Revogada pela Portaria MEC nº 1.081, de 29
de agosto de 2008
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Nº 38 – 22/02/2006 (QUARTA-FEIRA) – SEÇÃO 1 – PÁG. 6
Ministério da Educação
GABINETE DO MINISTRO
PORTARIA Nº 563, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2006
Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES
O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições, tendo em vista a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o Plano Nacional de Educação aprovado pela Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001, bem como a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, resolve:
Art. 1º Aprovar, em extrato, o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, anexo a esta Portaria.
Art. 2º O Instrumento a que se refere o art. 1º será utilizado na avaliação de todos os cursos de graduação, compreendidos o bacharelado, a licenciatura e os cursos superiores de tecnologia, nas modalidades presencial ou a distância.
Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
FERNANDO HADDAD
ANEXO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP
INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO – EXTRATO
Categorias de Avaliação
Pesos
1. Organização didático-pedagógica
40
2. Corpo docente, corpo discente e corpo técnico-administrativo
35
3. Instalações físicas
25
Total
100
Categorias, Grupos de Indicadores e Indicadores
1. Organização didático-pedagógica
1.1. Administração acadêmica: coordenação do curso
1.2. Administração acadêmica: colegiado de curso
1.3. Projeto Pedagógico do Curso – PPC: concepção do curso
1.4. Projeto Pedagógico do Curso – PPC: currículo
1.5. Projeto Pedagógico do Curso – PPC: avaliação
1.6. Atividades acadêmicas articuladas à formação: prática profissional e/ou estágio
1.7. Atividades acadêmicas articuladas à formação: trabalho de conclusão de curso – TCC
1.8. Atividades acadêmicas articuladas à formação: atividades complementares
1.9. ENADE
2. Corpo docente, corpo discente e corpo técnico-administrativo
2.1. Corpo docente: perfil docente
2.2. Corpo docente: atuação nas atividades acadêmicas
2.3. Corpo discente: atenção aos discentes
2.4. Corpo técnico-administrativo: atuação no âmbito do curso
3. Instalações físicas
Pesos
3.1. Biblioteca: adequação do acervo à proposta do curso
50
3.2. Instalações especiais e laboratórios específicos: cenários, ambientes e laboratórios para a formação geral e básica
10
3.3. Instalações especiais e laboratórios específicos: cenários, ambientes e laboratórios para a formação profissionalizante e específica
20
3.4. Instalações especiais e laboratórios específicos: cenários, ambientes e laboratórios para a prática profissional e prestação de serviços à comunidade
20
Forças/Potencialidades
Fragilidades/Pontos que requerem melhoria
Recomendações
Parecer Analítico Final da Comissão de Avaliação Externa da IES
Avaliação do Instrumento pela Comissão
Avaliação do Instrumento e da Comissão de Avaliação pela IES
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES -(REVOGADA)