Prof Hermes Ferreira Figueiredo durante a abertura do I Encontro de Universidades MetaRed Brasil, na Universidade Cruzeiro do Sul

O projeto MetaRed Brasil deu o seu primeiro passo nesta terça-feira, 8, durante o I Encontro de Universidades MetaRed Brasil, realizado na Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo. A MetaRed é um projeto colaborativo que dá forma a uma rede de áreas TICs (Tecnologia e Comunicação) de IES públicas e privadas para o compartilhamento de experiências em relação ao conhecimento tecnológico.

O evento foi aberto pelo diretor-executivo do Semesp, Rodrigo Capelato, que destacou o papel da entidade na formação e apoio de redes de cooperação entre instituições de ensino superior. “As redes estão DNA do Semesp, que trabalha para a aceleração dessas redes colaborativas, e é uma grande felicidade que nosso presidente, o Prof Hermes Ferreira Figueiredo, tenha sido escolhido para ser presidente da MetaRed no Brasil”, disse.

“Tive grande resistência para aceitar o convite de presidir a MetaRed Brasil porque não sou expert em tecnologia educacional, mas não me recuso a estudá-las e implementá-las em nossas IES e transformar o Semesp em mensageiro dessas práticas”, afirmou o Prof Hermes, que, além de presidente do Semesp e da MetaRed, é presidente do Grupo Educacional Cruzeiro do Sul.

“Nosso objetivo aqui é unir o maior número de IES para que elas troquem experiências, inicialmente na área TICs. A MetaRed é uma ação de aproximação efetiva entre IES que têm propósitos e missões bem delineadas para que elas juntas alcancem bons resultados de forma mais rápida”, explicou Hermes. “A globalização permite que indivíduos e empresas possam competir, conectar-se e colaborar mundialmente e precisamos, enquanto universidades, contribuir para esses fluxos de conhecimentos”, defendeu desejando que a MetaRed funcione nesse sentido.

Anderson Pereira, diretor da Universia, durante a abertura do I Encontro de Universidades MetaRed Brasil, na Universidade Cruzeiro do Sul

Para o diretor da Universia, Anderson Pereira, a MetaRed é uma plataforma para que lideranças de tecnologia possam se encontrar para debater, discutir, co-criar e construir um ensino superior melhor e mais estruturado para uma sociedade do século 21. “Essa colaboração será construída por vocês e a MetaRed só faz sentido se tivermos a participação de cada umas das IES. Ela é formada por IES e para IES. Vocês são os protagonistas dessa transformação”, pontuou.

A Universia apoia a MetaRed globalmente desde a criação do projeto em um encontro de reitores que aconteceu em Salamanca, na Espanha, em 2018. No encontro, a MetaRed foi criada a partir de três eixos: o impacto da tecnologia na educação, na pesquisa e no papel da universidade em um cenário digital. “A universidade não é um instrumento por si só, ela está inserida em um contexto e precisa estar aberta à sociedade e seus desafios. A universidade que se fecha não antevê o futuro e não consegue entender a dinâmica da sociedade e se integrar com ela”, avaliou.

Durante o evento, uma equipe da Universia e da MetaRed explicou melhor o funcionamento e projetos que estão sendo desenhados pela rede colaborativa. O gerente de projetos da Universia, Leonardo Bauer, reforçou que a MetaRed funciona sem cotas ou filiações atualmente em nove países. “Para uma universidade participar da MetaRed, basta ela querer. Nosso objetivo é fomentar a colaboração nacional e internacional, inicialmente no âmbito ibero-americano, para o compartilhamento de experiências, publicação de estudos e colaborações com órgãos governamentais e instituições, além de servir como um ponto de encontro para o debate e a reflexão”, explicou.

A apresentação contou ainda com a participação do coordenador Global da MetaRed, Tomáz Jiménez García, e do diretor do CIDU (Centro de Inovação Digital da Universidade) do Banco Santander na Universidade de Murcia, da Espanha. Eles detalharam como é a governança da MetaRed e explanaram sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos (como o Curso Internacional em Direção TICs para CIOs de Universidades, por exemplo, que acontecerá entre outubro de 2019 e maio de 2020) e os recursos disponíveis pela rede colaborativa, citando a relação com fornecedores e poupança de custos.

Os presentes puderam acompanhar ainda uma série de palestras sobre tecnologias educacionais e habilidades digitais e discussões em grupo sobre temas relevantes para as IES.