O ministro da Educação, Milton Ribeiro, enviou um vídeo desejando sorte para a nova Diretoria do Semesp

Várias lideranças e nomes representativos da educação do país prestigiaram a posse da nova Diretoria do Semesp nesta quinta (25). Realizada de forma virtual, em virtude das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a cerimônia deu posse a primeira mulher presidente da entidade, a profa. Lúcia Teixeira.

Estavam presentes o secretário Executivo do Fórum das Entidades Representativas de Ensino Superior e presidente da ABMES, Celso Niskier; o secretário Estadual da Educação de São Paulo, Rossieli Soares, representando o governador do Estado de São Paulo, João Dória; a presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro; a vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, deputada federal Maria Rosas; e deputada Federal, Rosana Valle.

Posse virtual dá início à Gestão 2021-2024 da Diretoria da nova Diretoria do Semesp

Inicialmente confirmado para participar da cerimônia, o ministro da Educação Milton Ribeiro não pode comparecer em virtude um compromisso de última hora e mandou um vídeo desejando boa sorte para a nova Diretoria e afirmando que espera que a relação entre o Semesp e o Ministério da Educação possa ser estreitada.

Representando o Fórum das Entidades Representativas de Ensino Superior, o presidente da ABMES, Celso Niskier, agradeceu a luz que o prof. Hermes Ferreira Figueiredo lançou sobre o Semesp e disse que espera que essa mesma luz ilumine o caminho da nova presidente Lúcia Teixeira. “A Lúcia Teixeira é uma empreendedora educacional competente e cheia de qualidades. Ela é a pessoa certa no momento certo para o lugar certo”, elogiou.

Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), durante posse da Diretoria 2021-2024 do Semesp

Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), desejou para Lúcia Teixeira uma gestão brilhante e disse que o CNE está aberto para trabalhar junto ao Semesp. “Tenho muito respeito pela trajetória acadêmica e profissional da profa. Lúcia Teixeira e desejo que ela dê continuidade ao trabalho do prof. Hermes. Será uma tarefa gigantesca, mas a sua posse mostra a ascensão das mulheres em todos os campos profissionais, o que é condizente com a realidade do ensino superior do país, já que nós mulheres somos a maioria de estudantes na educação superior”, avaliou.

Representando o governador João Doria, o secretário Estadual da Educação de São Paulo, Rossieli Soares, lembrou da importante função que o Semesp ocupa e elogiou o diálogo que tem mantido com a entidade desde o início da pandemia da Covid-19. “Conseguimos alcançar algum nível de estabilidade e temos construído isso com a colaboração do Semesp”, ressaltou. “Queremos acelerar uma volta mais segura das atividades presenciais e vai chegar a hora do ensino superior”, adiantou fazendo referência ao anúncio da vacinação dos professores da educação básica. “Espero que o Semesp siga mantendo essa liderança e nos ajude a construir mais avanços relacionados à educação”, finalizou salientando o novo papel do ensino híbrido e da educação mediada pela tecnologia.

“Lúcia Teixeira foi forjada para os grandes desafios”, afirmou a deputada federal Rosana Valle (PSB-SP). “Ela terá pela frente um desafio gigantesco, principalmente diante do momento difícil que o país está passando. Mas Lúcia Teixeira dedicou sua vida para a defesa da educação e trará ainda mais inovação para que o Semesp siga lutando por uma educação cada vez mais inclusiva”, disse. “Com o seu comprometimento, ganha toda a educação brasileira”, complementou.

Por fim, a a vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP), agradeceu ao Semesp pela enorme contribuição que a entidade tem dado ao ensino superior do país e disse que a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados está aberta para o diálogo. “Em 2000, o país tinha apenas 12% da população com diploma superior. Em 2017, éramos 34%, um salto para o crescimento do país. Isso foi possível graças ao trabalho de cooperação para a elaboração de novas diretrizes para a expansão do acesso da população à educação superior”, destacou. “O Semesp é um parceiro importante das IES nesse desenvolvimento. Por isso, a nova Diretoria assume um desafio de altíssima responsabilidade na construção e fortalecimento da nossa democracia”.