A Universidade Corporativa Semesp já tem a agenda definida de cursos para o primeiro semestre de 2023. Entre várias opções, a versão 2023 de dois programas tradicionais da UC Semesp: Formação Online para Coordenadores e Formação e Capacitação de Pesquisadores e Recenseadores Institucionais. Outro destaque é o curso Metaverso para Educação Superior, que já acontece em fevereiro.

Uma novidade para 2023 é que a UC Semesp já opera com um sistema de gestão de aprendizagem próprio que gerencia todas as transmissões dos cursos online, possibilitando aos inscritos o download, de maneira rápida e intuitiva, dos documentos, materiais e apresentações das aulas, assim como rever todos os cursos gravados durante 30 dias.

Confira cursos já programados para os meses de fevereiro e março:

Metaverso para educação superior
A ser realizado nos dias 14 e 15 de fevereiro, o curso on-line busca apresentar técnicas de como planejar, criar e lecionar no metaverso, de forma que docentes, coordenadores de curso e demais gestores de IES se sintam confiantes para utilizar suas estratégias colaborativas, alinhadas aos objetivos pedagógicos da instituição.

Formação de Coordenadores de ProUni
Com aulas nos dias 23 e 24 de fevereiro, o curso on-line forma e aperfeiçoa profissionais responsáveis pela operacionalização e gestão do Programa Universidade para Todos (Prouni) nas Instituições de Ensino Superior Privadas, visando a melhoria nos processos internos, o atendimento aos estudantes beneficiários e, ainda, a gestão financeira do programa.

Formação de operadores de FIES para iniciantes
O curso on-line, que acontecerá nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, tem como objetivo formar e aperfeiçoar profissionais responsáveis pela operacionalização e gestão do NOVO FIES atuantes em Instituições de Ensino Superior Privadas, visando à melhoria nos processos internos, o atendimento aos estudantes beneficiários e, ainda, a gestão financeira do programa.

Confira datas dos programas on-line:

Formação de coordenadores de curso 2023
Realizado entre março e maio, o programa é composto por nove disciplinas que podem ser cursadas separadamente. O programa apresenta conhecimentos e habilidades em gestão acadêmica para o exercício em diversas funções, inclusive de liderança ou estratégicas como a de coordenadores de curso.

Procuradores/Recenseadores Institucionais 2023
Realizado entre março e maio, o programa é composto por nove disciplinas que podem ser cursadas separadamente. O programa visa capacitar o profissional para atuar na área de Pesquisadores e Recenseadores Institucionais em posição estratégica no relacionamento entre a IES e os agentes reguladores do Ensino Superior Brasileiro.

Como integrar ferramentas e avaliações remotas à produtividade do professor
Dividido em quatro disciplinas que podem ser cursadas separadamente, o programa acontece nos dias 7, 14, 21 e 28 de março. O programa tem como objetivo capacitar docentes a criar, configurar e realizar estrategicamente atividades avaliativas e de engajamento utilizando ferramentas como Padlet, Mentimeter, Whiteboard e Flipgrid, alinhadas aos objetivos pedagógicos da instituição de ensino superior.

Fundrasing – Captação de recursos para escolas e instituições de ensino
Dividido em quatro disciplinas, o programa acontece nos dias 4, 5, 6 e 11 de abril com o objetivo de capacitar gestores de organizações, com ou sem fins de lucro, filantrópicas ou não, especialmente das áreas de Educação (conceitos aplicáveis também para outras áreas como saúde e assistência social) e profissionais interessados em conhecer ou aprimorar o conhecimento em Captação de Recursos (Fundraising), com a apresentação de experiências práticas e bem sucedidas,  além de exercícios e amplo material de estudo em Fundraising para captação de recursos para as suas causas.

Governança corporativa em organizações sem fins lucrativos
Realizado entre abril e junho, o programa possui nove disciplinas que apresentam os conceitos e características das entidades sem fins lucrativos e princípios de governança corporativa, com detalhamentos sobre os conselhos de administração, gestão, compliance, captação de recursos e regimes tributários, além de cases de boas práticas em instituições filantrópicas.