Na chegada à China, os mantenedores das IES brasileiras foram recebidos pelo presidente, Dr. Liu Lin e a vice-presidente, Ran Nan da Beijing City University – uma das primeiras IES privada da China, fundada em 1984 e que, atualmente, conta com mais de 28 mil alunos e mais de mil professores –, quando puderam conhecer a estrutura, história e modelo de gestão educacional adotados pela universidade.

Também foram apresentadas ao grupo algumas das propostas de cooperação da universidade para com as IES brasileiras, pela diretora de Programas Internacionais, Duan Xiaoli.

“As visitas às instituições de ensino superior chinesas como a que tivemos na Beijing City University representam a aproximação e o estreito relacionamento que os representantes do ensino superior brasileiro estão conquistando, progressivamente, com as universidades internacionais”, afirma Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp.

E, completa, “esta é uma oportunidade única para que haja um intercâmbio de informações no campo educacional e que esperamos poder acontecer em um ritmo crescente”.

Durante a visita à instituição de ensino, os participantes da missão puderam discutir outros temas como o modelo administrativo e missão da universidade, perfil dos estudantes, cursos oferecidos, além de estratégias de marketing adotadas pela IES chinesa.

A Missão Técnica Internacional do Semesp em parceria com a Ellucian™, que acontece entre os dias 1º a 13 de maio, tem como objetivo proporcionar o conhecimento das estratégias de gestão e das práticas de mercado adotadas por universidades que são consideradas referências no modelo de ensino superior asiático.

As próximas cidades que serão visitadas durante a Missão Técnica Internacional serão Xangai e Hong Kong.

Ensino superior na China

O modelo do ensino superior na China (nível de graduação) conta com universidades que oferecem cursos de dois a três anos (também chamado de “curto ciclo de faculdades”). Há, também, IES que oferecem programas de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Durante o quarto dia da missão, grupo conhece as instalações da Beijing City University – uma das primeiras IES privada da China, fundada em 1984 e que, atualmente, conta com mais de 28 mil alunos e mais de mil professores.