DIA: 05/05
HORÁRIO: 11h
GRATUITO: Vagas Limitadas

Lembramos que as inscrições são gratuitas com vagas limitadas e, ao final, o vídeo de cada webinar será disponibilizado apenas para associados ao Semesp.

Paulo Blikstein é Professor na Escola de Educação da Universidade de Columbia, EUA, e professor afiliado no departamento de Ciência da Computação e no Institute for Data Sciences, na mesma universidade. Engenheiro e mestre pela Poli-USP, Blikstein é doutor em Ciências da Aprendizagem pela Northwestern University e mestre pelo MIT Media Lab. Na Universidade de Stanford, foi professor de 2008-2018 e é atualmente Senior Fellow no Centro Lemann. Sua pesquisa se concentra em como as novas tecnologias podem transformar profundamente o aprendizado de ciência, computação e engenharia, e se concentra nas aplicações da mineração de dados, IA e análise multimodal de dados de aprendizagem. Blikstein criou em 2010 o primeiro programa acadêmico para levar espaços maker para escolas, o “FabLearn Project”, agora presente em 22 países. Ganhador do National Science Foundation Early Career Award e do AERA Jan Hawkins Early Career Award, Blikstein publicou no Journal of the Learning Sciences, Nature Biotech, Journal of Engineering Education e Journal of Learning Analytics. Seu trabalho já foi divulgado no New York Times, ABC News, Scientific American, Wired, The Guardian, e vários outros meios de comunicação. Ele detém duas patentes para o desenvolvimento do Google Bloks, um kit de programação para crianças desenvolvido em colaboração com o Google Creative Labs, e seu laboratório gerou diversos produtos e startups na área de tecnologia educacional.

Depois do sucesso da primeira série de webinares do Semesp em parceria com o Consórcio Sthem, vamos continuar discutindo os efeitos que a pandemia do COVID-19 têm gerado no ensino superior. Nessa nova rodada de debates, o tema central será o futuro do ensino superior pós-pandemia. Grandes pensadores e especialistas da área irão discutir possíveis cenários e responder questões que têm afligido o setor diante de várias incertezas. Os novos modelos pedagógicos implantados durante a crise permanecerão sendo adotados? Um novo modelo híbrido vai prevalecer? Os estudantes se sentirão seguros para voltar às salas de aula mesmo após o fim da pandemia? E como um possível novo comportamento entre os alunos afetará o campus e a infraestrutura das IES?

 

Palestrante: Antônio Carbonari Netto

ACESSE a gravação do Webinar


Palestrante: Mozart Neves Ramos

ACESSE a gravação do Webinar


Palestrante: Margarida Mano

ACESSE a gravação do Webinar


Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Knobel

ACESSE a gravação do Webinar


Palestrante: Virgilio Deloy Capobianco Gibbon

ACESSE a gravação do Webinar


Palestrante: Paulo Blikstein

ACESSE a gravação do Webinar


Palestrante: Luiz Roberto Liza Curi

ACESSE a gravação do Webinar