Pensar e Planejar hoje: ações para executar na IES nos
próximos 5 anos


APRESENTAÇÃO
DE CASES

 

Case
A
– É possível atender ao MEC, INEP, mercado e corporação com qualidade e
sustentabilidade financeira.

Case
B
– Do PDI aos projetos de cursos: pertinência, adequação e coerência.

Case
C
– Integrando as áreas acadêmica, administrativa e financeira na construção da
inteligência da informação.

PENSAR

– no
itinerário avaliativo e regulatório.
– no E-Mec e sistemas ocultos.
– a respeito dos grandes erros, equívocos e dilemas das IES.

PLANEJAR
PARA:


capacitar o Pesquisador Institucional;
– que  a IES não seja apenas  preenchedora de formulários do MEC;
– utilizar as melhores práticas previstas na legislação;
– utilizar o conhecimento sobre regulação e avaliação;
– não “trabalhar” para o  MEC, mas planejar a IES. Atender as exigências
dos órgãos de regulação (SESU – SEED – SETEC – INEP) como conseqüência e não
como fim;
– que coordenador de curso e professor estejam empenhados  a fim de
estimular o aluno para a prova do ENADE, evitando ‘boicote’, ‘atitude
displicente’ e mostrando a vinculação da nota da IES  no ENADE e a
carreira profissional;
– a realização do ENADE pelo aluno: simulados, respostas ao formulário
sócio-econômico e outras ações;
– que o Pesquisador Institucional tenha todos os dados dos cadastros (IES,
cursos, ENADE) organizados.

EXECUTAR
PARA:


atingir os índices adequados para reconhecer cursos e recredenciar IES,
desvelando o contexto do ENADE, do IGC e do CPC;
– que PDI, Projeto Pedagógico de Curso e Planos de Ensino e Aprendizagem,
documentos  elaborados,  sejam referenciais  para garantir
resultados positivos  do  ENADE, Conceitos de Curso e de Instituição;
– que com base na interpretação das  entrelinhas das Diretrizes
Curriculares Nacionais e da legislação subseqüente ocorra:
– a coerência da Missão com a identidade da IES;
– o cumprimento do prazo de integralização dos cursos;
– aplicação correta dos conceitos de hora/aula e hora-relógio;
– atividades complementares;
– a utilização dos 20% do EAD;
– cumprir o SINAES e o ciclo avaliativo – a coerência entre as informações das
dez dimensões;
– ter um Plano de Carreira de Professores e de corpo Técnico – Administrativo
como ferramenta de gestão;
– integrar informações acadêmico-administratrivas e financeiras na construção
da inteligência da informação.

Formato
do Encontro:

O encontro será conduzido de forma dinâmica pelos palestrantes por meio de
cases, situações práticas do dia-a-dia das IES, destacando os principais
problemas e dando possíveis soluções e caminhos para a melhor gestão da
instituição de ensino.

O
participante poderá encaminhar duas questões de seu interesse a respeito dos
temas do Seminário (até sete dias antes) a fim de subsidiar os debates.

Cada
participante receberá um CD com todo o material do Seminário contendo cases,
bases de sustentação teórica, acadêmica e legal, bem como terá um painel com as
conclusões do Encontro.

Palestrantes


José  Roberto Covac, sócio da Covac Educação e Soluções e da Covac
Sociedade de Advogados, consultor jurídico do SEMESP e da ABMES;
– Rodrigo Capelato, formado em economia pela Universidade de São Paulo e MBA em
Administração pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São
Paulo, diretor executivo do SEMESP;
– Ana Gracinda Queluz, pedagoga pela Universidade de São Paulo, mestre em
Educação  pela PUC/SP e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento
Humano pela Universidade de São Paulo;
– Adriano Dias Sousa, economista, MBA em finanças empresariais pela FGV, MBA em
Gestão e Liderança organizacional pela OUI – Organização Universitária
Interamericana (University Of Ottawa) e Mondreal (École de Technologie
Supérieure), Diretor financeiro da Unisu;
– e outros convidados.

Informações

Local: Hotel Grand
Hyatt.
Endereço: Av. das Nações Unidas, 13301, São Paulo, São Paulo, Brasil. CEP:
04578-000
Horário: 8:30 às 17:00
Investimento: R$ 900,00 até 17/11 e R$ 990,00 até 24/11 (almoço e estacionamento inclusos).

Associados SEMESP tem 20% de desconto.

Os
associados ABMES, ABRAFI, ANACEU, Covac Sociedade de
Advogados e Covac Educação & Soluções têm 10% de desconto.

O valor da inscrição deverá ser depositado no Banco do Brasil, conta corrente
nº 23521-0, agência 0646-7, Covac Educação e Soluções, CNPJ 08.604.352;0001-68.
Em função do regime fiscal do Município de São Paulo, a Covac Educação &
Soluções encaminhará ao participante a Nota fiscal Eletrônica no e-mail
indicado pelo participante.
A comprovação do pagamento poderá ser encaminhada por e-mail a [email protected] ou para o
Fax:11-3061-3605 juntamente com o preenchimento dos seguintes dados na ficha
anexa.

Mais
informações:
no site www.covac.com.br/encontro,
ou pelos telefones (61)3321-2030 e (11)2476-3605

Caso
não queira receber mais nossos e-mails responda com o assunto CANCELAMENTO para [email protected]

REALIZAÇÃO:
Covac Educação & Soluções

 

São Paulo – 26 de novembro