Rodrigo Capelato durante abertura da Jornada Regional realizada em Ribeirão Preto

Nesta quarta-feira (22), o Semesp realiza, em Ribeirão Preto, a 15ª edição das Jornadas Regionais. Ao longo do dia, educadores e gestores de Instituições de Ensino Superior poderão acompanhar uma série de palestras sobre temas de interesse do setor educacional.

A abertura do evento contou com a presença de Rodrigo Capelato, diretor Executivo do Semesp, que agradeceu a presença dos participantes e falou um pouco sobre o novo formato das Jornadas, agora divididas em uma programação presencial, no período da manhã, e online, à tarde, com tópicos diferentes em cada edição. “A ideia surgiu para multiplicar temas e dar oportunidade para que IES de todo o país tenham acesso a essas apresentações”, afirmou Capelato.

Em seguida, Rodrigo Capelato apresentou o Panorama do Ensino Superior 2019, análise de dados mercadológicos das regiões de Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, São Carlos e São Joaquim da Barra, compostas por 74 municípios. Capelato trouxe também uma contextualização do setor da educação superior no Brasil. “Os dados mostram que a educação superior no Brasil cresce por meio da iniciativa privada, mas o setor depende de políticas públicas como o Prouni, o FIES e o decreto que ampliou a oferta do EAD”, avaliou.

Entre os números que o diretor Executivo do Semesp destacou está a questão da queda de matrículas presenciais que o país vem registrando. “O ensino superior presencial tem sofrido quedas sucessivas de ingressantes desde a crise de 2015. Isso é preocupante, principalmente porque já temos uma taxa de escolarização líquida baixa entre jovens de 18 a 24 anos, apenas 17,8%, bem abaixo da meta de 33% que o país quer conquistar”, disse.

Esses números nas quedas das matrículas e de ingressantes também se refletem nas regiões de Ribeirão Preto, Araraquara, Franca e São Joaquim da Barra. “São Carlos, por exemplo, é uma região fora da curva, apresentando um crescimento interessante nas matrículas”, destacou. “Diferente do resto do país, é uma região com maior número de matrículas concentrado na rede pública e que possui a maior taxa de escolarização líquida do país, com cerca de 27% dos jovens entre 18 e 24 anos no ensino superior”.

Rodrigo Capelato apresentou dados mercadológicos das regiões de Ribeirão Preto, Araraquara, Franca, São Carlos e São Joaquim da Barra

Assim como nas edições das Jornadas Regionais realizadas em Marília e Santos, Rodrigo Capelato falou sobre o crescimento do EAD, destacando que a modalidade não tem atendido a um público mais jovem e criticando a briga de preços entre as IES. “Quanto mais se briga pelo preço, menos as IES podem oferecer aos estudantes”, lamentou. “Não sou contra o EAD. A tecnologia está aí para nos ajudar e as possibilidades de fazer cursos online são imensas. Mas a modalidade tem sofrido porque as IES usam a questão do preço como forma de distinção e têm apenas replicado o mesmo modelo, o que não atrai um público mais jovem”.

Depois de apresentar dados sobre migração dos estudantes, taxa de evasão, perfil do aluno, faixa etária e dados de financiamento estudantil, Capelato refletiu sobre a questão dos cursos mais procurados. “O mundo está mudando e continuamos no mesmo lugar. Direito e Administração são os cursos mais procurados há décadas e em todas as regiões, o que mostra que estamos muito fora da realidade, principalmente em relação às mudanças tecnológicas. Precisamos nos atualizar, mudar essa cultura forte de bacharelado e resgatar urgentemente os cursos tecnólogos”, avaliou. Por fim, Rodrigo Capelato explicou que as IES precisam olhar os dados mercadológicos de maneira dinâmica.

Confira cobertura completa das Jornadas de Marília e de Santos.

O uso estratégico de dados mercadológicos

Após a apresentação de Rodrigo Capelato, Francisco Elíseo Fernandes Sanches, diretor Administrativo-Finaceiro da Fundação Hermínio Ometto, abordou o tema “O processo de Planejamento Estratégico da FHO desenhado com base na análise de Dados Mercadológicos”. Francisco Elíseo apresentou aos participantes um caso de sucesso que mostra caminhos na utilização de dados mercadológicos de forma estratégica. De acordo com o palestrante, os dados mercadológicos são o maior subsídio utilizado para a elaboração do planejamento estratégico da IES. “Estamos usando esse processo há 15 anos, quando percebemos que não queríamos ‘tocar o negócio’, mas sim fazer gestão”, afirmou.

À tarde, com transmissão online, Paulo de Tarso, da SL21 Experiências e Aprendizagem, palestrou sobre “Formação por competência visando aumentar a empregabilidade do aluno”, discutindo questões como competências e empregabilidade.

As próximas cidades que receberão as Jornadas Regionais são São José dos Campos (21 de agosto); Campinas (11 de setembro); e São José do Rio Preto (22 de outubro). Saiba mais sobre as Jornadas.