Pesquisa periódica do Instituto Semesp foi utilizada como base para uma série de matérias do jornal O Estado de S. Paulo sobre o futuro da pós-graduação no Brasil. O jornal ouviu como uma das fontes o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato. Confira abaixo as matérias:

Modelo híbrido, presencial ou EAD: qual será o futuro da pós-graduação?
A pandemia consolidou um modelo de pós-graduação, com amplo destaque para o ensino a distância (EAD). O total de alunos nesse formato no País foi de 693 mil, em 2016, para 1,42 milhão em 2022, conforme os dados do Instituto Semesp. Em 2019, antes da chegada da pandemia, 779 mil estavam em aulas presenciais e 443 mil no EAD. Já em 2022, houve uma inversão, com 487 mil no modelo presencial e 922 mil na modalidade EAD – quase 2 em cada 3.  Para Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp, entidade que representa as faculdades particulares, é preciso considerar que se vive agora um momento de estabilidade no número de alunos, mas de transição de modelo.

Pós-graduação: em quais áreas vale a pena apostar?
A pesquisa periódica do Instituto Semesp, entidade que representa as faculdades particulares, aponta que as áreas do conhecimento que mais têm alunos de pós-graduação no País são as de Gestão e Negócios, Educação e Saúde, mas há uma tendência de que a área de Tecnologia da Informação, que hoje ocupa o 5º lugar no ranking, assuma rapidamente a ponta.

Globalização de professores e de turmas veio para ficar
“Você pode trazer professores do mundo todo, e você pode incluir alunos de todo o mundo”, afirma Rodrigo Capelato, diretor executivo do Se-mesp. Outra possibilidade nasce da diminuição do espaço presencial. “Diminuindo a carga presencial, você pode criar módulos internacionais. Se os alunos não têm aula toda segunda ou terça, ou sábado, pode ter espaço para um módulo internacional.”

Como escolher a pós-graduação mais adequada? Veja dica
O planejamento, tanto financeiro quanto de tempo a ser destinado a uma nova atividade, é um aspecto fundamental para o estudante que decide ingressar em uma pós-graduação. De acordo com Gabriel Campos, sócio da Pró Vendas Consultoria Empresarial e professor de Gestão de Produtos e Serviços no MBA da PUC-Campinas, o primeiro ponto é procurar um programa que tenha a ver com seu objetivo de carreira atual ou de futuro. “Que vá agregar conhecimento e seja prático”.