Ensino superior privado impulsiona crescimento de matrículas em S.J. dos Campos 

• Levantamento do Semesp revela que Região tem 72% de matrículas na rede particular
• Entre os matriculados no privado, 47% dos alunos estudam no município de S.J. dos Campos

Pelo terceiro ano consecutivo, o número de matrículas em instituições de ensino superior privada da Região Administrativa de São José dos Campos segue em expansão. É o que aponta pesquisa realizada pelo Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo. Em 2009, a região possuía 55.800 alunos no ensino superior (privadas e públicas), passando para 57.900 no ano seguinte, um crescimento de 3,7%. Já o Estado de São Paulo registrou crescimento de 4,9% de alunos matriculados 2010, e o País 5,8%.

Estes e outros dados levantados pelo Semesp foram apresentados na oitava edição das Jornadas Regionais, que acontece até esta quinta-feira, dia 28 de março, no Novotel, em São José dos Campos.

Para o presidente do Semesp, Hermes Ferreira Figueiredo, o aumento do número de matrículas se deve, em especial, ao setor privado, hoje responsável por 72% de matriculadas da região de São José dos Campos. “O número de alunos matriculados nas IES privadas cresceu bem acima dos matriculados nas públicas, totalizando 5,3%, enquanto as públicas permanecem com números estabilizados”, revela o educador.

Já o número de instituições da Região de São José dos Campos – composta por 39 cidades – também seguiu em expansão entre 2000 a 2009, totalizando 42 IES (31 privadas e onze públicas). Somente a cidade de São José contabiliza 47% das matrículas com um total de 20.883 alunos (36%), sendo 19.434 na privada.
Outro dado revelado na pesquisa demonstrou o crescimento também no número de ingressantes. “Em 2010, tivemos um crescimento total de 5,5% de ingressantes na região. Somente o segmento privado cresceu 6,8%, enquanto nas instituições públicas segue, praticamente, estável com 2%”, contabiliza Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp e coordenador do estudo.
Os cinco cursos mais procurados, em número de matrículas, na Região Administrativa de São José dos Campos foram: Administração, Direito, Pedagogia, Engenharia de produção e Enfermagem. Vale destacar a presença de todos os cursos de engenharias entre os 20 mais procurados.

São José do Rio Preto e São José dos Campos foram as primeiras cidades a receber a Jornada Regional 2012. Os próximos municípios que serão visitados pelo evento são: Bauru (11 e 12/04), Campinas (24 e 25/04), Santos (29 e 30/05), Ribeirão Preto (12 e 13/05) e Presidente Prudente (26 e 27/06).

 O programa completo das Jornadas Regionais está disponível no Portal do Semesp (www.semesp.org.br).

Pelo terceiro ano consecutivo, o número de matrículas em instituições de ensino superior privada da Região Administrativa de São José dos Campos segue em expansão. É o que aponta pesquisa realizada pelo Semesp e apresentada nesta quarta-feira (28).