Historicamente, o Brasil possui altas taxas de evasão. Segundo o último Censo do Ensino Superior, em 2019, as taxas de evasão das redes privadas eram 30,7% nos cursos presenciais e 35,4% nos cursos de ensino a distância. Com o agravamento da pandemia, um medo das instituições de ensino é que esses índices aumentem ainda mais, já que as aulas continuam sendo realizadas remotamente e o plano de vacinação nacional segue vagarosamente.

Ao longo de 2020, inclusive, o Instituto Semesp realizou uma série de pesquisas sobre o cenário econômico das IEs frente à pandemia, analisando, entre outros dados, como o surgimento da Covid-19 impactou negativamente a questão da evasão. Diante de um cenário contínuo de incertezas e dando seguimento ao trabalho incessante do Semesp durante a pandemia, realizaremos o webinar Evasão durante a pandemia: O que as IES estão fazendo para mitigar a questão?. O objetivo do evento é jogar uma luz sobre o assunto apresentando cases sobre o que as IES estão fazendo para contornar a questão da evasão.

Assista a gravação do webinar transmitido no dia 13/05

100% Online, via plataforma Zoom
Data: 13 de maio de 2021
Horário: das 10h às 12h00

INVESTIMENTO:
Associados do Semesp e do Consórcio Sthem Brasil: GRATUITO
Não associados: R$500,00

Inscrições Encerradas

Após realizada inscrição, na data do evento você receberá um e-mail com o link para acesso a transmissão ao vivo.

Profª Lúcia Teixeira
Presidente do Semesp e Presidente da Universidade Santa Cecília – Unisanta

 

Francisco Elíseo Fernandes SanchesFrancisco Elíseo Fernandes Sanches
Diretor Administrativo-financeiro da Fundação Hermínio Ometto FHO

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Campinas/UNICAMP (1980), Especialista em Análise de Sistemas pela Universidade Metodista de Piracicaba/UNIMEP (1988), Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas/FGV (1999), Especialista em Gestão e Estratégia Universitária pelo Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto/FHO (2008). Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2020), doutorando em Administração pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP desde 2021. Atua profissionalmente na Fundação Hermínio Ometto desde 2003, onde exerce, desde 2008, o cargo de Diretor Administrativo-financeiro.

Janes Fidélis Tomelin
Pró-reitor de Ensino de EaD – Unicesumar
Pró-Reitor de Ensino de EAD – UNICESUMAR. Diretor de Qualidade EAD – ABED. Possui Mestrado em Educação (FURB/SC); Especialização em História Social (USS/RJ); Graduação em Filosofia – (UNIFAI/SP). Possui sólida experiência profissional na EAD tendo exercido as funções de: Diretor Acadêmico Nacional na EAD LAUREATE; Diretor Acadêmico de Educação a Distância da Universidade Anhembi Morumbi/LAUREATE; Pró-Reitor de Ensino de Graduação a Distância da UNIASSELVI/KROTON, Coordenador Geral de Pós-Graduação (UNIASSLVI-PÓS). Professor-Autor de Materiais Instrucionais, Professor de Disciplinas Online, Revisor de Materiais Didáticos.

Beatriz Balena
Reitora da Universidade Veiga de Almeida/RJ

Exerceu cargos de pró-reitora (PUCPR) e vice-reitora (UVA-RJ). Consultora do Banco Mundial e palestrante no Ensino Superior. Responsável pela criação de diferenciais competitivos para Universidades não precisarem entrar na guerra de preços.Gestora acadêmica de cursos de graduação, implantação de projetos de sustentabilidade e inovação na graduação,metodologias de aprendizagem ativa e ensino por competências. Responsável pela implantação de cursos de graduação online com aprendizagem adaptativa. Planejamento orçamentário da área de graduação. Responsável pelo resultado operacional dos cursos de graduação, carga horaria e alocação inteligente de docentes. Responsável pelo sistema de acreditação e performance qualitativo (ENADE, THE, RUF, GE). Implantação do Programa PED Brasil de formação de professores com Centro Lemann e Universidade de Stanford. Responsável pela operação acadêmica de graduação, pós, pesquisa e extensão Responsável pela reestruturação e novo modelo de negócios de Pós. Gestão de resultados operacionais, aumento do numero de cursos e alunos.