Durante o segundo dia do IX Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular, o Prof. Hermes Ferreira Figueiredo prestou uma homenagem ao Prof. Gabriel Mario Rodrigues, que atua a mais de 40 anos representando instituições de ensino superior particular. O presidente do Semesp falou em nome da Diretoria e dos Associados da entidade.

O Prof. Gabriel Mario Rodrigues atuou como diretor da AESP e presidente, por 12 anos, do Semesp, e depois como presidente da ABMES, entidades que ajudou a fundar, e que, ao longo desses anos, sempre manteve um diálogo produtivo com as autoridades governamentais, trazendo grandes resultados a todas as instituições.

O presidente do Semesp citou a habilidade de liderança em momentos decisivos para o setor. “Devemos creditar à sua capacidade de negociar com prudência, mas com firmeza, o fato de o ensino superior privado ter conseguido barrar a reforma universitária proposta pelo ex-ministro Tarso Genro, em 2004. A mesma habilidade com que, muito antes disso, ele conduziu as negociações durante a Assembleia Constituinte de 1988, que tiveram como resultado a inclusão do ensino privado na Constituição como responsável pela formação de nível superior, lado a lado com o ensino público, e com mesmo grau de autonomia”, disse durante a homenagem.