O Projeto

O projeto consiste em encontros e discussões sobre temas contemporâneos como questões humanitárias, ambientais e sociais, com o objetivo de engajar e desenvolver a responsabilidade social e uma mentalidade sistêmica da comunidade acadêmica, empoderar o papel dos alunos e melhorar a cooperação entre o ensino superior e a sociedade.

Já em sua origem, na sociedade medieval, as instituições de ensino sempre contribuíram para a dinâmica da sociedade. Espera-se que, através do projeto Diálogos Contemporâneos, as instituições de ensino superior fortaleçam os seus laços com a sociedade e atuem como parceiras no desenvolvimento e implementação de soluções para as atuais necessidades mundiais.

Pandemia, mudança climática, conflitos sociais, crise de refugiados, pobreza extrema, desigualdade de gênero, recessão econômica, polarização política e proliferação descontrolada de notícias falsas são alguns dos problemas que o mundo enfrenta atualmente e que este projeto abordará. Vivemos um cenário complexo, que impacta a todos e exige o engajamento de toda a comunidade acadêmica, principalmente dos alunos, que têm histórico de reivindicações sociais, na busca de soluções.

Acreditamos que com o engajamento dos jovens em assuntos de tal relevância e o papel das instituições de ensino com a inserção das discussões profissionais no cotidiano acadêmico, poderemos desenvolver uma geração mais consciente e lideranças que atuem na defesa do meio ambiente e uma sociedade mais justa.

Este projeto é destinado à causa social e não haverá transações financeiras ou lucratividade de nenhuma das partes. Todos os eventos e materiais serão públicos e gratuitos para toda e qualquer pessoa que tiver interesse em acessá-los.

Estrutura do Projeto

Inspiração dos painéis:

Os primeiros diálogos serão baseados nos temas abordados no filme Francesco de Evgeny Afineevsky, disponível no canal de streaming Discovery +, e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Evgeny Afineevsky já foi indicado ao Oscar em 2016, na categoria de Melhor Documentário em Longa- metragem por Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom

Pílulas de conhecimento:

Os painéis serão editados para se tornarem um material didático disponível para todas as instituições de ensino superior brasileiras, sejam elas públicas ou privadas, utilizarem em aulas e eventos acadêmicos.

Conteúdo no 23º Fnesp

Maior Fórum de Ensino Superior da América Latina, que será realizado em outubro/2021.

Primeiros Temas

17 de agosto/21

Liderança

Inspirado pelo Papa Francisco, esse painel abordará a importância do desenvolvimento de um olhar sistêmico para a formação de lideres conscientes, preparados e inspiradores para promovermos as mudanças necessárias que a nossa sociedade e planeta precisam.

21 de setembro/21

Crises econômicas, aumento
da pobreza e da fome

O planeta vive uma de suas piores crises econômicas e isso foi ainda mais agravado pela pandemia da Covid-19. Pela primeira vez na história recente do país, a economia sofre com choque de oferta e de demanda ao mesmo tempo. Quedas no mercado de ações, fechamento de empresas, desemprego e outras questões têm afetado diretamente o aumento da pobreza. Políticas públicas são suficientes para a reversão desse cenário? O que nós, enquanto educadores, podemos fazer e ainda não estamos fazendo?

19 de outubro/21

Gênero e diversidade

A riqueza de uma sociedade e de uma cultura é a mistura e a diversidade que nós, como cidadãos, temos. Estamos educando as pessoas para conhecerem suas forças e potenciais e aceitarem os outros da maneira que eles são? O que as instituições de ensino superior estão fazendo para educar as pessoas sobre igualdade e promover uma sociedade mais empática e justa?

16 de novembro/21

Mudanças Climáticas

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas responsável por produzir informações científicas, afirma que há 90% de certeza que o aumento de temperatura na Terra está sendo causado pela ação do homem. Essa seria a década decisiva para o futuro do planeta que conhecemos? Como autoridades e população vêm lidando com as irrefutáveis mudanças climáticas? Como os países estão se articulando para priorizar ações climáticas mais robustas? Quais são os impactos colaterais dessa crise? Como todos podemos nos tornar agentes de mudanças?

08 de março/22

Crise dos refugiados

O mundo está enfrentando a maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial. A presença de conflitos armados faz com que as populações busquem abrigo em países pacíficos e a atual mudança climática também contribui para que muitos cidadãos deixem suas cidades. O número de pessoas deslocadas em todo o planeta agora ultrapassa 80 milhões. Como as instituições de ensino superior abordam esse tema? Como o Brasil está lidando com essa crise?

 

Mais informações

Será realizado 1 diálogo em formato de painel por mês (exceto em julho, dezembro e janeiro, que são meses de férias escolares no Brasil).

18h às 19h30

A definir de acordo com cada episódio.

2.608

INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EXISTENTES NO BRASIL:

(302 públicas e 2.306 privadas)

8.6mi

ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS

O Semesp pretende atingir todas as Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do Brasil, independente de serem associadas ao Semesp ou não, gestores educacionais, estudantes universitários e comunidade em geral.

O Semesp realizará toda a divulgação voltada para as instituições para que elas engajem seu corpo docente e discente a participar do debate. Além disso, o Semesp divulgará os painéis para toda a sua base de alunos, contando 250 mil contatos.

Sobre os Realizadores

Sobre o Semesp

O Semesp é uma entidade representativa que congrega um grupo expressivo de Instituições de Ensino Superior do Brasil e tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecendo soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país e preservando, protegendo e defendendo o segmento privado do ensino superior brasileiro. São mais de 500 Instituições de Ensino Superior associadas, de 24 estados brasileiros, o que representa um total de 2,8 milhões de alunos.

Saiba mais: www.semesp.org.br

Sobre o Centro Universitário Newton Paiva

Com 48 anos de história, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. Oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU.

Saiba mais: www.newtonpaiva.br

Sobre o Centro Universitário Facens

O Centro Universitário Facens é considerado uma das melhores instituições de ensino superior no Brasil, com nota máxima (5) do MEC. A instituição possui 45 anos de história, com foco na formação cidadã e empreendedora de seus alunos, e na busca constante por inovação social e tecnológica. Oferece 14 cursos de graduação e 29 de pós-graduação, abrangendo áreas como engenharia, tecnologia, arquitetura e urbanismo, liderança e marketing digital. A Facens é o primeiro campus 5G no estado de São Paulo e conta com mais de 50 laboratórios especializados e mais de 10 centros de inovação. A Facens desenvolveu um conceito denominado Smart Campus, que alinha sua missão com todos os seus stakeholders através das necessidades de cidades inteligentes e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Saiba mais: www.facens.br