Qual é o meu mercado? Estimando o tamanho de mercado para cursos de Graduação

Destinado a coordenadores de curso e gestores das áreas de marketing de Instituições de Ensino Superior, o curso “Qual é o meu mercado? Estimando o tamanho de mercado para cursos de Graduação” apresenta, de forma estratégica, o potencial do uso dos microdados do Censo do Ensino Superior como fonte de dados para estimativas.


O curso, 100% online e com transmissão ao vivo via plataforma Zoom, traz ainda atividade que busca projetar um curso real a partir de modelo padrão disponibilizado durante o encontro.

4H10/06/2024

OBJETIVO

Compreender os conceitos fundamentais de TAM, SAM e SOM, e como eles se aplicam à avaliação do mercado para cursos acadêmicos, além de explorar e avaliar alternativas de bases de dados e, ainda, elaborar uma projeção para um curso real a partir de modelo padrão que será fornecido.

PÚBLICO ALVO

Coordenadores de curso e gestores de áreas de marketing de Instituições de Ensino Superior

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

Carga Horária: 4 horas

Data: 10 de junho de 2024 (segunda-feira)

TRANSMISSÃO AO VIVO, via Zoom: 14 às 18 horas

 CONTEÚDO

  • Definição teórica dos conceitos de TAM, SAM e SOM e no contexto do ensino superior;
  • Potencial do uso dos microdados do Censo do Ensino Superior como fonte de dados para estimativas;
  • Outras bases disponíveis; e
  • Modelo em Excel para preenchimento.

 METODOLOGIA

Curso online, com transmissão ao vivo via plataforma Zoom, incluindo debate teórico sobre os conceitos apresentados, discussões em grupo e atividades práticas como preenchimento de planilha.

Para ter acesso ao curso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.

CERTIFICADO

Ao final do curso, o participante receberá o certificado emitido pela Universidade Corporativa Semesp.