SEMESP - REVISTA ENSINO SUPERIOR | JANEIRO/FEVEREIRO 2022

A Ensino Superior é uma revista voltada especialmente aos gestores de faculdades, centros universitários e universidades. Acompanha os rumos do setor no país e as novidades tecnológicas aplicadas ao universo acadêmico, metodologias de ensino e práticas de gestão adotadas no Brasil e no mundo que contribuem para a melhoria das instituições.

As principais matérias da edição Nº 263, de janeiro/fevereiro, são:

Entrevista – Anna Penido
A baiana que se intitula nas redes jornalista por formação, educadora por vocação e idealista por compulsão, é a nova diretora do Centro Lemann de Liderança para a Equidade da Educação, em Sobral – Ceará, cidade exemplo em projetos educacionais

Percepção
A percepção de que as IES estão se ajustando às necessidades do mundo atual é grande entre alunos, mas exige aprofundamento. Há dados que constatam isso e podem ser usados pelo acadêmico e marketing das instituições

Capa – Governança
Experiência na condução de empresas familiares indica que a governança corporativa é o guarda-chuva para tratar de conselho de família, sucessão e patrimônio, portanto deve-se implantá-la o quanto antes, não importa o tamanho da instituição

Socioemocional
Empatia, resiliência, comunicação. Entre as consequências da pandemia está a tomada de consciência de um movimento global da educação: a valorização das competências socioemocionais como centro do currículo da educação básica

Ranking
Dependendo do critério, rankings oferecem informações valiosas, mas que sempre podem ser cotejadas com outras fontes. Os três maiores pesquisadores mundiais que produzem os rankings mundiais são avaliados pelo especialista O. Craig

Artigo Marina Feferbaum
Para que o ensino e aprendizagem possam melhorar com a experiência adquirida nesses anos de pandemia, instituições precisarão incorporar os ganhos obtidos com mais pesquisas, debates e reflexões aprofundadas sobre as modalidades de ensino

Saúde
Desde 2019 a Afya atua agressivamente de forma vertical. Ao mesmo tempo que adquire novas instituições de ensino de medicina, atende o mercado corporativo de saúde e de educação médica com soluções tecnológicas

México
Os pilares são flexibilidade e personalização de aprendizado, ensino por desafios, professores inspirados, experiência memorável dos estudantes, vivência e uso para a aprendizagem e engajamento dos estudantes

Assine ou compreAssine ou compre