SEMESP - REVISTA ENSINO SUPERIOR | JANEIRO/FEVEREIRO 2024

A Ensino Superior é uma revista voltada especialmente aos gestores de faculdades, centros universitários e universidades. Acompanha os rumos do setor no país e as novidades tecnológicas aplicadas ao universo acadêmico, metodologias de ensino e práticas de gestão adotadas no Brasil e no mundo que contribuem para a melhoria das instituições.

As principais matérias da edição nº 281, de janeiro/fevereiro de 2024, são:

Entrevista
A sociedade contemporânea se caracteriza pela busca incessante de conhecimento e a educação continuada ou lifelong learning – aprendizagem ao longo da vida – adquiriu grande importância, diz Jorge Blando Martínez

Inovações acadêmicas
Formar alunos e orientar egressos de acordo com as tendências de mercado são tarefas inadiáveis das IES. A PUCPR acompanha a empregabilidade de seus alunos e ex-alunos por meio de ações coordenadas, como as do PUC Carreiras

Qualidade
A qualidade dos cursos EAD no Brasil continua a render troca de farpas entre o setor e o Ministério da Educação. Resultados do Enade apontam a necessidade urgente de melhoria, mas há gestores e especialistas que questionam os parâmetros do MEC colocados à mesa.

Europa
Respeitadas e reconhecidas em todo o mundo, a Open University e a Universidade Aberta da Catalunha são duas instituições de ensino que trabalham exclusivamente com a modalidade a distância

Opinião
Jovens de baixa renda podem ser beneficiados pelo EAD. Estarão bem atendidos?

Formação
Os centros e núcleos de estudos africanos e afro-brasileiros são instâncias importantes para impulsionar os objetivos da lei 10.639 e formar profissionais nas relações étnico-raciais

Universidade pública
Georgina Gonçalves dos Santos assumiu a reitoria da UFRB em agosto e enfrentará em 2024 as consequências das crises política, social e sanitária

Novas tecnologias
A importância de um comitê de ética ou uma instância interna que informe, oriente, preveja, normatize ou decida situações acarretadas pelo uso da IA

Ressignificação
Se uma instituição de ensino superior não tem capacidade de acabar com uma guerra, pode ao menos promover a acolhida e integração de quem está fugindo de conflitos

Tradição
Intelectuais que influenciaram o pensamento econômico do Brasil e da América Latina, ao longo de décadas, têm no currículo três letras em comum: FGV

Internacional
Nos EUA, educadores de estudos sociais discutiram como as guerras culturais estão remodelando seu trabalho num momento em que o simples ensino da matéria pode ser visto como político