Minicurso online: A Internacionalização como diferencial competitivo

A internacionalização da Educação Superior tornou-se o diferencial competitivo nas mais renomadas Instituições de Ensino Superior do mundo. Responder às demandas da sociedade interconectada e globalizada requer que as IES estejam atentas a esses movimentos e que seus dirigentes estejam aptos a tomar decisões assertivas em busca da qualidade institucional. Buscando sensibilizar gestores de IES sobre como a internacionalização uma oportunidade de negócio viável, a UC Semesp desenvolveu o primeiro minicurso online sobre “A Internacionalização como diferencial competitivo”. 


A qualidade do ensino, da pesquisa e dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica e à sociedade, em geral, dependem de movimentos que coloquem as IES no patamar de reconhecimento nacional e internacional. Para tanto, o alinhamento do plano estratégico de uma instituição deve dar atenção ao processo de internacionalização. Esta deve ser uma promessa clara feita por líderes institucionais, atentos aos conceitos de universidades de classe mundial, alicerçados em boa governança, talentos e recursos. Uma abordagem de internacionalização mais direcionada contém diretrizes para implementação, avaliação e melhoria contínuas, e, portanto, a constante análise dos movimentos organizacionais é essencial para promover o compromisso institucional com a internacionalização. 


Nesse cenário, os dirigentes institucionais desempenham papel central e determinam questões cruciais sobre seu compromisso com a participação global, além de reconhecer ativos, oportunidades, dificuldades e impedimentos para colocar em prática o processo de internacionalização. Discutir essas questões torna-se fundamental para capacitar os dirigentes com os elementos mínimos necessários para o fortalecimento de sua interlocução sobre esse tema.

1hora20/06/2023

OBJETIVO

Sensibilizar gestores de IES sobre como a internacionalização é uma oportunidade de negócio viável e exequível para alavancar mercados e receitas inexploradas.

PÚBLICO ALVO

Dirigentes, presidentes, mantenedores, reitores das IES associadas ao Semesp; gestores, coordenadores de curso, de pesquisa e de projetos de extensão, colaboradores de assessorias e escritórios internacionais.

CONTEÚDO

● Por que internacionalizar?

● O que é internacionalização da educação superior?

● Mitos e verdades sobre internacionalização;

● Potencializadores e Gargalos da Internacionalização; e

● Apresentação de Casos Nacionais e Internacionais.

 

DURAÇÃO E CARGA HORÁRIA

CARGA HORÁRIA: 1 hora

DATA: 20 de junho de 2023 (terça-feira)

HORÁRIO: das 16 às 17 horas

TRANSMISSÃO, AO VIVO: Plataforma Zoom

METODOLOGIA

Palestra de 45 minutos e mais 15 minutos para perguntas e discussões.

Para ter acesso ao minicurso online, o aluno receberá, no e-mail indicado no ato da inscrição, um login e senha, que serão disponibilizados até uma hora antes do início da transmissão.