Eric Mazur e Bennett Goldberg participam de capacitação do STHEM Brasil 2015

O ENIAC Guarulhos foi palco da terceira capacitação do STHEM Brasil 2015 na última quarta-feira (dia 5 de agosto) que contou com o apoio do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp). Eric Mazur, físico de Harvard e Bennett Goldberg, Universidade de Boston, ambas instituições dos Estados Unidos, ministraram workshops de capacitação em Metodologias Ativas de ensino. O Consórcio conta com 35 universidades consorciadas em todo o Brasil.

Durante apresentação no MasterClass, Mazur afirmou que os professores devem resolver o conflito como treinador e não juiz. “É necessário que o docente esteja ciente que ele não pode julgar. Eu sempre fiquei como avaliador mesmo durante uma avaliação”, destaca Eric Mazur. Ainda segundo o educador, ao adotar esta postura o professor conquista respeito mútuo de colegas de profissão e discentes de todas as disciplinas.

Para Carlos Xavier, da UniItalo, a missão indicada por Mazur é tida como mais fácil na aplicação de disciplinas consideradas exatas. O docente é químico e afirma que é justamente esta atitude que toma nas aulas de Estatística. “Eu fico imaginando como deve ser desafiador para docentes da área de humanas adotar esse processo de avaliador. Um exemplo, é a Filosofia, que exige discussões fervorosas, atuais e, a todo tempo, moldáveis”, acrescenta o professor.

A exemplo das dezenas de IEs, o Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Unidade Lorena- Campus São Joaquim, também investe em seus docentes. Participaram desta etapa da capacitação cerca de 15 profissionais. Durante as mais de 3 horas em que expôs o conteúdo de uma vida inteira dedicada à melhoria do ensino, o físico Eric Mazur destacou a importância do aprender a aprender. “O momento em que você conclui a graduação e adquire o diploma é a exata hora em que o aprendizado começa. É quando o aluno tem de assimilar o conteúdo sozinho”, ressalta.

O grande desafio, segundo ele, é como o estudante irá aprender se não aprendeu a aprender na universidade. “É neste contexto que se torna muito importante aprender todos os dias, aprender com a vida, aprender a aprender em sala de aula. Eu acho que não damos a possibilidade do aluno desenvolver essa habilidade e uma forma de fazer isso é por meio da chamada”Revisão por Pares Calibrada”, avalia Mazur.

Neste método o docente repassa aos estudantes um trabalho, uma dissertação, por exemplo. Em seguida, explica como vai avaliar o estudante. Ou seja, ele dá os feedbacks ao aluno, mas não uma nota. A intenção é que o estudante não se prenda à nota, mas sim ao que realmente entendeu da dissertação e das orientações dadas pelo professor. Desta forma, ele avalia o seu próprio trabalho.

E justamente o fato de ter de aprender a aprender é o que trouxe um número ainda maior de docentes de volta para a sala de aula. Cerca de 204 professores de 50 instituições de ensino de todo o Brasil, sendo 29 já consorciadas, participaram da terceira capacitação do Consórcio STHEM em 2015. No primeiro semestre, na UniÍtalo, em São Paulo, e no UNISAL, em Lorena, mais de 200 educadores haviam participado dos workshops. Em 2014, outros 120 também participaram da formação com professores de Harvard e Boston, Estados Unidos, e da Escola Politécnica de Montreal, no Canadá.

Além de Mazur, a capacitação do Consórcio STHEM Brasil também contou com workshop de Bennett Goldberg, da Universidade de Boston, Estados Unidos. Ele falou sobre “Ensino Hibrido e Sala de Aula Invertida”. “Cada situação exige do docente uma atuação diferente. Saber entender a forma como essa dúvida pode ser sanada é que faz toda a diferença”, conclui Bennett.

Sobre o STHEM Brasil: www.sthembrasil.com

Fonte: Assessoria de Imprensa da Unisal de Lorena