Formado por profissionais e gestores da área, o grupo de TI se reuniu novamente na última terça-feira, 7, para discutir os temas de interesse abordados no próximo Seminário. A nona edição do evento acontecerá no segundo semestre deste ano, mas o grupo já propõe questões recorrentes nas instituições de ensino superior.

Durante a reunião foram discutidos: Quais as perguntas que precisam ser respondidas pela área de TI? O que funciona e o que não funciona hoje por meio da área de TI? Quais são os processos influenciados pela TI? Quais processos podem ser melhorados pela TI? Como é a comunicação entre as várias áreas e a TI?

Os participantes apresentaram os cases de suas instituições e quais as ferramentas utilizadas para o controle dos processos. É preciso desenvolver ações para contribuir com a produtividade, qualidade e eficiência de cada área.

O coordenador do grupo, César Fava, mencionou um dado da pesquisa divulgada no Seminário de TI do ano passado que detectou baixa utilização de Analytics para, a partir dos dados, analisar a gestão dos processos e de tudo o que funciona ou não. A evasão do aluno nem sempre é fruto da deficiência cultural do ensino médio, mas pode ser até de um curso concorrente em que o aluno prefere trancar a matrícula de uma IES para ir para a outra. Ele também comentou que a Inteligência Analítica é fundamental para se avaliar o que o aluno é, o que precisa, o que o faz com que ele não evada da graduação e que deve ser usada cada vez mais.

A próxima reunião será dia 18/04. Para participar, basta enviar um e-mail para [email protected]