Painel 1

Inspirado pelo Papa Francisco, esse painel abordará a importância do desenvolvimento de um olhar sistêmico para a formação de líderes conscientes, preparados e inspiradores para promovermos as mudanças necessárias que a nossa sociedade e planeta precisam.

17 de Agosto de 2021

das 18h às 19h

Painelistas

Jandaraci Araujo

Jandaraci Araujo, Sustentabilidade e Impacto Social no Santander. Foi Subsecretária Empreendedorismo Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo e Ex-Diretora Executiva do Banco do Povo Paulista. É Conselheira da Kunumi SA, do CIEE – SP e também faz parte Conselho Emérito do Capitalismo Consciente Brasil. Também é palestrante, professora de Finanças Corporativas de pós-graduação e consultora. Possui MBA em Finanças e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas, MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Se especializou em Gestão Estratégica pela Business School e Inteligência Competitiva pela ESPM São Paulo. Janda também é conselheira da Women in Leadership in Latin America (WILL), ONG voltada para o empoderamento feminino nas organizações.

Evgeny Afineevsky

Evgeny Afineevsky é um diretor indicado ao Oscar e ao Emmy. Atualmente ele está lançando seu novo documentário, FRANCESCO, que retrata a jornada ao lado do Papa Francisco em sua inspiradora e contínua missão nestes dias sombrios para a humanidade, para unir as pessoas do mundo através de atos de amor e bondade, indo além das barreiras religiosas. Este longa é um “apelo à ação” e uma mensagem de esperança, humanidade, compaixão, unidade e redenção dentro das trevas dos nossos tempos.

Marcus Barão

É Presidente do Conselho Nacional da Juventude do Brasil, Coordenador do Atlas das Juventudes e Consultor para a temática de juventudes e políticas públicas de juventudes. Possui 17 anos de experiência no trabalho com jovens, com liderança juvenil, na mobilização, articulação e desenvolvimento de estratégias e projetos com jovens no Brasil e em diferentes partes do mundo. Em 2021 foi nomeado Embaixador Global da UBUNTU UNITED NATIONS, iniciativa presidida por José Ramos Horta, Laureado com o Prêmio Nobel da Paz, que ainda conta com o alto patrocínio do Secretário Geral da Organização das Nações Unidas e irá capacitar, inspirar e mobilizar jovens em 193 países do mundo.

Inscrições encerradas

Próximos painéis

21 de setembro/21

Crises econômicas, aumento
da pobreza e da fome

O planeta vive uma de suas piores crises econômicas e isso foi ainda mais agravado pela pandemia da Covid-19. Pela primeira vez na história recente do país, a economia sofre com choque de oferta e de demanda ao mesmo tempo. Quedas no mercado de ações, fechamento de empresas, desemprego e outras questões têm afetado diretamente o aumento da pobreza. Políticas públicas são suficientes para a reversão desse cenário? O que nós, enquanto educadores, podemos fazer e ainda não estamos fazendo?

19 de outubro/21

Gênero e diversidade

A riqueza de uma sociedade e de uma cultura é a mistura e a diversidade que nós, como cidadãos, temos. Estamos educando as pessoas para conhecerem suas forças e potenciais e aceitarem os outros da maneira que eles são? O que as instituições de ensino superior estão fazendo para educar as pessoas sobre igualdade e promover uma sociedade mais empática e justa?

16 de novembro/21

Mudanças Climáticas

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas responsável por produzir informações científicas, afirma que há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação do homem. Essa seria a década decisiva para o futuro do planeta que conhecemos? Como autoridades e população vêm lidando com as irrefutáveis mudanças climáticas? Como os países estão se articulando para priorizar ações climáticas mais robustas? Quais são os impactos colaterais dessa crise? Como todos podemos nos tornar agentes de mudanças?

15 de fevereiro/22

Crise dos refugiados

O mundo está enfrentando a maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial. A presença de conflitos armados faz com que as populações busquem abrigo em países pacíficos e a atual mudança climática também contribui para que muitos cidadãos deixem suas cidades. O número de pessoas deslocadas em todo o planeta agora ultrapassa 80 milhões. Como as instituições de ensino superior abordam esse tema? Como o Brasil está lidando com essa crise?