O Semesp realizou nesta quarta, 21, em São José dos Campos, a 15ª edição das Jornadas Regionais. O evento é voltado para mantenedores, gestores e profissionais de Instituições de Ensino Superior, educadores, coordenadores, docentes e pesquisadores.

Pela manhã, Rodrigo Capelato, diretor executivo da entidade, apresentou os dados mercadológicos das Regiões de Governo de São José dos Campos, Caraguatatuba, Cruzeiro, Guaratinguetá e Taubaté, compostas por 39 municípios, além de dados do setor no Brasil e no estado de São Paulo, das redes públicas e privadas.

De acordo com Capelato, o gráfico de matrículas no ensino superior corrobora o discurso de grande parte da sociedade de que o país precisa implementar políticas públicas para a educação. “Quando analisamos o crescimento de matrículas por períodos, observamos alguns marcos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Prouni, Novo Fies, entre outros, que foram essenciais para a expansão do setor”, explicou o diretor executivo.

Entretanto, Capelato lamentou que, mesmo com essas políticas, ainda hoje a taxa de escolarização líquida no Brasil é de apenas 17,8%. “Temos um atraso de quase 100 anos em relação aos Estados Unidos, por exemplo. De qualquer forma, precisamos de alguma estratégia para inserir a população no ensino superior”, ponderou.

Em seguida à apresentação de Rodrigo Capelato, Francisco Elíseo Fernandes Sanches, diretor Administrativo-Finaceiro da Fundação Hermínio Ometto, abordou o tema O processo de Planejamento Estratégico da FHO desenhado com base na análise de Dados Mercadológicos.

Para o palestrante, os dados mercadológicos são o maior subsídio utilizado para a elaboração do planejamento estratégico da IES. “Estamos usando esse processo há 15 anos, quando percebemos que não queríamos ‘tocar o negócio’, mas sim fazer gestão”, afirmou.

Sanches explicou que a Fundação Hermínio Ometto utiliza o Modelo de Excelência em Gestão, da Fundação Nacional de Qualidade, para desenvolver suas práticas estratégicas. “A partir desse modelo, toda a estrutura de liderança tem que elaborar estratégias e planos, focando em resultados variados: econômico-financeiros, ambientais, sociais, relativos aos clientes, relativos à força de trabalho, produtos e processos”, citou.

Francisco Elíseo, detalhou o planejamento estratégico da FHO e apresentou algumas dicas para a elaboração do documento. “É preciso, por exemplo, garantir a estrutura para a elaboração do mesmo. O documento não nasce espontaneamente”, reforçou. “A IES deve confiar e envolver as pessoas para que elas tenham compromisso e mantenham uma visão realista, principalmente em relação ao cenário interno da instituição”, defendeu. Por fim, Elíseo destacou a importância da elaboração de indicadores e do acompanhamento das metas, além do foco na execução das ações descritas no documento.

À tarde, com transmissão online, Gabrielle Ferreira Fernandes, sócia diretora da Hai Consultoria e Varejo, palestrou sobre “Como serviços diversificados nas IES podem melhorar a experiência dos alunos”.

A 15ª edição das Jornadas Regionais conta com o apoio do Grupo A, CRM Educacional, Fundacred, Canvas, Creduc Plataforma de Gestão.

As próximas etapas das Jornadas Regionais serão realizadas em Campinas (11 de setembro) e São José do Rio Preto (22 de outubro).