Formação de Operadores de FIES 2018 – Turma 3

O curso de Formação de Operadores de FIES foi desenvolvido pela Assessoria de Financiamento do Semesp com base nas necessidades de orientação para alunos e IES de todo Brasil. Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES, discussão de casos e orientações de como solucionar questões cotidianas de gestão do SisFIES, o curso apresentará como se dá a aplicação prática das normas do Financiamento Estudantil no dia a dia das IES.

8h16/03/2018

FIES 2018 – Turma 3

OBJETIVO

Formar e aperfeiçoar profissionais responsáveis pela operacionalização e gestão do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) nas Instituições de Ensino Superior Privadas, visando a melhoria nos processos internos, do atendimento aos estudantes beneficiários à gestão financeira do Programa.

PÚBLICO-ALVO

Membros da Comissão de Supervisão e Acompanhamento do FIES (CPSA), gestores e demais profissionais que estejam se capacitando para atuação na área.

CONTEÚDO

  • O Financiamento do Ensino Superior no Brasil: Fundo de Financiamento Estudantil – Fies e  Programa de Financiamento Estudantil – P-Fies, referentes ao primeiro semestre de 2018;
  • O SisFIES e sua operacionalização: Adesão FIES 2018 e  FG-FIES;
  • FIES Oferta: funcionalidades e operacionalização do sistema de ofertas de vagas, considerando as mudanças sistêmicas para o primeiro semestre de 2018;
  • O Financiamento do Ensino Superior no Brasil 2018:  Lei 13.530, de 7 de dezembro de 2017;
  • O Financiamento do Ensino Superior no Brasil 2018: Portaria Normativa nº 25, de 28 dezembro de 2017;
  • O Financiamento do Ensino Superior no Brasil 2018: Resoluções de 1 a 7, de 13 de dezembro de 2017;
  • O Financiamento do Ensino Superior no Brasil 2018: Resoluções de 8 a 14, de 13 de dezembro de 2017;
  • Estudos de casos reais: Dúvidas e demandas das IES e alunos.

METODOLOGIA

O curso de Formação de Operadores de FIES foi desenvolvido pela Assessoria de Financiamento do SEMESP com base nas necessidades de orientação para alunos e IES de todo Brasil. Por meio de exemplos de demandas vivenciadas por IES, discussão de casos e orientações de como solucionar questões cotidianas de gestão do SisFIES, o curso apresentará como se dá a aplicação prática das normas do Financiamento Estudantil no dia a dia das IES.

AVALIAÇÃO

Para ter direito à certificação, o participante deverá realizar as atividades acadêmicas propostas dentro prazo estabelecido e ter no mínimo 75% de participação nas aulas presenciais.

CERTIFICADO

Ao final do curso o participante receberá o certificado de conclusão de curso emitido pela Universidade Corporativa Semesp.