Semesp realiza 1ª edição da Jornada Minas Gerais – BH em parceria com o SINEP-MG 

  Evento trará um panorama econômico completo e atualizado do ensino superior no estado

Um panorama econômico completo e atualizado com cenários e tendências do ensino superior no Estado de Minas Gerais, que hoje conta com 12 mesorregiões e 853 municípios e é o segundo estado com maior porcentagem de matrículas em cursos presenciais (10,2%), atrás apenas de São Paulo (26,8%), integra a programação da 1ª edição da Jornada Semesp Minas Gerais – BH, que será realizada pelo Semesp – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior em Belo Horizonte no próximo dia 11 de agosto, das 8h30 às 17h30, com apoio do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais – (SINEP-MG).

“Minas Gerais teve um crescimento no número de matrículas de 4,6% (dados de 2013 e mais recentes), sendo 4% na rede privada e 6,4% na pública e a Região Metropolitana de Belo Horizonte respondeu por 40% das matriculas no estado. No entanto, no ensino a distância o número de matrículas na rede privada teve um aumento de 7,2% e na pública uma queda de 14,9%”, adianta o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.

As jornadas vão mostrar também os 20 cursos de graduação mais procurados por estudantes nas IES privadas e públicas no estado,  além dos cursos de EAD e tecnológicos, as taxas de evasão, inadimplência, escolarização líquida, graduação; os empregados por grau de instrução, evolução dos financiamentos do FIES (incluindo os cursos mais procurados por alunos com o financiamento), o número de bolsas ofertadas pelo ProUni, inscritos no Pronatec e uma análise do  impacto causado no número de alunos por região do Brasil que tiraram mais de 450 pontos no Enem.

A apresentação vai revelar também dados sobre a procedência do aluno que finaliza o ensino médio, as divisões das instituições de ensino superior por organização acadêmica, além dos valores médios das mensalidades, da hora/aula do docente, das matrículas nos cursos de pós-graduação.

O diretor jurídico do Semesp, José Roberto Covac, atualizará os participantes sobre a legislação educacional vigente e as mudanças que poderão ocorrer ao longo de 2015, principalmente nos planos de financiamento estudantil. Já o líder do Laboratório de Metodologias Inovadoras da Unisal, Unidade Lorena, professor Antônio Sávio, abordará a eficácia da aprendizagem ativa. Por fim, o coordenador da Universidade Corporativa Semesp, professor Márcio Sanchez, orientará os profissionais de ensino superior como fazer o planejamento estratégico em tempos de crise.

Serviço: 

Jornada Semesp Minas Gerais (BH)

Data: 11 de agosto

Horário: das 8h30 às 17h30

Local: Sinep-MG – Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais
End.: Rua Araguari, 644 – Barro Preto – Belo Horizonte – MG

Inscrições: http://semesp1.tempsite.ws/fies3/inscricao/inscricao1.php

 

Programação:

8h30 – Credenciamento

9h – Análise Setorial da Região: Cenários e Tendências – Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp

10h – Coffee-break

10h30 – Mudanças na Regulamentação Educacional – Dr. José Roberto Covac, diretor jurídico do Semesp

12h30 – Almoço oferecido pelo evento

14h – Planejamento Estratégico em tempos de crise- Prof. Márcio Sanches, coordenador da Universidade Corporativa Semesp

15h30 – Coffee-break

16h – Inovação Acadêmica e a eficácia da aprendizagem ativa – Prof. Antônio Sávio,  líder do Laboratório de Metodologias Inovadoras da Unisal, Unidade Lorena

17h30 – Encerramento