Alunos chegam para apresentar suas pesquisas no segundo dia do Conic

Depois de um primeiro dia cheio de apresentações de trabalhos e uma roda de conversas sobre o direito à cidade, nesta sexta (29), o 19º Conic-Semesp teve continuidade nesta sábado (30) na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. No período da manhã e início da tarde, estudantes de graduação de vários cursos mostraram suas pesquisas em painéis e em salas de aula, com foco em quatro áreas de conhecimento: Ciências Biológicas e Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas e Sociais; e Ciências Sociais e Aplicadas.

As pesquisas apresentadas ao longo de todo o 19º Conic-Semesp concorrem a prêmios no valor de R$ 2.000,00 na categoria Concluído, e no valor de 1.000,00 na categoria Em Andamento. Haverá o Prêmio Especial para o melhor trabalho “Concluído”, selecionado entre os ganhadores, no valor de R$ 2.000,00, e também o Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental de R$ 1.500,00 para o melhor trabalho Concluído cujo foco da pesquisa esteja relacionado à preservação do meio ambiente ou descoberta de alternativas sustentáveis, do ponto de vista ambiental. A cerimônia de premiação encerra o congresso no final do dia.

A estudante de Psicologia Mariana Hildebrand de Araújo

Jogos eletrônicos
Em um mundo cada vez mais conectado, as novas gerações têm crescido tendo contato com a tecnologia desde cedo. A partir daí, a estudante do décimo semestre de Psicologia Mariana Hildebrand de Araújo apresentou “Atenção e jogos eletrônicos: avaliação da eficácia de uma intervenção com estudantes universitários”, que busca investigar a influência do hábito de jogar videogames no comportamento humano, em especial na questão da atenção dirigida e alternada dos usuários.

“É preciso olhar os resultados da pesquisa com um olhar crítico”, afirmou a estudante, que aplicou testes e treinos a estudantes de 19 e 34 anos de diferentes cursos. “Mas a aplicação de treinos com duração entre 15 e 20 minutos mostra que os jogos eletrônicos influenciam na atenção do usuário de acordo com sua idade, sexo e curso. Por exemplo, quanto maior a idade da pessoa, menor é a influência dos jogos na atenção do usuário. No caso de mulheres, a influência também é menor em relação aos homens”, pontuou a estudante, que ainda destaca a habilidade motora do usuário como fator determinante dessa influência.

A estudante de Psicologia Daniela Silva Lopes

Discursos racistas
O trabalho “A Construção Discursiva dos Discursos Racistas no Jornalismo Digital”, da estudante de Psicologia do sexto semestre Daniela Silva Lopes analisa o crescimento dos discursos intolerantes a partir de uma contraofensiva dos movimentos progressistas e identitários relacionados às questões de raça. De acordo com a estudante, o objetivo da pesquisa, que ainda está em andamento e analisará matérias do jornal El País e postagens da rede social Faceboo, é mostrar como alguns textos corporificam preconceitos e ajudam na propagação de discursos de ódio.

A estudante de Hotelaria Isabela Orsini Hehl Madeira

Turismo canábico
O Brasil ainda possui uma forte cultura de preconceito envolvendo o consumo de maconha. A pesquisa da estudante Isabela Orsini Hehl Madeira usa o Uruguai, um dos primeiros países a liberar o consumo da erva tanto de forma medicinal quanto recreativa, para mostrar as possibilidades do turismo canábico. “Quais os benefícios do turismo canábico no setor hoteleiro no Uruguai e como eles poderiam ser replicados aqui no Brasil caso o consumo da maconha fosse liberado?”, questiona a estudante do último ano do curso de Hotelaria. “O meu interesse é ver como o mercado de hotelaria e gastronômico poderia ser afetado economicamente de maneira positiva por esse novo mercado”.