Lúcia Teixeira, presidente eleita do Semesp, abriu a edição de Santos das Jornadas Regionais

Depois da Campinas, Ribeirão Preto, Marília e Minas Gerais, Santos recebeu a quinta Jornada Regional de 2021 nesta quarta, 24. Passaram pelo palco virtual do evento o gerente da área de Financiamentos do Semesp, Alexandre Mori, e o diretor Jurídico da entidade, José Roberto Covac, que ministraram palestras sobre crédito educacional próprio e legislação educacional, respectivamente (saiba mais).

A 17a edição das Jornadas Regionais de Santos foi aberta pela presidente eleita do Semesp, Lúcia Teixeira. Presidente da Unisanta, a maior IES do litoral paulista, Lúcia Teixeira agradeceu aos presentes da região no evento lembrando que a nova Diretoria do Semesp recebeu o apoio de todo o setor. “A união do setor é importante porque o Semesp quer a participação de todos para que possamos propor políticas públicas de acesso ao ensino superior. A rede privada é responsável por 75% dos estudantes do ensino superior no Brasil”, destacou.

Ainda na abertura da Jornada de Santos, o 2o vice-presidente do Semesp, Valdir José Lanza, parabenizou Lúcia Teixeira pela eleição e lembrou que, além de ser a primeira mulher a assumir a presidência da entidade, ela é também a primeira presidente eleita representante de uma instituição de ensino fora da capital paulista.

Diretor-Executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresentou dados de Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Registro, Santos, São José dos Campos e Taubaté

Dados educacionais

Na primeira palestra do evento, o diretor Executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, apresentou uma série de dados educacionais referentes às regiões de Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá, Registro, Santos, São José dos Campos e Taubaté. Capelato começou destacando que as regiões de  Caraguatatuba e Cruzeiro apresentam um equilíbrio de 50% das matrículas nas redes privada e pública. No caso de Caraguatatuba, outro dado que chama a atenção é a alta representatividade da modalidade EaD, 44,3% das matrículas. Em relação a Cruzeiro, um número preocupante é o baixo percentual de alunos com até 24 anos, apenas 55,9%. No caminho contrário, em Guaratinguetá, 70,2% dos estudantes matriculados no ensino superior têm até 24 anos.

Em Registro, 66,7% das matrículas estão concentradas na rede pública, algo não tão comum no estado de São Paulo. Outra peculiaridade da região é o alto índice de matrículas no EaD, 48,3%. Na rede privada, o aumento das matrículas EaD em relação ao período anterior foi de 26,6%. Em Santos, 83,3% das matrículas estão concentradas na rede privada. Com 28,4% das matrículas no EaD, a região possui uma alta taxa de evasão nas redes privada e pública, 37,6% e 38,2%, respectivamente. São José dos Campos também possui altas taxas de evasão na rede privada, tanto na modalidade presencial quanto EaD, 36,0% e 37,3%, respectivamente. E em Taubaté, a evasão no presencial é maior do que no EaD, 42,1% contra 36,6%.

A coordenadora de Projetos Integradores da Unisanta, Jamile Guimarães, apresentou projetos da área de comunicação da IES

Comunicação integrada à sociedade

Em Santos, a apresentação de um caso de sucesso local foi sobre a Unisanta e a integração de competências do acadêmico ao dia a dia da profissão de comunicação. A coordenadora de Projetos Integradores da Unisanta, Jamile Guimarães, contou um pouco sobre os projetos de comunicação da IES e de como eles preparam os estudantes para o mercado de trabalho e estão conectados com a comunidade local. “Um de nossos compromissos é com a comunidade do nosso entorno, por isso sempre apostamos em pautas regionais e de interesse público”, explicou.

De acordo com Jamile, as pesquisas e projetos da Unisanta são pauta para grandes veículos de comunicação.  “Somos fontes para matérias e reportagens e temos um corpo docente ciente de nosso missão perante a sociedade”, salientou. “Nossos projetos de comunicação são transformadores e estão contribuindo não apenas para a formação de grandes profissionais, mas para o crescimento pessoal de nossos alunos”.