Tradição desde os antigos povos, época é propícia à reflexão e ao planejamento das ações para o próximo período Nas antigas religiões pagãs praticadas pelos povos do hemisfério norte ainda antes de Cristo, nesta época do ano celebrava-se a chegada do solstício de inverno. A festa chamada Sambaim pelos celtas marcava a passagem do período mais sombrio do ano, em que as plantações morriam para dar início a uma nova semeadura. Assim, era um tempo também de reflexão, de repensar os atos passados e de planejar a próxima colheita. Com a expansão do cristianismo a tradição pagã foi adaptada então ao calendário que hoje, ao menos no mundo ocidental, seguimos, celebrando o nascimento de Jesus e a chegada do ano-novo. O período, no entanto, ainda continua a ensejar uma avaliação das ações anteriores para projetar as futuras realizações. Também no setor brasileiro de educação acadêmica, a época do ano é marcada pelas avaliações divulgadas pelo Ministério da Educação. Enem, Enade, CPC e IGC são algumas das siglas que devem ser acompanhadas para o planejamento do próximo período, pois apesar das consistentes críticas, reportadas frequentemente por esta revista, à forma como tais indicadores são utilizados para auferir a qualidade das instituições universitárias, são esses os dados oficiais que regulam o sistema de ensino superior no país. Após a divulgação pelo MEC da última avaliação, e o anúncio da suspensão do vestibular de 200 cursos de humanas com notas insatisfatórias, o ministro Aloizio Mercadante defendeu a rigorosa punição em nome da melhora da qualidade do ensino. “Se fechamos o vestibular, [a instituição] tem uma vida vegetativa, fica muito prejudicada. É um recado muito forte”, considerou Mercadante. Para não ficar refém dos resultados externos e estar sempre em busca do aperfeiçoamento é preciso que a instituição empreenda um sistema próprio de avaliação. O exercício compõe o planejamento institucional necessário nesta temporada de reflexão para que, como os celtas, se esteja preparado para atravessar o rigoroso inverno.
Afinal, o que está acontecendo com a pós-graduação?
8 de maio de 2024Pesquisa do Instituto Semesp aponta os desafios que as IES estão enfrentando. Confira coluna de Márcio Sanches para a Revista Ensino Superior.
Universidade deve agir para frear o bullying
7 de maio de 2024Embora combatida por lei, a intimidação sistemática ainda é recorrente na sala de aula e afeta diretamente o processo de formação dos alunos – sejam...
José Roberto Covac, a falta que ele fará
4 de abril de 2024Especialista deixa um legado de grandes conquistas para a educação superior brasileira. Profissionais do setor prestam suas homenagens.
Polo aglutinador das IES, Semesp comemora 45 anos
25 de março de 2024O que foi uma iniciativa para organizar o setor que começava a crescer de forma vigorosa nos anos 1970, chegando a quase 80% dos universitários...
Reputação é chave para atrair alunos
11 de março de 2024Luiz Cláudio Costa, do IESB, fala sobre a qualidade da educação superior e a diferença entre valor e preço
Educação continuada digital crescerá 16% ao ano até 2030
16 de fevereiro de 2024Cursos modulares, muitos tutores e metodologias ativas marcam bons EAD
5 de fevereiro de 2024Respeitadas e reconhecidas em todo o mundo, a Open University e a Universidade Aberta da Catalunha são duas instituições de ensino que trabalham exclusivamente com...
Balanço: MEC avança no primeiro ano
15 de janeiro de 2024Especialistas analisaram os principais feitos da Pasta e opinaram para onde o órgão deve caminhar em 2024. Confira matéria da Revista Ensino Superior
Revista Ensino Superior: Inep anuncia mudanças nas avaliações
14 de novembro de 2023Evento promovido pelo Instituto de Estudos Avançados da USP contou com a participação de Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp.
Revista Ensino Superior: IES precisam buscar novo modelo
8 de novembro de 2023Confira artigo na íntegra de Maurício Garcia, do Conselho Editorial da Revista Ensino Superior, sobre os desafios que a educação superior enfrenta.
Revista Ensino Superior: Falta prática didática na formação docente
6 de novembro de 2023Em entrevista, Ricardo Henriques comenta aspectos relevantes da reforma do ensino médio, aborda estratégias de permanência de jovens cotistas nas IES e aponta aperfeiçoamentos na...
Revista Ensino Superior: IES precisam se preparar para demandas corporativas
18 de outubro de 2023Modelos de ensino tradicionais não têm sido capazes de entregar as novas competências na velocidade exigida pelo mercado.