apresentação conic

Kely Cristina Aparecida da Silveira e Beatriz de Castro estão desenvolvendo um trabalho de iniciação científica sobre como os smartphones influenciam no aprendizado de alunos do ensino superior

O 18º Conic-Semesp já está na reta final, mas muitos dos quase 2 mil trabalhos inscritos no evento ainda serão apresentados neste sábado, 1º de dezembro. Temas ligados aos cursos de Psicologia, Serviço Social e Comunicação Social estiveram no centro das atenções esta tarde. A descriminalização do aborto, o uso de smartphones no processo de aprendizagem de estudantes universitários e a influência da utilização de big data nas eleições foram alguns dos assuntos pesquisados pelos estudantes de IES públicas e privadas.

As estudantes Kely Cristina Aparecida da Silveira e Beatriz de Castro estão desenvolvendo um trabalho de iniciação científica sobre como os smartphones influenciam no aprendizado de alunos do ensino superior. Alunas do 6º semestre do curso de Psicologia da Faculdade de Jaguariúna (Unifaj), as duas querem mostrar que a tecnologia pode ser uma facilitadora no processo de aprendizagem por meio de metodologias ativas.

As duas já haviam apresentado o mesmo trabalho antes em um congresso de Psicologia e, agora, comemoram poder estar no Conic. “Apresentar essa pesquisa no Conic é diferente porque o congresso congrega diversas áreas e amplia a nossa troca de informação, nos faz pensar fora da caixinha a partir das experiências de estudantes de outros cursos”, afirmou Kely Cristina.

Trabalhos sobre Indústria 4.0 são destaque no primeiro dia do Conic 2018

O estudante de Publicidade e Propaganda Thales Eduardo Pereira Bartolomeu apresentou a pesquisa “O Uso de Big Data e Algoritmos nas Eleições”

Um dos assuntos mais debatidos das últimas eleições é tema do trabalho do estudante de Publicidade e Propaganda Thales Eduardo Pereira Bartolomeu. O aluno do Centro Universitário Moura Lacerda (CUML) apresentou a pesquisa “O Uso de Big Data e Algoritmos nas Eleições”, em que ele estuda de que forma empresas como a Cambridge Analytica têm utilizado métodos de psicologia nas redes sociais para influenciar da decisão de usuários-eleitores. O trabalho do estudante ainda cita questões como as fake news e sua fácil propagação.

Assim como as estudantes de Psicologia, Thales já havia apresentado o trabalho anteriormente em um congresso específico da área de Comunicação. Mas é a primeira vez que ele o mostra para um público mais amplo e plural. “Participar do Conic nos mostra como a iniciação científica está viva em todas as áreas. O congresso é bem rico porque engloba os mais diversos tipos de pesquisa científica no mesmo lugar”, elogiou o estudante.

A estudante do último semestre do curso de Serviço Social da UNIP, Érika da Silva Costa, apresentou trabalho sobre a legalização do aborto

Outro tema atualmente bastante em voga e que foi destaque no evento foi o trabalho “Legalização do Aborto: Direito ao Corpo Como Preceito Fundamental”, da estudante do último semestre do curso de Serviço Social da UNIP, Érika da Silva Costa. A partir do documento ADDF no. 442, atualmente em discussão no Supremo Tribunal Federal, a estudante prova que a criminalização do aborto não é amparada pela Constituição Federal.

“A legislação que trata do aborto não é eficiente, e o documento ADDF no. 442 afasta todos os argumentos morais e religiosos que emperram as discussões sobre a questão para contribuir com o debate em relação ao comprimento dos direitos das mulheres”, defendeu a estudante. De acordo com Érika, a questão é especialmente relevante para as profissionais de Serviço Social. “Enquanto nosso Conselho Federal defende a descriminalização do aborto, muitas assistentes sociais sofrem por causa de conflitos internos e concepções morais que esbarram em sua atuação profissional”, avaliou.