Com o objetivo de aprimorar conhecimentos que possam auxiliar na modernização e alinhamento internacional, tanto do modelo organizacional bem como do institucional das IES brasileiras, o Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo em parceria com a Ellucian™ e com operação da Intercâmbio Global – empresa especializada em mobilidade internacional – realiza a quarta edição da Missão Técnica Internacional.

Entre os dias 1º a 13 de maio, mantenedores brasileiros vão conhecer as estratégias de gestão e as práticas de mercado adotadas por universidades que são consideradas referências nas cidades de Dubai, Pequim, Xangai e Hong Kong.

Através de visitas monitoradas em importantes centros educacionais como Beijing City College, Peking University, The Hong Kong Institute of Education, Hang Seng Management College (HSMC), os participantes terão contato com os gestores educacionais chineses, identificando chances de cooperação para com as IES brasileiras.

O início das visitas às IES chinesas será em Dubai, quando os mantenedores brasileiros percorrerão por todas as instalações da American University of Sharjah (AUS) – tradicional por sua excelência acadêmica e vivência multicultural no campus – conhecendo um pouco mais de sua gestão e também o funcionamento do sistema educacional na região do Golfo.

Além disso, os participantes da Missão Técnica também contarão com um tour, seguido de um jantar, especialmente preparado pela American University of Sharjah.

No dia 7 de maio, a visita à Peking University terá como foco debater a educação superior privada, além de contar com a presença de um representante do Ministério da Educação na China. A instituição está classificada entre as melhores do mundo no ranking de Xangai – 224º colocação mundial – e do Times Higher Education – 49º colocação.

Durante o seminário organizado pela Jiao Tong Shangai University, será exposto um panorama sobre a educação superior na China e os mantenedores brasileiros poderão conhecer os critérios adotados para a avaliação do ranking.

Já a Hang Seng Management College representará um importante canal de comunicação entre os gestores brasileiros e chineses. A instituição é considerada a IES privada mais promissora de Hong Kong, em função de sua gestão e planejamento.

Além disso, a Missão Técnica de 2012 contará com palestras de renomados especialistas do setor educacional, que serão responsáveis pelo debate de temas como a educação superior em Hong Kong e os padrões de qualidade; a dinâmica do setor privado da educação na China e em Hong Kong; e um panorama e tendências da educação superior na Ásia, entre outros.

Segundo Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, “as visitas anuais dos gestores brasileiros a renomadas instituições internacionais, através das Missões Técnicas, são uma grande oportunidade para conhecerem as melhores práticas tanto na oferta de conteúdos acadêmicos quanto na administração, mantendo-se alinhados com as evoluções do ensino em todo o mundo”.

Os temas da Missão Técnica Semesp 2012 são:

– O modelo da educação superior Chinês;
– Práticas de governança e gestão;
– Iniciativas governamentais para inclusão e expansão;
– Marketing e captação de alunos nas instituições privadas chinesas;
– Alternativas para competitividade;
– Tendências;
– Ranking mundial e avaliação; e
– Um panorama da educação superior em Dubai.

Organizada pelo Semesp em parceria com a Ellucian™, Missão Técnica Internacional – 1º a 13 de maio – permitirá aos mantenedores das IES brasileiras conhecer de perto o modelo do ensino superior asiático. Cerca de 20 IES brasileiras, de diversas regiões do país, participarão da viagem.