Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp, em uma das reuniões das Redes de Cooperação

2021, o ano das Redes de Cooperação. Essa é uma das bandeiras do Semesp para esse ano, reforçando o estratégico e importante papel das redes para a sustentabilidade das instituições de ensino superior, ainda mais em um momento de crise como o atual gerado pela pandemia da Covid-19. Para dar o pontapé na ideia, o Semesp realizou no final de fevereiro e início de março, as primeiras reuniões de 2021 das Redes de Cooperação do Semesp. As redes discutiram, entre outras questões, a dinâmica e periodicidade das próprias reuniões, bem como a eleição periódica de um coordenador para cada rede.

Outro tópico debatido foi a implantação de reuniões inter-redes. “Queremos fortalecer ainda mais o projeto Redes de Cooperação em 2021”, afirmou o diretor de Inovação e Redes do Semesp, Fábio Reis, durante a abertura de uma das reuniões. “Uma das nossas metas, por exemplo, é realizar reuniões inter-redes para que as IES de diferentes redes possam trocar experiências e discutir possíveis desafios, projetos e temas em comum”, salientou. “A ideia é criar novas conexões entre os participantes do projeto, buscando pontos de encontro que podem ser trabalhados por todas as redes de forma única”.

A proposta foi bem recebida pelas redes. “Essa é uma forma das IES e redes cooperarem ainda mais entre si”, destacou Guilherme Marcondes, representante do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), integrante da Rede 11. “Estamos sempre buscando informações nas redes e essa aproximação entre elas é uma maneira de fecharmos mais serviços coletivos que barateiam os custos”, avaliou João Otávio Bastos Junqueira, da UNIFEOB, integrante da Rede Pioneira2.

Ainda na pauta das reuniões, os representantes das IES relataram como tem sido a estratégia de retomadas das aulas presenciais e remotas e a questão das matrículas, tópicos que têm afligido a maioria das instituições privadas em virtude das restrições às atividades presenciais e aos atrasos gerados na captação de novos alunos em virtude do adiamento do Enem.

Atualmente, o Semesp tem um papel de mentoria e coordenação geral de 13 redes, que englobam 75 IES de todas as regiões do país.


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