados, onde atua diretamente na área trabalhista, principalmente nas relações sindicais na área educacional desde 2003, pós-graduada em Advocacia Empresarial pela Universidade Gama Filho, especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Candido Mendes e Mestranda na Universidade Estácio de Sá. Tem ampla experiência em Compliance Trabalhista, em programa de gestão de pessoas, adequação e respeito às leis trabalhistas, aos acordos e convenções coletivas, e aos regramentos internos da empresa, assim como na elaboração de diretrizes de planos de cargos e salários, políticas internas setoriais e banco de horas. Professora da Universidade do Grande Rio desde 2014 – Unigranrio/Afya.
Marcio Rodrigues Sanches é Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/Fundação Getúlio Vargas. Professor de disciplinas da área de Estratégia Empresarial e de Governança Corporativa na graduação e pós-graduação da EAESP/FGV e Professor dos MBAs da FIA. Coordenador da Universidade Corporativa do Semesp. Consultor de empresas e universidades desde 1999, tendo desenvolvido projetos e programas de planejamento e gestão estratégica para diversas organizações de diferentes setores empresariais. Na área de educacional desenvolveu, implementou e coordenou projetos e programas de graduação, pós graduação e educação executiva para diversas instituições de ensino, para empresas e associações empresariais de diferentes ramos de atividade.
Jornalista, é diretor de Conteúdo da Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação (RV&A). Foi editor sênior de emissoras de rádio, como Bandeirantes (programas “Primeira Hora” e “Bandeirantes Gente”) e Record. Também foi editor-chefe de revistas de economia. Diretor de Redação, por 12 anos, da Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado de São Paulo (Palácio dos Bandeirantes). Autor dos livros “Entre o Poder e a Mídia” e “Assessoria de comunicação para governos” (Editora M. Books). É executivo especializado em assessoria de imprensa e comunicação empresarial, tendo editado publicações corporativas para organizações como S/A O Estado de S. Paulo, Bank Boston, Refinações de Milho Brasil e Companhia Paulista de Seguros. Articulista e ghost writer, com vários artigos publicados mensalmente na imprensa. Ministrou cursos de assessoria de imprensa para o setor público na Aberje e workshop “Oficina Avançada de Redação” (customizada para diferentes públicos), incluindo linguagens específicas para a imprensa, mídias proprietárias, sites, redes sociais e content marketing.
Marco Antonio Ferreira Couto é Bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo e Mestre em Administração Contábil e Financeira pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - EAESP/FGV. Experiência profissional como consultor na área econômico-financeira de empresas de diversos setores. Como executivo, em multinacional da área de serviços (SODEXO), atuando como diretor de unidade de negócios e gerente de marketing. Em banco (Banco do Nordeste), com análise financeira e modelagem das operações de financiamento. Suas principais áreas de expertise são: Gestão Econômico Financeira, Finanças Corporativas e Elaboração de Cenários Macroeconômicos. É coordenador e professor da FIA – Fundação Instituto de Administração. Também ministra as disciplinas de economia, matemática financeira, orçamento e planejamento empresarial, gestão de custos e formação de preços.
Marcos Piellusch é Mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - EAESP FGV e Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo - USP. Atualmente, é professor e coordenador de cursos na Fundação Instituto de Administração (FIA), Universidade Presbiteriana Mackenzie, Saint Paul Escola de Negócios, UBS, Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa - Ibmec SP, EAESP FGV. Além disso, é também consultor da TecTrain e tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças, principalmente nos seguintes temas: Corporate Finance, Valuation, Mercado Financeiro, Gestão Bancária, Estratégia e Business Games.
Maria Angélica Lencione Pedreti é Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Professora em cursos de graduação e pós-graduação. Já atuou como Gerente de Planejamento Estratégico na Camil Alimentos S/A. Atualmente é sócia-diretora da MAP Consulting, empresa de consultoria nas áreas de Gestão e Geração de Valor ao Acionista. Tem experiência na área de administração, com ênfase em Administração Financeira, principalmente nos seguintes temas: custo de capital, custos, investimento, financiamento e capital de giro.
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva possui Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1967) , especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá (1988) , especialização em Administração de Recursos Humanos pela Faculdade de Educação de Guaratinguetá (1998). Atualmente é Professora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Coordenadora do Curso de Pedagogia a partir de 2009 e Membro do NAP Núcleo de Assessoria Pedagógica do UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo Unidade de Lorena. Tem experiência na área de Educação e já atuou como Professora, Coordenadora Pedagógica e Gestora da Escola Pública de Educação Básica. Coordena o GEPEA - Grupo de Estudos e Pesquisa Ensino Aprendizagem - Curso de Pedagogia. Atualmente, é Coordenadora Institucional do PIBID (PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA).
Uma das pioneiras e um dos grandes nomes envolvidos no desenvolvimento de Modelos de Negócio Inovadores e em Design Thinking no Brasil. Atua como palestrante ou facilitadora de workshops e treinamentos empresariais em todo o Brasil e no exterior. Nos últimos cinco anos treinou e/ou capacitou mais de 6.000 pessoas no tema de Inovação e Modelos de Negócios. Mestre em Gestão do Conhecimento com cursos de extensão realizados na Duke University e UC Berkeley – USA e Universidade de Barcelona – Espanha. É consultora organizacional e em empreendedorismo há mais de 20 anos. Co-fouder da Startup Beefind, uma plataforma que conecta as áreas de recursos humanos com consultores organizacionais e profissionais de educação corporativa – beefind.com.br. É coautora do livro Business Model You e Ferramentas Visuais para Estrategistas.
Há mais de 24 anos atuando em empresas multinacionais e nacionais de grande porte e de Capital Aberto, nas Áreas de Relações com Investidores, Comunicação e Imprensa, Reports ESG. Com passagens pelo grupo Ultrapar, Vivo, AES Brasil, CPFL, Neoenergia, há 3 anos lidero a área de relações com investidores na Vitru Limited, coordenando ainda o comitê de sustentabilidade da Companhia. Na Vitru Limited destacam-se momentos transformacionais como o IPO da Companhia e mais recentemente a combinação de negócios com a Unicesumar. Atualmente, a Vitru opera através das marcas Uniasselvi e Unicesumar.
Doutora (2016) Mestre (2009), Graduada (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Coordenadora da área de Metodologia de Ensino da FGV DIREITO SP desde 2011. Suas linhas de pesquisa abrangem direitos humanos, sistema jurídico africano, ensino jurídico brasileiro e métodos de ensino em Direito. Na DIREITO SP também coordena a pesquisa Observatório do Ensino de Direito e cursos de pós-graduação lato sensu da rede conveniada. É professora da pós-graduação nas disciplinas de metodologia científica e internacionalização das áreas jurídicas. Já publicou e organizou diversas obras sobre direitos humanos, como “ Proteção internacional dos Direitos Humanos: análise do sistema africano”, e sobre ensino jurídico – “Ensino do Direito para um mundo em transformação”, “Ensino do Direito em Debate” e “Metodologia jurídica: um roteiro prático para trabalhos de conclusão de curso”.
Marisabel Ribeiro é Mestre e Doutora em Psicóloga pela PUC-SP. Atualmente gerente de Consultoria em Liderança & Treinamento da Hay Group do Brasil. Docente do curso de MBA em Gestão de Pessoas das Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente. Experiência em consultoria com foco no desenvolvimento humano de profissionais, que atuam no ambiente organizacional, em empresas nacionais e multinacionais, exercendo cargos gerencias e de diretoria, em desenvolvimento de lideranças, gestão de equipes, avaliação de desempenho, gestão de mudanças, pesquisas de clima. É também responsável pelo planejamento e execução de programas de desenvolvimento humano, atividades e projetos especiais de melhoria da educação. Além disso, trabalha na elaboração de instrumentos de pesquisa, diagnóstico da clientela ou situação problema, organização, tabulação e análise de dados, elaboração de relatórios.
Administradora de Empresas pela FAAP e Doutora pela FGV-EAESP. Atuou como Coordenadora de Educação a Distância da FGV-EAESP e Coordenadora de Tecnologia Aplicada à Educação da FAAP e da FGV-EAESP. Atua como Professora da FGV-EAESP nos cursos de graduação e de pós-graduação e no INSPER nos MBA Executivos. Trabalha como Palestrante e como Consultora de Empresas e de Instituições de Ensino desde 1998. Marta de Campos Maia é conselheira da Associação Brasileira de Educação a Distância e autora de capítulos de livros e de dezenas de artigos, pesquisas e trabalhos sobre Tecnologia de Informação e Educação a Distância, publicados no Brasil e no exterior. É parecerista dos periódicos Revista de Administração de Empresas (RAE) da FGV, da Revista Pro-posições da FE-UNICAMP, Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos do INEP e da Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância (RBAAD) da ABED. Atua como assessora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Mestra em Direito pela Faculdade Meridional - IMED (2019), Área de Concentração Direito, Democracia e Sustentabilidade. Bacharela em Direito pela IMED (2016). Experiência de 7 anos em departamento de Pós-Graduação Stricto Sensu, liderando o processo de Coleta CAPES e protocolos de novos Programas de Mestrado e Doutorado - APCNs, na IMED (2013 - 2019). Experiência de 4 anos em consultorias para submissão de APCN e preenchimento do Coleta CAPES (2018 - atual). Coordenadora Administrativa e Comercial do B-LAB - Learning Space. Consultora associada da EDUCATIVA: inovações educacionais na área de Coleta CAPES, APCN e desenho de processos organizacionais de secretaria Stricto Sensu.
Administradora, jornalista, mestra em Administração e doutoranda em Ciência da Informação pela UFSC. Tem experiência na área de Comunicação Empresarial, Marketing Educacional, Marketing Digital. Professora Efetiva na Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Professora do curso de Administração na Faculdade Santo Agostinho. Diretora Acadêmica da Faculdade Santo Agostinho Montes Claros, Minas Gerais - Grupo Afya.
Doutora em Ciências da Comunicação pela USP, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Especialista em Gestão da Comunicação e Bacharel em Relações Públicas Pesquisadora e docente do curso de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero e do MBA da Aberje também representa a Associação na Plataforma de Comunicação e Engajamento do Pacto Global, da ONU Desenvolve consultoria em processos de gestão da sustentabilidade e atua como facilitadora de diálogos com experiência em metodologias colaborativas de participação e estruturas libertadoras
Psicóloga com licenciatura na área social. Especialista em Políticas Culturais pelo Itau Cultural e Universidade de Girona, cursou Terapia Comunitária e na Unifesp e atua na Gestão de Políticas Culturais há mais de 10 anos. Coordenadora da Unidade de Fomento e Economia Criativa na Secretaria de Cultura e Economia Criativa - ProAC Editais e ICMS - Editais e Pontos de Cultura e Aldir Blanc. Foi coordenadora de Formação Cultural no Município de São Paulo responsável pelos Programas Piá, Vocacional. Jovem Monitor e EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística). Atua com formação, gestão de redes e mediação de interesses para diferentes públicos (Advocacy). Compõe a CAP – Comissão de avaliação de projetos do PROAC ICMS, foi presidente da comissão permanente de avaliação de projetos do Programa de Apoio Cultura do Município de São Paulo PRO-MAC. Foi conselheira no CMDCA (Criança e Adolescente) e no Conselho do Imigrante. Fez parte de outras comissões na Secretaria Municipal e Estadual de Cultura. Promoveu seminários, exposições e ações culturais com diferentes temas relacionados a cidadania cultural, diversidade e inclusão. Integra o Coletivo CANTO de pesquisa e ação em culturas Populares, o Fórum Nacional de Pareceristas e o Fórum de Culturas Populares desde 2014. Também se dedica a pesquisas e grupos sobre inclusão, em especial de pessoas com TEA (Autismo) motivada pela criação do seu filho.
Designer com MBA em Branding executa planos de diagnóstico, planejamento e gestão de comunicação das marcas. Com sua vivência em agências e veículo de comunicação, adquiriu uma ampla visão do que faz a marca se conectar efetivamente com as pessoas.
Psicóloga especializada em gestão empresarial | Reitora da UNIFATEB | Membro do G7 - rede de cooperação do SEMESP | Influenciadora digital | Comentarista educacional em um programa no SBT | Mãe de 3 filhas.
Diretora de Ensino e Desenvolvimento do Aluno na vertical de Operações Premium da Yduqs. Foi consultora na área de gestão educacional, processos acadêmicos e regulatórios. Doutora pela Universidade de São Paulo (USP); mestre pela University of London; bacharel pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui formação executiva pela Fundação Dom Cabral e Kellogg School of Management. Foi sócia da Expertise Educação, sendo responsável pelo braço acadêmico da consultoria. Foi diretora do Instituto Expertise. Foi diretora acadêmica e de serviços ao aluno na Adtalem Brasil. Foi vice-reitora do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro (UniÍtalo), diretora regional da Estácio Participações e reitora da UniRadial. Foi responsável pela gestão de instituição de ensino superior nos âmbitos acadêmico, legal e operacional. Atualmente é professora em MBA de Gestão Universitária e da Universidade Corporativa do Semesp.
Atuando no marketing educacional desde 1997, foi Gerente de Marketing e Gerente de Vendas de EaD da FHO por 16 anos, sendo responsável pela elaboração das estratégias para graduação presencial, pós-graduação e cursos EaD, além da estruturação das equipes de atendimento, criação, comunicação digital, assessoria de imprensa, CRM, call center e comercial. Também atuou no e-commerce no período de 2011 a 2013. Doutorando em Administração pela Unicamp, Mestre em Administração pela FEA-USP de Ribeirão Preto, com MBA em Marketing e MBA em Gestão Empresarial pelo Centro Universitário Hermínio Ometto - FHO e graduação em Direito. Possui experiência docente nas disciplinas de Fundamentos de Marketing, Pesquisa de Marketing, Comportamento do Consumidor, Administração de Vendas e Empreendedorismo, em cursos de graduação. Atualmente Coordenador de Desenvolvimento de Materiais Didáticos e para EaD da Fundação Hermínio Ometto - FHO.
Médico e Pesquisador. Mestre em Economia e Finanças pela FGV, Doutor em medicina pela Unifesp, Pós-doutorando em Medicina Baseada em Evidência pela Unifesp. Atualmente coordenador do curso de medicina e dos programas de residência médica do Centro Universitário São Camilo (SP).
Raquel Torcani Carmona é Advogada e Gerente do Departamento Jurídico do Semesp. Mestranda em Direitos Difusos e Coletivos (PUC-SP), Membro da Comissão de Educação da OAB/SP, além de Especialista em Direito Administrativo (PUC-SP), e em Direito Educacional pelo Centro de Extensão Universitária e em Gestão Universitária (UNISAL). Atua na assessoria jurídica do Semesp orientando os associados nas áreas do direito educacional, trabalhista e consumerista, nas convenções coletivas de trabalho, nos processos regulatórios do Ministério da Educação e intermediando as relações com os Sindicatos Profissionais e Ministério do Trabalho.
Head de ESG e Alianças para o desenvolvimento de programas entre empresas e academia
Riccardo V. Morici é Mestre em Business Administration pela Ohio University. Mestre em História da Ciência, com foco na história do Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Pós-graduação em General Management pela Havard Business School. MBA Corporativo pela FGV. MBA Executivo Internacional pela FGV. CEAG (especialização em Administração de Empresas) com ênfase em Marketing pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - EAESP-FGV. Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Poli-USP. Professor dos cursos de pós-graduação e MBA da Fundação Instituto de Administração - FIA para as disciplinas de Marketing Estratégico, Gestão de Marketing, Gestão de Marketing no Varejo e Planejamento Estratégico. Palestrante em diversas conferências, treinamentos e workshops no Brasil e no exterior. Partner na Progressus Soluções de Negócio, com projetos de consultoria nos segmentos de bebidas, alimentos, móveis, material promocional, educação, esportes, produtos químicos, entre outros.
Advogada, Mestre em Direito Difusos e Coletivos - PUC/SP, Especialista em Privacy Law and Data Protection e Compliance - PENN (University of Pennsylvania), Especialista em Direito Educacional pelo Centro de Extensão Universitária e em Gestão Universitária - UNISAL e Especialista em Direito Empresarial - MACKENZIE. Consultora do SEMESP nas áreas do Direito: Educacional, inclusive nos processos regulatórios do Ministério da Educação; Contratual; Consumerista; Trabalhista, atuando, inclusive, na negociação de convenções coletivas de trabalho e intermediação das relações com os sindicatos profissionais e Ministério do Trabalho; e Professora da Universidade Corporativa SEMESP.
Diretor Executivo e Assessor para Assuntos Econômicos do Semesp, ministra aulas de Ensino Superior no Brasil: Panoramas Geral e Tendências, Indicadores de Qualidade no Ensino Superior Brasileiro, entre outras.
Graduado em Engenharia pelo Instituto Mauá de Tecnologia, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutor em Educação em Engenharia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular do Instituto Mauá de Tecnologia, Reitor e Professor do Centro Universitário Fundação Santo André e consultor na área de educação. Foi assessor de Projetos de Pesquisa, Coordenador de curso de Graduação e Pró-Reitor de Graduação.
Docente, palestrante, mentor, consultor e entusiasta em metodologias ativas de ensino, inovação e tecnologia. Cientista da Computação, Especialista em Tecnologias e Sistemas de Informação, Organizador do Google Developers Group São João, Coordenador do Programa Alunos Tutores de Tecnologia Google, Membro do GT de Inovação da Semesp.
Diretor de Integração Curricular na Vice-Presidência de Estratégia Acadêmica da Anima Educação. Doutor em Comunicação em Semiótica (PUC SP), Mestre em Comunicação Social (PUC Minas). Pesquisador do Centro de Pesquisas Sociossemioticas - CPS, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Secretário-Geral, Procurador Institucional e Coordenador de Acreditações do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Experiência de mais de vinte e cinco anos na educação superior, com atuação em assuntos de regulação e avaliação (MEC e CAPES), processos de acreditação internacional (AACSB, AMBA, EQUIS e ABET), registro acadêmico digital, projetos de autoavaliação institucional (CPA) e gestão de indicadores de impacto social das IES. Master in Business Administration pelo Insper - MBA Executivo, pós-graduado em Direito Educacional, Gestão Empresarial, Ensino da Língua Inglesa e Tradução; licenciado em Letras (Inglês/Português) e bacharel em Ciência da Computação.
Mestre em Distúrbios da Comunicação e Graduada em Fonoaudiologia PUC/SP. Coach de Comunicação ICI e NLI. Certificada nas ferramentas MBTI e PCM. Especialista em Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho FIA-USP e Linguagem pelo CFFa. Aprimoramento em Promoção da Saúde FMUSP. Participou do Programa de Formação de Consultores e Líderes Facilitadores – Adigo Desenvolvimento. Aprendiz no Programa Liderança para o Futuro: Antroposofia, Nova Consciência, Liberdade e Altruísmo. Proprietária da Bla - Beleza da Linguagem Assertiva Fonoaudiologia Eireli. Consultora e Professora de Comunicação Interpessoal na LHH, Idea9, Fonoaudiálogo e na Universidade Corporativa Semesp.
Com experiência internacional, Tania Cristina Pithon-Curi, ministra aulas de Gestão da Pesquisa.
Advogado, especialista em Direito do Terceiro Setor, Administrativo e Civil. Presta assessoria jurídica para entidades de educação, assistência social e em direito público, no Brasil e no exterior. Pós Graduado em Direito Civil pela FMU com habilitação em magistério e Direito Civil com matiz filosófica pela Faculdade de São Bento fundadora do curso de filosofia da PUC-SP. Especializado em Imposto de Renda, certificado pela Arthur Andersen e Contabilidade para Advogados, certificado pela Trevisan Auditores e Consultores. Conselheiro do Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo – COMAS –SP, como membro eleito pelos Segmentos Entidades e Organizações de Assistência Social, (2010 a 2012). Presidente do COMAS – SP pelo segmento das entidades (2013), Conselheiro do CONSEAS – SP (2013). Conselheiro do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS (2012 a 2014) segmento trabalhadores. Conselheiro do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS (2014 a 2016) segmento Entidades. Presidente da Sociedade Beneficente Rosália de Castro (2009 a 2013).
Mestre pela PUC-SP e especialista em Marketing pela University of Arts London (UAL). Tiago Augusto Franco de Vasconcelos Souza pertence ao docente de Marketing e Comunicação no Centro Universitário Belas Artes. Especialista em estratégias de marketing digital em ambientes de social media como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. Vasta experiência em otimização e conversão em e-commerce por meio do marketing orgânico e pago, utilizando redes de pesquisa, redes de display e mídias sociais em conjunto com softwares de mensuração de resultados como Google Analytics, Facebook Insights e outras plataformas de mercado.
Advogado, Assessor Técnico do Gabinete da Secretaria de Cultura de SP. Com 17 anos de atuação no Poder Público. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, foi parecerista do Conselho de Aprovação de Projetos do PROAC – Programa de Ação Cultural, Atuou como Relações Institucionais na Organização Social APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte.
Pós-doutor em Direitos Humanos (UFPB), Doutor e Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Filosofia e Teoria do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialista em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Project Management in Executive Education Program pela George Washington University. MBA Internacional em Gestão de Pessoas pela FGV e George Washington University. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná, Graduado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista do Paraná. Atualmente, é Professor do Centro Universitário UNIOPET e Professor na Faculdade Educacional da Lapa - FAEL. Membro e Pesquisador do Núcleo Paranaense de Estudos em Religião (NUPPER) e Pesquisador do CNPQ. Avaliador ad hoc de Programas e Projetos da Secretaria Municipal da Educação/Departamento de Tecnologia e Difusão Educacional de Curitiba; Avaliador ad hoc da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE; Consultor em Educação Superior; Pesquisador nos temas: Direitos Humanos, Religião, Protestantismo, Gênero, Hermenêutica, Teologia e Literatura, Diálogo Inter-religioso, Filosofia e Literatura, Inteligência Artificial, Metodologias Ativas, Educação, Novas Tecnologias e Design Instrucional.
Doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Vanda Rutkowski ministra temas sobre Comissão Própria de Avaliação na Universidade Corporativa Semesp.
Wagner Marcelo Sanchez é Doutorando em Engenharia Biomédica, Mestre em Engenharia Biomédica, Mestre em Sistemas de Informação na área de Inteligência Artificial, Especialista em Engenharia de Software, Bacharel em análise de sistemas e Psicopedagogo. Atua há mais de dezoito anos como consultor nas áreas de Inovação, Tecnologia, Gestão e Educação. Coautor dos livros “Administração de Organizações Complexas”, "Administração de Empresas no Setor de Serviços" e "Como Ensinar Bem a Crianças e Adolescentes de Hoje". Pesquisador de metodologias ativas de ensino, tais como: Project Based Learning e Game Based Learning; Desenvolver de sistemas, aplicativos e games e consultor em Informatização de processos. Eleito “Líder Empresarial de 2007 e 2008” setor Educação e Cultura pelo Fórum de Líderes Empresariais. Presidência do Rotary Club por duas vezes e conselheiro da Associação Comercial de São Paulo – Distrital Sudeste. Professor de graduação e MBA em tecnologia, gestão e inovação. Atualmente está na direção Acadêmica da Faculdade de Informática e Administração Paulista - Fiap.
Gestor Educacional e Mestrando em Educação (Gestão e Políticas Institucionais). Professor universitário, atua na área de educação, tecnologia, extensão universitária, parcerias institucionais, e direito marcário. Foi Diretor Geral na Escola Paulista de Direito - EPD, Coordenador Administrativo/Acadêmico de Cursos de Graduação e Pós-Graduação na UniÍtalo, SENAI, FABAD e UNIQ. Sócio-fundador da ED6, assessorando temas de parcerias institucionais e projetos de inovação.
Graduado e Mestre em Administração de Empresas pela FGV – SP. Especialização no INSEAD e KELLOG. Sócio Ekilibra Governança Integrada. Ex-CEO e Conselheiro Independente em diversas organizações: listadas, familiares fechadas e filantrópicas. Associado e professor nos cursos do IBGC.
Fundador da Ynner Developing People | Autor do Livro "A venda com Corpo, Mente e Alma" | Coach de Pontos Fortes | Líder de Treinamentos em Vendas, Gestão, Marketing, Estratégia e Equipes | Conselheiro na Unifeob.