Painel 2

Crises econômicas, aumento da pobreza e da fome

O planeta vive uma de suas piores crises econômicas e isso foi ainda mais agravado pela pandemia da Covid-19. Políticas públicas são suficientes para a reversão desse cenário de recessão, aumento da pobreza e fome e desemprego? O que nós, enquanto educadores, podemos fazer e ainda não estamos fazendo?

21 de Setembro
de 2021

das 18h às 19h

Painelistas

Alcione Albanesi

Alcione Albanesi é empresária e uma das maiores empreendedoras sociais do país. Foi presidente e fundadora da FLC, empresa que se tornou líder no mercado de lâmpadas no Brasil. Em 1993 fundou os Amigos do Bem, uma das instituições de maior impacto social, que transforma milhares de vidas no sertão nordestino. Vencedora de diversos prêmios, como Empreendedor do Ano, da Ernest Young, Projeto Generosidade, da Ed. Globo, Mulher Claudia, Trip Transformadores, Personalidade Social do Lide 2018, além de ter sido homenageada com o título de Cidadã Pernambucana e Cearense.

Dario Neto

Dario Neto é co-fundador e foi CEO nos primeiros 4 anos do Grupo Anga, holding que abriga as operações da Eureca, Tribo, 08 e Qura e opera em autogestão e remota desde a sua fundação. Assumiu recentemente a posição de CEO de Anga&Din4mo, uma plataforma de empreendedorismo e inovação orientada para impacto que nasceu em 2021 após a fusão da Din4mo e do Grupo Anga. Foi também conselheiro deliberativo do Instituto Capitalismo Consciente do Brasil de 2017 a 2019 e é o atual Diretor Geral na gestão 2020/22. É ainda conselheiro global do Capitalismo Consciente, colunista HSM e Época Negócios em liderança consciente e sustentabilidade, em conjunto com lideranças do Sistema B no Brasil e América Latina. Foi um dos 2 jovens escolhidos pelo governo como “Delegado Oficial do Brasil” no Y20 em 2019 no Japão.

Samuel de Abreu Pessôa

Samuel de Abreu Pessôa é doutor em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Sócio da JBFO São Paulo, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas no Rio de Janeiro e colunista do jornal Folha de São Paulo. Tem experiência na área de crescimento e desenvolvimento econômico, atuando principalmente nas questões relacionados a taxas, gastos e educação no Brasil. Autor de diversos artigos acadêmicos publicados em revistas nacionais e internacionais foi premiado na Haralambos Semionides – ANPEC como melhor tese do ano de 1995.

Inscrições encerradas

Próximos painéis

19 de outubro/21

Gênero e diversidade

A riqueza de uma sociedade e de uma cultura é a mistura e a diversidade que nós, como cidadãos, temos. Estamos educando as pessoas para conhecerem suas forças e potenciais e aceitarem os outros da maneira que eles são? O que as instituições de ensino superior estão fazendo para educar as pessoas sobre igualdade e promover uma sociedade mais empática e justa?

16 de novembro/21

Mudanças Climáticas

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas responsável por produzir informações científicas, afirma que há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação do homem. Essa seria a década decisiva para o futuro do planeta que conhecemos? Como autoridades e população vêm lidando com as irrefutáveis mudanças climáticas? Como os países estão se articulando para priorizar ações climáticas mais robustas? Quais são os impactos colaterais dessa crise? Como todos podemos nos tornar agentes de mudanças?

15 de fevereiro/22

Crise dos refugiados

O mundo está enfrentando a maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial. A presença de conflitos armados faz com que as populações busquem abrigo em países pacíficos e a atual mudança climática também contribui para que muitos cidadãos deixem suas cidades. O número de pessoas deslocadas em todo o planeta agora ultrapassa 80 milhões. Como as instituições de ensino superior abordam esse tema? Como o Brasil está lidando com essa crise?

Temas anteriores

17 de agosto/21

Liderança

Inspirado pelo Papa Francisco, esse painel abordará a importância do desenvolvimento de um olhar sistêmico para a formação de lideres conscientes, preparados e inspiradores para promovermos as mudanças necessárias que a nossa sociedade e planeta precisam.