Parte II: Ensino Remoto na visão do professor de graduação

Em 2020, a pandemia de COVID-19 teve grande impacto na educação superior brasileira, que vem sofrendo mais uma vez agora em 2021. As IES (Instituições de Ensino Superior) de todo o país, por exemplo, tiveram que suspender as aulas presenciais e precisaram se reinventar para substituí-las por aulas remotas ou híbridas, adequando-se ao período de quarentena e distanciamento social.

Diante desse cenário ainda incerto, o Instituto Semesp desenvolveu a segunda edição da pesquisa sobre aulas remotas para conhecer as principais dificuldades e aprendizados que essa experiência deixou na vida educacional dos alunos e docentes de cursos de graduação. O estudo, que teve como objetivo principal traçar um diagnóstico e buscar um aprimoramento das diversas metodologias educacionais, foi dividido em duas fases:

Parte I: Ensino Remoto na visão do aluno de graduação.

Parte II: Ensino Remoto na visão do professor de graduação.

Sendo assim, as informações contidas nessa primeira parte do relatório estão focadas na vivência e na opinião exclusivas dos alunos de ensino superior brasileiro.

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