Pró-reitor Acadêmico da UNIFENAS, Mário Sérgio Oliveira Swerts, falou sobre a mudança do modelo educacional da IES

Realizada nesta terça (23), a 17a edição das Jornadas Regionais levou seu palco virtual para Minas Gerais apresentando uma série de dados educacionais das várias mesorregiões do estado. Um dos destaques do evento foi a realização de uma palestra contando o case de uma IES regional. O pró-reitor Acadêmico da UNIFENAS, Mário Sérgio Oliveira Swerts, ministrou palestra sobre “As oportunidades geradas pela pandemia no (re)pensar e adoção de novos modelos educacionais com foco no desenvolvimento de competências”.

De acordo com Mário Sérgio, a IES passou por uma série de mudanças em decorrência da pandemia. “Antes da pandemia, tínhamos 100% dos cursos presenciais, com apenas 5% desses cursos com alguma disciplina EaD”, lembrou. “Então veio a pandemia e vimos ela como uma oportunidade para capacitar nossos docentes e reformular nossa modelagem acadêmica”, adiantou. “Além da capacitação dos professores, outro desafio foi a implantação da avaliação remota”.

Mário Sérgio apontou que um dos objetivos da mudança de modelo educacional foi buscar uma maior conexão entre o que o mercado procura e a instituição de ensino está oferecendo. “Pesquisando em portais de empregabilidade, vimos uma desconexão entre vagas e profissionais”, avaliou. “Nossa meta é preencher essa lacuna, formando profissionais com mais autonomia graças ao ensino com foco em competências, habilidades e atitudes”, decretou.

Além da percepção do mercado, o novo modelo educacional da UNIFENAS segue também outras premissas importantes: criatividade e inovação; competências e habilidades; e construção compartilhada da proposta pedagógica. “A partir daí, estabelecemos um modelo baseado em conteúdos práticos-teóricos, conteúdos institucionais e aprendizagem baseada em projetos”, detalhou.

Marília recebe terceiro evento das Jornadas Regionais 2021

Diretor-Executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, e o gerente da área de Financiamentos, Alexandre Mori, durante Jornada Regional de Minas Gerais

Dados estatísticos de Minas Gerais

Durante a Jornada Regional de Minas Gerais, o diretor-Executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, também apresentou uma série de dados sobre o cenário do ensino superior do estado e suas mesorregiões: Campo das Vertentes, Central Mineira, Jequitinhonha, Região Metropolitana de Belo Horizonte, Noroeste de Minas, Norte de Minas, Oeste de Minas, Sul/Sudoeste de Minas, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, Zona da Mata.

Capelato inicialmente destacou a participação elevada da rede privada no estado, 93,5%. “O ensino superior de Minas Gerais é a rede privada basicamente”, decretou. Em seguida, Capelato apontou vários dados relevantes das mesorregiões. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ele citou o alto percentual de matrículas na rede privada, 91,7%. “Vale lembrar que Belo Horizonte detém cerca de 38% das matrículas do estado e apenas 58,4% dos estudantes são jovens até 24 anos”, disse.

“Na mesorregião de Campo das Vertentes, chama a atenção o aumento de 27,7% nas matrículas do EaD na rede privada e a baixa evasão no presencial das IES privadas, 15,8%, menor do que na rede pública, 20,0%”, citou. Na região Central Mineira, o aumento no Ead da rede privada foi de 32,8%. Na região, a modalidade representa 45,3% das matrículas. Em Jequitinhonha, esse percentual da modalidade EaD é ainda maior, 55,1%. A mesorregião possui outra peculiaridade: 66,7% das matrículas estão na rede pública.

No Noroeste de Minas, um dado preocupante é a queda de 14,1% nas matrículas presenciais na rede privada. No Norte de Minas, essa queda é de 8,0%. No Oeste de Minas, Capelato destacou o aumento das matrículas EaD na rede privada, 29,4%. No Sul/Sudoeste do estado, esse crescimento foi de 13,7%. Na região do Triângulo Mineiro/Alto Parnaíba, a alta evasão chama atenção tanto no presencial quanto no EaD da rede privada: 27,5% e 33,3%, respectivamente. No Vale do Mucuri e na Zona da Mata, houve queda de matriculas presenciais na rede privada (4,6% e 13%, respectivamente) e aumento nas matrículas EaD: 10,4% e 11,1%. Todos os dados são com base no Censo da Educação Superior de 2019.

Jornada destaca dados das mesorregiões de Ribeirão Preto

A Jornada Regional de Minas Gerais contou ainda com abertura da presidente eleita do Semesp, Lúcia Teixeira, e de palestras com o diretor Jurídico do Semesp, José Roberto Covac, e do gerente da área de Financiamento da entidade, Alexandre Mori. Confira mais sobre as palestras aqui.