O fundador da startup em educação SL21 Experiências e Aprendizagem, Paulo de Tarso, palestrou sobre aprendizagem baseada em competências

Dando continuidade à edição de Ribeirão Preto das Jornadas Regionais, realizada nesta quarta (22), o consultor Paulo de Tarso, fundador da startup em educação SL21 Experiências e Aprendizagem, apresentou a palestra “Formação por competência visando aumentar a empregabilidade do aluno”, que mostrou uma possível solução para a crise de valor em relação à educação superior a partir de uma aprendizagem que faça mais sentido ao mercado de trabalho.

“Meu objetivo aqui é apresentar a vocês uma visão que venho construindo sobre a questão da aprendizagem por competência e empregabilidade”, iniciou Paulo. “Quero mostrar como nós enquanto IES podemos ajudar nossos estudantes e profissionais a desenvolver as competências que o mercado está demandando. Uma pergunta que me orienta é ‘Como criar uma ponte que conecte a escola com o mercado?’”, lançou a questão.

Segundo Paulo, o mundo está mudando, mas as IES não estão acompanhando essas transformações, ainda formando profissionais que têm dificuldade em transpor o conhecimento para a prática. “As empresas estão demandando profissionais que saibam conviver com a diversidade e possuam uma visão holística”, alertou. “Eles também precisam alcançar resultados em ambientes conflituosos e incertos, além de serem capazes de aprender e experimentar de forma ágil”.

Saiba mais sobre o que foi apresentado na Jornada Regional de Ribeirão Preto

Paulo de Tarso explicou que para que as IES mudem juntamente com o mundo, elas precisam desenvolver uma linguagem em comum o mercado. “Isso é possível a partir do conceito de competência, que tem ajudado na construção de um diálogo entre escola e mercado”, afirmou. “E a competência é uma combinação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes, aliada ao conceito de maturidade”, explicou.

Em seguida, o consultor citou dois passos para que o conceito de competência seja integrado ao projeto pedagógico das faculdades e universidades. “O primeiro deles é ajustar o modelo mental orientado em disciplina e conteúdo para um modelo orientado no perfil do egresso”, disse. “As IES estão em uma encruzilha ainda maior que supera apenas as demandas do mercado e inclui outra questão: uma nova geração que está chegando às IES com esse novo modelo mental”.

Em relação ao segundo passo (adotar uma nova forma de planejar), Paulo enfatizou que as IES precisam abandonar essa estrutura de projeto pedagógico baseado em conteúdos e disciplinas e que avalia os estudantes e futuros profissionais pelo o que eles sabem para uma estrutura de currículo integrada cuja avaliação mede o que eles conseguem fazer e empregar. “Nós precisamos planejar corretamente a experiência de aprendizagem a partir de metodologias ativas, tecnologias educacionais e da colaboração dos docentes”, finalizou.

Confira cobertura completa das Jornadas de Marília e de Santos.

 As próximas cidades que receberão as Jornadas Regionais são São José dos Campos (21 de agosto); Campinas (11 de setembro); e São José do Rio Preto (22 de outubro). Saiba mais sobre as Jornadas.