Estudantes de Enfermagem Renata Biachi e Jessica Palandi apresentam pesquisa que aponta naturalização da violência entre jovens em escolas públicas

A violência como uma questão de saúde pública foi o ponto de partida para o trabalho de iniciação cientifica das estudantes de Enfermagem Renata Biachi e Jessica Palandi, apresentado durante o segundo dia do 19º Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic-Semesp), neste sábado (30), na Universidade Anhembi Morumbi.

Com o tema Violência na Perspectiva dos Adolescentes de Escola Pública, as autoras acompanharam um grupo de estudantes de 10 a 13 anos, de uma escola pública estadual no interior de São Paulo, para analisar o comportamento desses jovens frente à temática proposta.

Segundo dia do 19º Conic-Semesp traz mais pesquisas

A violência está na Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, elaborada pelo Ministério da Saúde, explica Renata Bianchi. “É um registro que obriga e universaliza as notificações com o objetivo de rápido controle e intervenção. As doenças selecionadas seguem os critérios de magnitude, potencial de disseminação, transcendência, vulnerabilidade e disponibilidade de medidas de controle”, complementa a estudante de enfermagem.

As alunas conceituaram os resultados em cinco categorias: Naturalização da violência; Impunidade em relação à violência, Não compreensão da violência psicológica, violência e o efeito midiático, Violência perpetrada nas escolas.

De acordo com esses conceitos, chegaram à conclusão de que há um ciclo de violência entre os estudantes nos ambientes familiar e escolar.”Há uma normalidade em revidar as agressões físicas e psicológicas, perpetuando a violência nos meios em que vivem”, comenta Bianchi. “A impunidade apontada pelos alunos é a principal causa desse ciclo”

Também concluíram que os alunos “normalizaram” a violência psicológica. “Para eles, as ofensas e xingamentos são um tratamento natural. Os alunos não classificaram esse comportamento como uma forma de violência verbal e psicológica”, explica Jessica Palandi.

Para as estudantes, a violência é um assunto complexo e multifacetado com grande potencial de disseminação na sociedade. “É urgente a discussão coletiva das questões sociais, de gênero e desigualdade que permeiam o cotidiano da população. A violência é um problema social e de saúde pública que precisa ser reconhecido e combatido, finaliza Renata Bianchi.