Lúcia Teixeira, presidente do Semesp, abriu o segundo episódio da série de webinares Educação & Democracia

O Semesp realizou nesta segunda, 13, o segundo episódio da série de webinares Educação & Democracia: Novas propostas de Políticas Públicas para o Ensino Superior,  que tem como objetivo discutir as propostas elaboradas pela entidade presentes no documento Diretrizes de Política Pública para o Ensino Superior Brasileiro, lançado em maio.

Participaram deste segundo episódio o presidente da Comissão de Educação Câmara dos Deputados, Kim Kataguiri, e o presidente da Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação (CNE/MEC), Joaquim José Soares Neto, com mediação do Reitor FHO/ Fundação Hermínio Ometto, José Antonio Mendes.

A presidente do Semesp, Lúcia Teixeira, abriu o evento destacando que a educação é um elemento fundamental para a construção de uma democracia fortalecida. Ela lembrou que levou e discutiu documento de Diretrizes de Política Pública para o Ensino Superior Brasileiro durante a 3ª Conferência Mundial de Educação Superior da Unesco, realizada em maio na Espanha. Lúcia lembrou também das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) para 2024, lamentando que o país está longe de alcançar algumas delas. “O Semesp vem lutando pela inclusão e pelo maior acesso ao ensino superior porque a educação superior deve ser a principal aposta da sociedade para a redução das desigualdades”, finalizou.

Três ex-ministros da educação debatem documento elaborado pelo Semesp

Segundo episódio da série de webinares Educação & Democracia

Debate

O presidente da Comissão de Educação Câmara dos Deputados, Kim Kataguiri, destacou em sua fala que o país está passando por um momento difícil na educação e virtude da crise econômica e sanitária, mas que é preciso pensar em uma maior integração entre as instituições de ensino superior com o mercado de trabalho e a sociedade. “É preciso profissionalizarmos os estudantes, especialmente em um momento em que as profissões do futuro exigem uma maior especialização dos formados”, destacou.

Kataguiri apontou também a importância da iniciativa privada para a expansão do ensino superior e o aumento do acesso para estudantes que não conseguiriam ingressar em um curso universitário se não fossem pelas IES privadas. Ele elogiou ainda a iniciativa do Semesp em elaborar o documento. “Ninguém melhor para propor novas políticas públicas do que quem está na ponta vivenciando as dificuldades do setor”, avaliou.

Joaquim José Soares Neto, presidente da Câmara de Educação Superior (CES) do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação (CNE/MEC), também elogiou a iniciativa do Semesp em realizar o debate, apontando que estamos em ano eleitoral, um momento importante para incentivar a discussão de políticas públicas junto à sociedade. “O documento elaborado pelo Semesp em conjunto com especialistas é estratégico para ajudar na construção da educação superior no país”, decretou.

Em relação ao documento, Joaquim José Soares Neto sugeriu que, em uma próxima edição, a publicação trate de mais dois temas: pós-graduação, especialmente mestrados e doutorados profissionalizantes, e a interação das IES com a sociedade. “As instituições de ensino superior funcionam como um fator de desenvolvimento das cidades, social, econômica e culturalmente”, disse.

Sobre governança, ele citou duas questões que precisam ser debatidas: a diversificação do sistema educacional tendo como base as diretrizes nacionais de educação; e o gigantismo do sistema educacional, o que merece uma reflexão em relação à forma como o estado vem cumprindo seu papel de avaliador e regulador. “Precisamos ampliar o conceito de autonomia das IES e pensarmos, olhando como exemplo outros países com um sistema educacional bem-sucedido, na implantação de um sistema de acreditação”.