Metodologias Participativas Aplicadas no Ambiente OnlineComo desenhar atividades síncronas e assíncronas

GRATUITO AO ASSOCIADO

O objetivo do curso é formar profissionais aptos a praticarem um ensino participativo online e híbrido, conectado com as recentes mudanças que estamos vivenciando. Atualizar-se e alinhar-se a essas transformações é fundamental para construir um ensino mais significativo e inovador. Para tanto, este curso utiliza metodologias participativas para formar docentes que rompam com a lógica tradicional de ensino, no qual os(as) alunos(as) são tidos como meros espectadores e passivos no processo de aprendizagem, e passem a incorporar metodologias ativas em suas práticas. Segundo tais métodos, o(a) aluno(a) é agente ativo no processo de ensino e aprendizagem, não apenas na construção de seu conhecimento técnico, mas também no desenvolvimento de habilidades interpessoais e emocionais, como raciocínio lógico, senso crítico, comunicação, criatividade, capacidade para solucionar problemas, autoconhecimento, trabalho em equipe e cooperação. Tais habilidades são fundamentais para apresentar uma atuação diferenciada, mais crítica e impactante, na sociedade, além de serem cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho. Ao final do curso, espera-se que os(as) participantes sejam capazes não apenas de desenhar um curso inovador no ambiente virtual, mas também de articular melhor suas escolhas pedagógicas, desde a definição de objetivos de aprendizagem até a seleção de materiais didáticos, a criação de atividades síncronas e assíncronas, a utilização de ferramentas tecnológicas e a eleição do formato de avaliação discente e de curso. Por fim, o curso buscará capacitar os docentes para elaborar desenhos de experiências de aprendizagem para o ambiente online e, para cursos híbridos, por meio de ferramentas e vivências de design thinking.

8h15/06/2021 e 16/06/2021

OBJETIVO 

Capacitar os(as) participantes a desenhar atividades síncronas e assíncronas para o ambiente online, por meio de ferramentas e vivências de design thinking. Serão apresentados diferentes métodos de ensino participativo, como métodos do caso, simulações, diálogo socrático, aprendizado baseado em problemas, jogos, seminários e role plays, e também recursos online para desenhar suas atividades e tornar seu curso dinâmico. Mais do que saber aplicar essas ferramentas nos encontros online, os participantes serão desafiados a criar novas dinâmicas de aprendizagem, com base nos princípios do design thinking, com o objetivo de capacita-los a construir programas de ensino significativos e inovadores.

 

PÚBLICO ALVO

Docentes, coordenadores, pesquisadores e interessados em técnicas em ensino participativo.

 

CONTEÚDO

  • Apresentação de métodos ativos de ensino, como debate, diálogo socrático, problematização, role-play, simulação, ensino baseado em projetos, ensino experiencial, dentre outros;
  • Exploração de ferramentas tecnológicas para atividades online, como Padlet, Mentimeter, Jamboard, Canva, e GoogleSlides;
  • Definição de diferenças e conexões entre atividades síncronas e assíncronas; e
  • Co-criação de atividades síncronas e assíncronas para o ambiente online.

 

METODOLOGIA

O curso se dará na modalidade de Educação a Distância, com aula 100% online e com transmissão ao vivo, via Plataforma Zoom, com orientações teóricas e práticas, seguido de atividades reflexivas para propiciar a discussão de casos, de forma a abordar as dificuldades enfrentadas pelas instituições e debate de possíveis soluções visando a resolução do problema.

Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

 

HORÁRIO

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA: 8 horas (6 horas ao vivo e 2 horas em atividades)

DATAS: 15  e 16 de junho de 2021

 

LOCAL

TRANSMISSÃO AO VIVO, VIA PLATAFORMA ZOOM: das 9 às 12 horas

 

AVALIAÇÃO

Para ter direito à certificação, o participante deverá realizar as atividades acadêmicas propostas dentro prazo estabelecido.

 

CERTIFICADO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.