Encontro remoto marcou a criação de uma nova rede de cooperação voltada para a área de Saúde

A última segunda-feira, 21, marcou mais um avanço para as Redes de Cooperação do Semesp com a criação da 15a rede do projeto, a primeira voltada para IES de pequeno e médio porte que querem desenvolver seus cursos da área de Saúde, em especial de Medicina.

Com a expansão de IES ofertando cursos de Medicina, o aumento das matrículas, apontado por levantamentos como o Censo do Ensino Superior, do INEP, e a pandemia da Covid-19 que acentuou a importância dos profissionais de saúde, várias instituições de ensino têm sentido a necessidade de aprimorar a oferta de seus cursos na área.

“Com o objetivo de conectar essas IES para que elas possam cooperar entre si trocando informações e aprendendo boas práticas juntas, o Semesp achou que esse era um momento oportuno para criar uma rede com foco na área de Saúde”, explicou Fábio Reis, diretor de Inovação e Redes do Semesp, durante a reunião que marcou a criação da rede. “Juntas, essas IES poderão melhorar a oferta para os estudantes, aprimorar seus modelos acadêmicos e criar parâmetros de qualidade para os cursos”, acrescentou.

Segundo Fábio Reis, o atual cenário desafiador demanda um fortalecimento da área de Saúde no país, com políticas públicas sólidas para alavancar a ciência e a pesquisa, daí a importância das instituições de ensino terem um entendimento de que elas formarão os profissionais de Saúde do futuro. “As IES precisam fortalecer seus cursos de Saúde, principalmente porque a tecnologia tem causado muitos avanços nessa área, como a Telemedicina, por exemplo”, pontuou. “O objetivo da nova rede é não só fortalecer as IES integrantes como qualificar seus cursos”.

Fábio Reis afirmou ainda que o projeto do Semesp já tinha 14 redes de cooperação com mais 100 IES envolvidas tratando de questões diversas sobre ensino superior de forma geral. “Sentimos que as IES já querem tratar de alguns temas de modo mais específico, com um foco mais centralizado. Uma rede de nicho pode ter este propósito mais bem definido”, avaliou.

São integrantes da nova rede a Universidade de Marília (Unimar), Faculdade Pequeno Príncipe (FPP), CEI – Centro Educacional Integrado LTDA – Grupo Integrado, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa São Paulo (FCMSCSP), Fundação Educacional de Penápolis (Funepe) e Universidade de Taubaté (Unitau).