Semesp participa de evento do Inep que marca os 20 anos do Sinaes

Nesta quinta e sexta, 25 e 26 de abril, o Inep realizou, em Brasília, um evento para celebrar e discutir os 20 anos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que contou com as presenças do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente do Inep, Manuel Palácios. O Semesp esteve presente sendo representado pela presidente da entidade, Lúcia Teixeira, pelo vice-presidente Thiago Pêgas, pelo diretor executivo Rodrigo Capelato e pelo diretor de Inovação e Redes, Fábio Reis.

Além de acompanhar todo o evento, participando, inclusive, de uma reunião entre o Inep e entidades representativas do setor da educação, o Semesp ainda apresentou o projeto que se transformou na Rede de Autoavaliação Institucional para o Ensino Superior. O diretor de Regulação e Avaliação da PUC-PR e coordenador da Rede de Autoavaliação Institucional do Semesp, Paulo Nogas, fez a apresentou durante a mesa Como observar as condições de oferta: avaliação in loco e autoavaliação .

20 anos do Sinaes

“Nesses dois dias, o Inep fez um retrospecto da implantação do Sinaes a partir de várias discussões sobre a importância do sistema e como ele cresceu ao longo desses 20 anos”, sintetiza Rodrigo Capelato. “Mas o evento debateu também a urgência da reformulação de todo o sistema, do modelo de avaliação in loco aos formulários de avaliação”, completa.

Ao longo do evento, vários grupos de trabalho apresentaram o andamento das discussões sobre a reformulação dos instrumentos de avaliação, com consulta pública sobre a questão prevista já para o segundo semestre. “Outra ideia apresentada foi a criação de uma nova grande cesta de indicadores, inclusive para que a Seres trabalhe melhor no seu papel de supervisão do sistema”, relata.

De acordo com o diretor executivo do Semesp, entre os novos indicadores propostos estão um que possa medir a empregabilidade do egresso, com demonstração de estudos feito por IES, e um outro para medir a trajetória do aluno a partir das taxas de evasão. “Outra notícia já divulgada, mas reforçada no evento é a reformulação da prova do Enade e de sua aplicação anual para os alunos de 17 cursos de Licenciatura”, finaliza Capelato.