Conhecer o número total de alunos e cursos da própria região, bem como as tendências do mercado de trabalho para traçar estratégias de atuação. Este é um dos objetivos que os gestores e mantenedores de estabelecimentos de ensino superior particular da Baixada Santista e do Litoral Sul irão debater durante a 8ª edição das Jornadas Regionais, evento promovido pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo.

Entre os dados levantados pela assessoria econômica do Sindicato, estão o número total de matrículas nas IES públicas e privadas da Baixada Santista, que em 2010 era de 40.356, contra 40.775 no ano anterior.

O crescimento de 6,8% na procura por cursos tecnológicos de nível superior na rede privada de ensino da Região e de 25,5% nos cursos à distância (EAD), também serão analisados e discutidos pelos gestores, pois apontam para o crescimento de um segmento importante que pode refletir na composição do perfil educacional em todas as áreas de atuação profissional.

“A compreensão das necessidades e expectativas dos alunos e dos demais trabalhadores que buscam aperfeiçoamento através de um curso superior, é estratégica para que as instituições de ensino estejam preparadas para oferecer a formação mais adequada e demanda pelo mercado de trabalho da região. No caso do ensino à distância, por exemplo, são alunos na faixa etária entre 25 a 39 anos – 56,2% dentre todas as faixas etárias – que, na maioria das vezes, não dispõem do tempo necessário para frequentar os cursos tradicionais. Isso transforma os cursos à distância em uma ótima alternativa para quem precisa conciliar o trabalho com a faculdade ou, ainda, não conseguiu concluir um curso de nível superior anteriormente”, avalia Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp.

De acordo com a Delegada Regional do Semesp, profa. dra. Lúcia Maria Teixeira Furlani, “a Baixada Santista se reafirma como um grande polo de Ensino Superior, já consolidado nos cursos tradicionais e também atendendo às novas possibilidades de mercados de trabalho, nas áreas de porto, petróleo e gás, tecnologia, engenharia, entre outras”.

A evolução da educação no mundo online também será discutida durante a Jornada Regional de Santos, em uma palestra que será apresentada por Paulo Cabral, Diretor de Novos Negócios do Google no Brasil. Os outros assuntos que serão tratados no evento são: o alinhamento entre capacitação acadêmica e o mercado de trabalho, legislação educacional, novo marketing educacional, como operar o Novo Fies: riscos e vantagens.

Muitos outros indicadores estratégicos para a gestão das IES serão apresentados aos mantenedores, tais como: total de alunos matriculados em cursos presenciais, tecnológicos e à distância, matrículas por município, taxa de escolarização, quantidade de cursos oferecidos em todas as modalidades, cursos mais procurados e taxa de concluintes e de evasão, tanto da Região da Baixada Santista como da Região de Registro, que também apresentou um crescimento importante no período pesquisado.

As próximas cidades que receberão a Jornada Regional são: Ribeirão Preto (12 e 13/06) e Presidente Prudente (26 e 27/06). O Semesp já esteve, este ano, em São José do Rio Preto, São José dos Campos, Bauru e Campinas.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

29 de maio

9h00-10h00: Análise econômica da região: Cenários, mercados e projeções.
Rodrigo Capelato – Diretor Executivo do Semesp

10h30 – 13h00: Como alinhar a capacitação acadêmica às necessidades do mercado.
Indicações práticas de como tornar o currículo mais atrativo ao mercado com base em dados mercadológicos; Apresentação do escopo da Parceria entre Semesp, Fiesp e CIESP; Resultados parciais do projeto piloto e detalhes sobre a pesquisa realizada  com Egressos, Mantenedores e Empresas;
Lúcia Helena da Silva – Diretora Administrativa do Grupo  CETEC Educacional S/A (mantenedor das marcas ETEP, BILAC e FAATESP Faculdades) e Coordenadora de Projetos de Integração Setorial do Semesp.

14h00-16h00: Alterações na legislação e os impactos para as IES:
Relações de trabalho: Novo aviso prévio; bolsas de estudo; alteração do art. 6º da CLT e impacto da utilização da internet, uso de tecnologias e horas extras; certidões de débitos trabalhistas.
Regulação e avaliação: aplicação de medidas cautelares e proposta de planos de melhorias; alteração nos instrumentos de avaliação; ciclo avaliativo e impactos na regulação; NDE; regime de trabalho e corpo docente; produção cientifica; utilização da  biblioteca virtual; novos requisitos legais; novos requisitos de acompanhamento da avaliação in loco.
Alterações no ProUni e requisitos de concessão de bolsa e isenção fiscal.
José Roberto Covac – Consultor Jurídico do Semesp

30 de maio

9h00-10h00: A evolução da educação no mundo online.
A importância da presença online para o mercado brasileiro de educação hoje e no futuro. Entendendo a demanda e relevância da Internet no processo de decisão sobre a compra de Educação.
Paulo Cabral – Diretor de Novos Negócios – Google Brasil

10h30 – 12h00: Como operar com o Novo Fies – Riscos e Vantagens
Quais os equívocos mais recorrentes na operacionalização do Fies? Quando a adesão ao Fies é vantajosa e quando representa riscos? Como a nova Assessoria Técnica para auxílio ao ProUni e Fies do Semesp poderá auxiliar as instituições na adesão e operacionalização do Fies?
Alexandre Mori – Assessor Técnico para auxílio ao ProUni e Fies do Semesp
Rodrigo Capelato – Diretor Executivo do Semesp

13h30 – 16h00:  Painel Universitário 2011 e o novo marketing educacional: como entender e engajar os jovens com as IES
Estratégias, técnicas e ferramentas mercadológicas para instituições de ensino superior que queiram aumentar sua diferenciação e engajamento dos jovens.
Marcos Calliari – Sócio-diretor da Agência Namosca

Serviço:

Jornada Regional em Santos

Data: 29 e 30 de maio
Horário: das 9h às 17h
Local: Mendes Plaza Hotel
End.: Avenida Marechal Floriano Peixoto, 42 – Bairro Gonzaga – Santos – SP / Entrada pela Torre Plaza.

Aumento registrado foi de 6,8% nos cursos tecnológicos de nível superior da rede privada de ensino da Baixada Santista. Panorama completo do ensino superior da região será apresentado aos mantenedores da cidade, entre os dias 29 e 30 de maio.