Nesta segunda-feira (3), o Semesp realizou o webinar O Futuro do Trabalho: Empregabilidade e Desenvolvimento de Soft Skills, uma continuidade da parceria da entidade com a Wadhwani Foundation. Durante o webinar, foi apresentado a representantes de IES o programa Desenvolvimento de Competências de Empregabilidade, voltado para estudantes que ainda vão ingressar no mercado e/ou profissionais que buscam a recolocação.

“O objetivo do programa é diminuir a diferença entre as habilidades demandadas pelo mercado e as competências desenvolvidas pelas instituições de ensino superior, focando tanto nos empregadores quanto nos candidatos a vagas”, explicou o Head WO Brasil da Wadhwani Foundation, Guilherme Franco. “As IES precisam estar cada vez mais atentas para desenvolver competências e formar profissionais para vagas que ainda nem mesmo existem”, completou.

O objetivo do programa Desenvolvimento de Competências de Empregabilidade é capacitar facilitadores em IES para que estes disseminem conteúdos sobre desenvolvimento de soft skills entre os estudantes, focando em competências cada vez mais em voga no mercado de trabalho: comunicação, foco no cliente, trabalho em equipe, gestão pessoal, cultura digital, mentalidade empreendedora, resolução de problemas etc. “É preciso que as instituições de ensino tenham uma compreensão maior sobre o papel do empreendedorismo e das soft skills nesse novo cenário desafiador de empregabilidade”, pontuou Guilherme.

Confira o webinar na íntegra

O webinar funcionou como uma reunião de chamada de interessados. Em setembro, a Wadhwani Foundation começa a trabalhar um plano de trabalho junto às IES, com a implantação do piloto entre outubro de 2020 e janeiro de 2021. A seleção dos professores participantes, o planejamento das aulas/disciplinas e a formação dos facilitadores está programada para fevereiro de 2021.

Wadhwani Foundation

Organização filantrópica cuja função principal é acelerar o crescimento econômico por meio da criação em larga escala de empregos a partir do empreendedorismo, inovação e desenvolvimento de habilidades, a Wadhwani Foundation realiza um programa de empreendedorismo ao redor do mundo.

A Fundação Wadhwani Foundation e o Semesp firmaram uma parceria em 2019, após a comitiva da Missão Técnica Internacional do Semesp ter visitado uma das sedes da fundação na Índia. O webinar realizado nesta segunda marca a segunda fase da parceria, que já contou com uma formação de facilitadores do programa sobre empreendedorismo.

As IES interessadas em participar do programa Wadhwani Opportunity devem enviar email para o Head da WO Brasil, Guilherme Franco ([email protected]). Para saber mais sobre o WE – Wadhwani Entrepreneur, falar com o Leandro Costa ([email protected]).