Durante a abertura do 7º Congresso Nacional de Iniciação Científica e 5º Congresso Internacional de Iniciação Científica, o Prof. Aldo Vannucchi, reitor da Universidade de Sorocaba – Uniso, que sedia os eventos este ano, falou do desenvolvimento da ciência e da pesquisa como fatores para o crescimento do País, considerando os eventos como de alta significação nacional e alcance internacional. “Esta iniciativa do SEMESP mostra que o Brasil está procurando alcançar sua melhor realização ao trabalhar a ciência com consciência”, disse. Vannucchi considerou a pesquisa como a grande responsável pelo crescimento do país. “Não há progresso científico nem desenvolvimento sem pesquisa. A presença nos Congressos dessas centenas de jovens acreditando na ciência é sinônimo da conquista de um Brasil novo e sério”, comentou.

Já a Prof.ª Cecília de Anderlini, diretora do SEMESP, destacou o papel da ciência para a construção de um mundo melhor. Para ela, é função das instituições de ensino superior “dar as mãos aos que buscam o conhecimento para construir o novo”. Sobre os Congressos, a diretora comentou sobre a dificuldade enfrentada pelos professores avaliadores em selecionar os trabalhos, tal a qualidade e a quantidade de projetos inscritos.

A cerimônia de abertura contou, ainda, com uma homenagem aos professores Vera Ravagnani Job e Odinir Furlani, feita pela Prof.ª Dra. Vania Regina Boschetti, e com a apresentação do saxofonista Cristiano Siedler, aluno do curso de música da Uniso. O CONIC-SEMESP e o COINT-SEMESP reúnem este ano 1.729 alunos pesquisadores, 773 professores orientadores e 196 instituições de ensino superior de todo o Brasil.

Haverá uma premiação ao 1º colocado de cada uma das cinco áreas do Conhecimento nas categorias Concluído e Em Andamento e também um prêmio especial para o trabalho da categoria Concluído, dentre os premiados, que se caracterizar como voltado ao desenvolvimento e compromisso social. Os trabalhos premiados cujo Autor ou Co-autores estiverem presentes na cerimônia de entrega receberão o valor do prêmio, conforme as regras do Regulamento, acrescido de 50% do valor. Esse critério não incide sobre o prêmio especial.