Trabalho de iniciação científica de aluna da Universidade São Judas, em Arquitetura & Urbanismo, será apresentado durante o 17º Conic/Semesp

Alane Santos da Silva, estudante do 5º ano de Arquitetura & Urbanismo da Universidade São Judas Tadeu, apresentará um trabalho de iniciação científica sobre “Programas de urbanização de favelas no município de São Paulo (2001-2012): O caso do Complexo Paraisópolis”, na próxima sexta-feira (24), às 13 horas, durante o 17º Conic-Semesp – Congresso Nacional de Iniciação Científica, que será realizado pelo Semesp nos próximos 24 e 25 de novembro no Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍtalo), em São Paulo. Segundo Alane, o percurso feito pela pesquisa para entender a situação e a evolução das favelas ao longo dos anos em São Paulo, em especial em Paraisópolis, contribuiu para compreender que “existe um histórico de abandono tanto de projetos quanto de diretrizes a cada mudança de gestão, devido às prioridades e interesses políticos que cada gestão trouxe”.

A escolha do Complexo Paraisópolis foi em função de ser uma das maiores favelas do Estado de São Paulo e apresentar intervenções públicas e projetos urbanísticos nacionais e internacionais,durante as gestões municipais de Marta Suplicy (2001-2004), José Serra (2005-2006), Gilberto Kassab (2006-2012), com finalização durante a gestão de Fernando Haddad (2013-2016) . O objetivo da pesquisa foi mapear se a gestão das políticas públicas foram e estão sendo aplicadas da forma correta e em benefício da comunidade de Paraisópolis.

Para a estudante, apesar de todas as evoluções ocorridas ao longo do tempo em relação à urbanização de favelas, “ainda se têm grandes impasses que limitam a eficácia dos programas de urbanização de favelas no município de São Paulo e as espacializações das intervenções em mapas do Complexo Paraisópolis, possibilitaram perceber as dificuldades e fragilidades envolvidas na dinâmica de intervenção em assentamentos precários. Paraisópolis passou por massivos investimentos, com muitos projetos finalizados e bem-vindos, contudo, muitos projetos representaram despejos forçados em nome de melhorias urbanas, uma vez que, além de não serem destinados aos moradores, constituíram-se, muitas vezes, em ações incompletas”.

Alane detalhou ainda que “existem duas condicionantes que definem se determinadas obras como a tão sonhada canalização do Córrego do Antonico e o projeto do Parque Sanfona, área de extremo risco que já teve por diversas vezes a população removida e que retornou ao local pelsa obras não serem iniciadas, concluídas, paralisadas ou, até mesmo, nunca executadas: recursos financeiros provenientes de parcerias entre governos e interesse político que gera prioridades diferentes em cada gestão. Sendo que, esta última condicionante, irá determinar o andamento das obras e o futuro do Complexo Paraisópolis”.

 

Serviço

17º Conic-Semesp

Data: 24 e 25 de novembro de 2017

Local: Centro Universitário Ítalo Brasileiro – UniÍtalo

Endereço: Av. João Dias, 2.046 – Santo Amaro, São Paulo/SP

Informações: [email protected] ou pelo telefone: (11) 2069-4410

Sobre o Conic

O Congresso Nacional de Iniciação Científica é realizado desde 2001 e tem como objetivos identificar talentos, estimular a produção de conteúdo científico além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos. Na edição de 2016, o CONIC-SEMESP também havia recebido número recorde de inscrições: 2.043 trabalhos contra 2.024 em 2015. Desses, 2.099 foram aprovados para participação efetiva no Congresso.

Sobre o Semesp

Fundado em 1979, o Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras de instituições de ensino superior brasileiras. Tem como objetivos representar o segmento privado de educação superior, produzir estudos e análises, e prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br. Mídias sociais:  www.facebook.com/semesp/; https://www.linkedin.com/company/semesp/https://www.youtube.com/user/VideosSemesp/

Atendimento à imprensa:

Assessora de Comunicação: Ana Purchio / Convergência Comunicação Estratégica

Fones: (11) 94208-7576 / (11) 2069-4419

E-mails:  [email protected] / [email protected]