Lúcia Teixeira assumiu a presidência do Semesp na gestão 2021-2024, a primeira mulher a assumir a posição em 42 anos de história da entidade

A nova Diretoria do Semesp tomou posse nesta quinta (25) em um cerimônia virtual que reuniu uma série de autoridades e líderes educacionais para celebrar a gestão 2021-2024. Pela primeira vez, a Diretoria do Semesp será presidida por uma mulher, Lúcia Maria Teixeira, também a primeira presidente da entidade advinda de uma IES que não está localizada na capital paulista, a Unisanta, de Santos.

“Esse é um marco histórico para o Semesp”, afirmou Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, que conduziu a cerimônia. “Foram 16 anos de liderança do prof. Hermes Ferreira Figueiredo. Nesse período, a entidade evoluiu de forma constante a partir da criação de um modelo de governança que transformou o Semesp em um centro de excelência de conhecimento sobre ensino superior e consolidou nossa representatividade perante o segmento do ensino superior privado”, destacou Capelato.

Emocionado, o prof. Hermes Ferreira Figueiredo, que passa a assumir o cargo de 3º Vice-Presidente na Gestão 2021-2024, agradeceu as autoridades educacionais presentes que ajudaram o Semesp a alavancar a importância do ensino superior privado no país, segmento que concentra 76% das matrículas da educação superior. “Quero dar as boas-vindas à nova Diretoria. Tenho certeza que a profa. Lúcia Teixeira desenvolverá um trabalho à altura do que o Semesp merece”, decretou Hermes.

Também visivelmente emocionada, Lúcia Teixeira demonstrou gratidão pela fala de Hermes Ferreira Figueiredo e afirmou que sua presença na posse era um indício de resistência e força. “A passagem do prof. Hermes pelo Semesp foi significativa. Integro a Diretoria do Semesp há 28 anos e tenho aprendido muito com os líderes que passaram pela entidade”, lembrou. “A história do Semesp é história do ensino superior privado. Atualmente, somos mais de 6,5 milhões de estudantes. Estamos vencendo o preconceito e mostrando que nosso público, essencialmente de baixa renda e excluído, é capaz de se tornar um bom profissional”.

Ainda destacando a importância do ensino superior privado para o desenvolvimento econômico e social do país, Lúcia Teixeira reforçou o compromisso do Semesp em continuar sistematizando a contribuição do setor ao país, liderando as IES privadas no enfrentamento das mudanças significativas que a educação vem sofrendo, em especial por causa da pandemia da Covid-19. “O potencial do ensino superior privado do Brasil é enorme, e o Semesp seguirá comprometido na busca pelo aumento da inclusão a partir da adoção de políticas públicas capazes de facilitar o acesso ao ensino superior”, adiantou.

“Minha eleição foi um consenso entre IES de diferentes perfis e portes. Por isso, ela demonstra a união do setor em prol da educação. O Semesp hoje representa IES de 23 estados brasileiros e juntos vamos continuar lutando pela educação de nosso país”, finalizou salientando que a plataforma da nova Diretoria do Semesp segue acreditando na força da inovação, internacionalização e das redes de cooperação.