Cerca de 1,2 milhão de estudantes ou formados inadimplentes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) podem, a partir desta terça-feira (7), renegociar as dívidas com até 99% de desconto. Anunciada na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a renegociação especial foi publicada nesta segunda-feira (6) em resolução em edição extraordinária do Diário Oficial da União.

Os débitos poderão ser renegociados em condições especiais no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal. O devedor deve procurar a agência do banco responsável pelo financiamento. Não apenas pessoas inadimplentes poderão renegociar. Qualquer cidadão terá direito a refinanciar o Fies em condições vantajosas, mesmo quem estiver com as parcelas em dia.

Os maiores descontos, no entanto, virão para estudantes com contratos assinados até o fim de 2017 e com débitos em atraso em 30 de junho deste ano. Essa categoria ganhará uma renegociação especial nos moldes das transações tributárias, tipo de parcelamento especial com a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Confira a resolução na íntegra

O gerente para Financiamentos do Semesp, Alexandre Mori, falou em vídeo sobre a resolução:

Em caso de dúvidas, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil disponibilizaram canais oficiais de atendimento para esclarecer dúvidas relacionadas à renegociação de dívidas do Fies.

Caixa Econômica Federal

4004-0104 – Alô Caixa (Capitais e Regiões Metropolitanas)

0800 104 0104 – Alô Caixa (Demais Regiões)

Banco do Brasil

(61) 4004-0001 – WhatsApp

4004-0001 (Central de Atendimento Capitais e Regiões Metropolitanas)

0800 729 0001 (Demais Localidades)

*Com informações da Agência Brasil