O Ensino Superior, assim como todas as outras áreas, foi atingido pela pandemia do Covid-19. A partir de agora, as aulas presenciais devem ser interrompidas por tempo indeterminado. Como criar novas práticas, utilizar de novas estratégias e proporcionar boas experiências para o estudante durante esse período? É possível proporcionar aprendizagem em ambientes virtuais e interagir com a tecnologia sem torná-la protagonista neste processo?

A fim de auxiliar IES, gestores e professores a reinventarem seus planejamentos e metodologias ensino-aprendizagem neste momento, o Semesp e o Consórcio STHEM, oferecem a seus associados uma série de webinares gratuitas com o objetivo de transmitir soluções e cases que se têm se destacado no momento atual, além de trocar experiências com outros profissionais. Do dia 25 de março ao dia 10 de abril serão abordados 8 temas diferentes por profissionais parceiros do Semesp e do Consórcio, com larga experiência em planejamento estratégico e gestão de crises.

Associado STHEM e SemespGRATUITO

Não associado:
Cada webinar – R$ 100,00
Pacote com 8 webinares – R$ 600,00

No dia do evento você receberá um e-mail com link para acessar o Webinar.

CLIQUE AQUI a gravação do webinar, lembrando que é necessário se cadastrar e o acesso é liberado apenas para associado.

30/03/2020

11h

Realidade presencial do dia a dia da escola versus necessidade de ministrar aulas on-line em situações emergenciais.
Duas experiências distintas e enriquecedoras: a experiência de tornar on-line o colégio e a faculdade.

FACULDADE
O planejamento e a metodologia de ensino aprendizagem, resumidos no PPI (Plano Pedagógico Institucional) das IES é muito importante para auxiliar na padronização e controle das atividades acadêmicas que são desenvolvidas na Faculdade.

ESCOLA
Nosso Ensino Médio está organizado em trilhas de aprendizagem (Novo Ensino Médio /BNCC) num modelo pedagógico igual ao da Faculdade, o que facilitou a implantação do online a partir do nono ano e nos cursos técnicos.
A partir do 5º ao 8 ano foi mais difícil pois utilizamos sistema de ensino externo e a resistência dos pais e professores foi maior e demandou melhor adequação da solução de transmissão e de acompanhamento das atividades.
Da pré escola ao quarto ano, onde imaginávamos ter uma dificuldade ainda maior, surgiram muitas inovações e o processo está funcionando muito bem. As professoras são educadoras e as mães na outra ponta também se envolveram e ajudaram.

Mauro Roberto de Souza – Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação do Eniac

Caio Fernando de Oliveira – Coordenador Geral do Eniac

25/03 – 11h – Webinar Atividades online: Desafios e Possibilidades

27/03 – 11hAprendizagem em ambientes virtuais

30/03 – 11h – OPORTUNIDADE* para implantarmos a modalidade Híbrida em nossas IES

01/04 – 11hEm crise? Crie – relato de experiências da Universidade de Sorocaba

02/04 – 11h – Conclua seu curso durante a crise neste semestre: checklist para migrar aulas para o online

03/04 – 11h – Experiência UNIFEOB na virtualização das atividades acadêmicas e pedagógicas

06/04 – 11h –  [re]apreender – metodologias ativas e tecnologia unidas para continuidade das aulas

08/04 – 11h – Atividades de educação mediada por tecnologia em cursos de STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics)

13/04 – 11h – Como avaliar a participação dos alunos do presencial no on-line?