Pesquisa Perfil e Desafios dos Professores da Educação Básica no Brasil

O capítulo especial do 14º Mapa do Ensino Superior no Brasil, elaborado pelo Instituto Semesp, que nesta edição é dedicado aos cursos de Licenciaturas, traz também a pesquisa inédita Perfil e Desafios dos Professores da Educação Básica no Brasil, realizada no período de 18 a 31 de março de 2024, com a participação de 444 docentes dos ensinos infantil ao médio, das redes privada e pública (municipal, estadual e federal), de todas as regiões do país.

A partir de uma amostra significativa, a pesquisa dá voz a toda uma categoria insatisfeita com as condições de trabalho e desanimada em relação ao futuro, e apresenta uma série de comentários e relatos dos docentes, que falam não só sobre os desafios e dificuldades da profissão, mas também sobre o que ainda os motivam a persistir na carreira.

De acordo com os dados, chama a atenção que 79,4% dos professores já pensaram em desistir da carreira de docência. Em relação ao futuro profissional, 67,6% se sentem inseguros, desanimados e frustrados. Esses são apenas dois indicadores que comprovam a ausência de políticas públicas e de plano de carreira para assegurar melhores condições de trabalho, e que evidenciam a desvalorização da profissão que toda a categoria sofre atualmente no país.

Os professores ouvidos destacam a necessidade de melhorias não só em questões ligadas à carreira e formação profissional, mas também à segurança das escolas. Entre os respondentes, por exemplo, 52,3% já sofreram algum tipo de violência no desempenho da profissão.

A pesquisa aponta outros números preocupantes sobre remuneração, formação continuada, quantidade de horas semanais trabalhadas, saúde mental dos alunos e docentes, uso de tecnologias e infraestrutura das escolas, desde falta de mobiliário, salas superlotadas, até necessidade de produtos de higiene.

Boa consulta!

Fazer downloadFazer download