A profissão do biomédico está voltada principalmente para a pesquisa sobre doenças, exames clínicos, desenvolvimento de tratamentos, novas formas de prevenção e aumento da qualidade de vida da população em geral.  

A coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade Cruzeiro do Sul, Fernanda Borges, explica os principais campos de atuação para o profissional de nível superior da saúde: “O biomédico muitas vezes atua nos bastidores realizando análises clínico-laboratoriais, emitindo laudos que norteiam diagnósticos e fazendo análises microbiológicas e físico-químicas para o saneamento do meio ambiente. Outras vezes, atua na linha de frente sob supervisão médica em serviços de hemoterapia e diagnóstico por imagem.”

A professora também ressalta a competência de ensino e pesquisa em instituições públicas e privadas, gerando conhecimento e desenvolvendo novas tecnologias. Além disso, é uma área ampla que conta com 34 especializações.

O curso de biomedicina da Universidade Cruzeiro do Sul é um dos primeiros a incluir na matriz curricular o desenvolvimento de competências para atuação na área de biomedicina estética, a mais nova tendência do mercado na área.