Esta terça, 28 de janeiro, marcou o primeiro dia da Formação de Facilitadores, dedicada à capacitação de docentes de Instituições de Ensino Superior associadas ao Semesp. Fruto da parceria inovadora entre o Semesp e a Wadhwani Foundation (WF) gerada na Missão Internacional de 2019 à Índia, o curso é realizado pela Universidade Corporativa do Semesp e ministrado pelo Head da Wadhwani Entrepreneur – Brasil, Leandro Costa.

O programa tem a meta de levar educação empreendedora para os alunos das Instituições de Ensino Superior privadas a fim de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico desse público. A capacitação aos docentes foi iniciada em novembro de 2019 – em formato online – e agora chega à etapa presencial, na qual os professores/facilitadores terão 4 dias inteiros de imersão em conceitos e atividades práticas, para que sejam habilitados a aplicar os conceitos para os estudantes nas universidades ao longo do primeiro semestre de 2020.

A ideia é desenvolver as competências empreendedoras desses grupos de discentes para a abertura de oportunidades na carreira de cada um, independentemente do caminho que venham a escolher e/ou da área de atuação. O conteúdo será oferecido em uma disciplina eletiva ou obrigatória (a critério de cada IES).

Números

Com turmas fechadas de 50 professores vindos de 20 IES provenientes de 10 diferentes estados brasileiros, o programa acredita envolver, já neste primeiro ciclo, cerca de 2,5 mil estudantes de todas as regiões brasileiras. “Nossa meta é escalonar e atingir o maior número possível de alunos do ensino superior para alcançarmos as metas de promover o desenvolvimento socioeconômico e gerar impacto relevante e consistente aos jovens e à comunidade no seu entorno”, destaca Costa. “É um curso ‘mão na massa’, que desperta interesse e engajamento de um grande número de participantes, em todos os locais por onde já passou”, complementa.

Com amplo apoio do Semesp e interesse de mais de 20 instituições de ensino superior inscritas, o programa tem demonstrado ótimas perspectivas para esse ano de estreia no Brasil. Os projetos desenvolvidos por alunos das IES nacionais que se destacarem terão oportunidades de participar de competições internacionais de startups, além de acesso global à fundação e às iniciativas já realizadas em outros países.

A formação de professores não termina aqui. Após a capacitação presencial, dividida em 2 turmas de 25 docentes com carga horária total de 36 horas, os educadores permanecerão conectados com a WF, que irá fornecer mentoria e suporte para a implementação e acompanhamento do programa. A segunda turma começa na próxima segunda, 3 de fevereiro, e prossegue até quinta, 6.