apresentação trabalho conic

O estudante de Jogos Digitais Lucas Jesus de Moura está desenvolvendo um aplicativo que faz um diagnóstico preliminar de doenças como esquizofrenia, depressão e ansiedade

Com o tema “Quais as perspectivas da 4ª Revolução Industrial?”, o 18º Conic-Semesp acontece nesta sexta, 30 de novembro, até este sábado, 1º de dezembro, na Unip – Cidade Universitária, em São Paulo. Vários dos quase dois mil trabalhos que estão sendo apresentados versam sobre a Indústria 4.0 e novas tecnologias que estão sendo aplicadas e transformando diversas áreas, da saúde passando pela administração, da enfermagem chegando à psicologia.

O estudante do 4º semestre de Jogos Digitais da Faculdade de Tecnologia de Carapicuiba (FATEC), Lucas Jesus de Moura, por exemplo, está usando a tecnologia para ajudar na obtenção de diagnósticos psiquiátricos. O estudante apresentou o trabalho “Chatbot Inteligente para Análises e Diagnósticos de Transtornos Psiquiátricos”, cujo objetivo é desenvolver um aplicativo que faça um diagnóstico preliminar de doenças como esquizofrenia, depressão e ansiedade.

“O diagnóstico é feito a partir da interação entre o usuário e o aplicativo para que o próprio faça uma autoavaliação e gere dados para que os médicos estabeleçam um melhor tratamento”, explicou o estudante, ele mesmo diagnosticado com esquizofrenia. “Essa interação é feita de modo confortável para o usuário. O aplicativo não tem opinião política, religião e nunca se cansa”, disse Lucas Jesus. Atualmente, o software está em fase de aprendizagem, e o estudante está buscando parcerias com ONGs e hospitais psiquiátricos para a realização de testes.

2º do Conic 2018 começa com mais apresentações de trabalhos

apresentação painel conic

Estudantes de Administração da Faculdade de Tecnologia Termomecânica apresentam trabalho sobre modelos de líderes da Indústria 4.0

Estudantes de Administração da Faculdade de Tecnologia Termomecânica também estão preocupados com a tecnologia, mais precisamente em sua inserção no mercado de trabalho. Lauane Destro Viana, Guilherme Carbhiaki, Amanda Boton Sales e Yuri José Almeida apresentaram, em painel, o trabalho “Criação de Modelo de Liderança para a Indústria 4.0 no Brasil”. Segundo eles, as grandes empresas estão bastante preocupadas com a questão da infraestrutura diante das novas tecnologias, mas têm esquecido a preparação dos líderes para lidar com esses avanços.

“A partir de um questionário e entrevistas feitas com equipes de multinacionais e pesquisadores, montamos um passo a passo a ser seguido como modelo para que as empresas preparem seus líderes para lidar com o cenário da Indústria 4.0 e evitem quedas de produtividade e vendas, por exemplo,” detalhou Lauane.

apresentação trabalho conic

Estudantes de Enfermagem apresentaram trabalho sobre Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes Relacionados à SAE

As estudantes de Enfermagem da Universidade Cidade São Paulo (UNICID),  Stephani Czyziw Szpak, Alexia Campos Silva, Gustavo de Almeida Vieira , Valquíria Jesus Santos, Tatiene Cristine Pain Sato, estão pequisando o uso de tecnologias de Inteligência Artificial na área da saúde, mais especificamente nos Sistemas da Assistência de Enfermagem.

Segundo o grupo de estudantes, que apresentou, em painel, o trabalho “Fatores da Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes Relacionados à SAE”, apesar dos sistemas agilizarem o armazenamento de dados e o preenchimento dos prontuários, entre outras funções, aumentando o tempo dos enfermeiros para a realização de outras tarefas, no geral, não levam em consideração os usuários finais, os próprios enfermeiros.

apresentacao trabalho conic bailarinas

Estudantes de Educação Física avaliam como a prática do balé melhora a qualidade de vida de deficientes visuais

Bem-estar e qualidade de  vida

Outros trabalhos deixaram de lado a tecnologia para focar na qualidade de vida e bem-estar. As estudantes Bianca Costa Baccini e Camilla Quero Monteiro, de Educação Física, do Centro Universitário Ítalo-Brasileiro (Uniítalo), estão entrevistando bailarinas cegas da Associação Fernanda Bianchini, da Cia Ballet de Cegos (AFB), localizada na Vila Mariana, em São Paulo, para avaliar como a prática do balé tem melhorado questões como qualidade de vida, autoestima, sociabilidade etc.

apresentacao trabalho conic mao

O estudante de Engenharia Mecatrônica da ENIAC, Felipe Soares Oliveira da Silva, está desenvolvendo uma prótese de mão à prova d’água

Já o estudante de Engenharia Mecatrônica da ENIAC, Felipe Soares Oliveira da Silva, está desenvolvendo uma prótese de mão à prova d’água para melhorar o dia a dia de deficientes. De acordo com o estudante, a prótese permitirá que os usuários tomem banho com a mão robótica, feita a partir de plástico abs, ou pratiquem esportes aquáticos, por exemplo, sem que ela tenha perda de suas funcionalidades.

Serviço

18º CONIC-Semesp

Data: 30 de novembro e 1 de dezembro

Horário: Das 9h30 às 18h

Local: UNIP – Universidade Paulista (Av. Torres de Oliveira, 330, Jaguaré, São Paulo)

Mais informações: https://www.semesp.org.br/conic/